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Atualização do Instagram: como as novidades impactam o seu negócio?

Por: Ana Clara Magalhães

Gerente senior

É senior manager de aquisição do Ecommerce na Prática, intraempreendedora, palestrante e criadora de conteúdo especializada em negócios online. Pós-graduada em gestão de Marketing, ela foi responsável por desenvolver a estratégia de conteúdo da maior escola de e-commerce do país e, desde 2018, compartilha seu conhecimento ministrando treinamentos e criando conteúdos focados em auxiliar empreendedores a alcançarem o sucesso nas vendas online.

Manter seu negócio relevante nas redes sociais é uma missão constante, e acompanhar as atualizações do Instagram é um caminho para isso. Cada novidade na plataforma traz oportunidades para ter mais visibilidade, otimizar a experiência do usuário e superar a concorrência.

Não é diferente desta vez.

As recentes modificações no algoritmo, por exemplo, são um verdadeiro trunfo para pequenos criadores e empresas, aumentando a visibilidade e o alcance de suas postagens.

Saiba como as mudanças no algoritmo e as novas ferramentas podem aumentar a visibilidade e o engajamento do seu perfil, garantindo um alcance maior e mais efetivo.

Além disso, as novas ferramentas e funcionalidades de criação de conteúdo oferecem maneiras de promover seus produtos, contar a história da sua marca e engajar seus seguidores de forma mais eficiente.

Neste artigo, vou revelar as últimas novidades do Instagram, como elas podem potencializar o perfil da sua loja e, claro, o que você deve fazer para tirar o máximo proveito dessas atualizações.

Últimas atualizações do Instagram

O Instagram apresentou algumas das maiores mudanças da sua história recente, trazendo boas notícias para pequenos e médios perfis.

Essas atualizações prometem potencializar sua loja e alcançar mais pessoas. Confira o que mudou na prática na plataforma:

Novo método de classificação de reels

O conteúdo será mostrado primeiro para uma pequena audiência, independentemente de ela seguir ou não o perfil. Com base na aceitação e no engajamento dessa pequena audiência inicial, o vídeo será então mostrado para um público maior.

Anteriormente, os reels eram classificados com base no engajamento dos seguidores, o que favorecia perfis grandes.

Essa mudança cria uma oportunidade para perfis pequenos ganharem visibilidade e alcance, pois o sucesso inicial com uma pequena audiência pode levar a uma exposição mais ampla dentro da plataforma.

É a mesma linha de raciocínio seguida pelo TikTok, por exemplo, que sai na frente quando o assunto é dar mais visibilidade para pequenos e médios perfis.

Valorização do conteúdo original

Outra mudança no algoritmo do Instagram é que a plataforma vai priorizar conteúdo original em suas recomendações. Isso significa que as postagens que são cópias exatas de outras (repostadas) não serão mais recomendadas pela plataforma.

Além disso, conteúdos repostados receberão um rótulo de “repostado” e serão vinculados ao criador original.

Agregadores de conteúdo – aquelas contas que apenas repostam conteúdos de outros usuários sem criar ou aprimorar esses conteúdos – serão retirados das recomendações.

Essa mudança incentiva a criação de conteúdo original, recompensando os criadores originais com mais visibilidade e reconhecimento.

Para aqueles que costumam apenas repostar conteúdo de outros, vai ser necessário repensar a estratégia de conteúdo para continuar a ser descoberto na plataforma.

Post colaborativo em carrossel

O post colaborativo em carrossel é uma funcionalidade que permite que mais de um usuário contribua com fotos ou vídeos para uma única publicação em carrossel. É especialmente útil para lojas, pois possibilita que clientes participem ativamente das suas publicações.

Imagine um cliente que compra uma bolsa na sua loja e depois adiciona uma foto em que está usando o acessório no seu post colaborativo… Isso é ótimo para gerar prova social e aumentar o engajamento.

Criar um carrossel colaborativo no Instagram é fácil. Basta você fazer o processo de publicação de um carrossel comum. Porém, antes de clicar em “publicar”, é preciso ativar a opção que permite que outras pessoas enviem fotos ou vídeos para a sua publicação.

As pessoas que visualizam o seu post podem então adicionar suas próprias fotos ou vídeos ao carrossel. E não se preocupe: você pode moderar os conteúdos enviados, aceitando ou rejeitando conforme achar necessário.

Legendas automáticas nos stories

A funcionalidade de legendas automáticas nos stories permite a adição de legendas aos vídeos de forma automática, sem precisar usar aplicativos de terceiros.

Em termos simples, ao criar um story, basta você gravar o seu vídeo como de costume e o Instagram vai gerar automaticamente legendas para ele.

Você pode editar as legendas se achar necessário, ajustando palavras ou frases que não foram transcritas corretamente.

Essa novidade do Instagram é interessante em termos de acessibilidade, engajamento e eficiência, já que o processo é feito sem exigir nenhuma plataforma terceira.

Novos stickers para os stories

Outra novidade do Instagram é o lançamento de quatro novas figurinhas para os stories. Elas são ótimas para deixar os conteúdos mais dinâmicos e engajar a sua audiência. Dá só uma olhada:

– Revelar: permite postar um story oculto que só pode ser revelado quando seus amigos enviarem uma DM. Empresas poderiam apostar em revelar ofertas especiais ou novidades sobre a marca;
– Sua vez musical: combina a figurinha “Sua vez” com a figurinha de música. Basta selecionar a figurinha, adicionar uma música da biblioteca do Instagram e publicar no story;
– Molduras: transforma qualquer foto em uma polaroid virtual. Seus seguidores terão que agitar o smartphone para revelar a imagem. Para criar, selecione a figurinha, escolha uma foto da sua galeria, adicione uma legenda se quiser, e publique;
– Recortes: transforma partes de fotos ou vídeos em figurinhas personalizadas que podem ser adicionadas aos seus stories ou reels. Dá para criar recortes a partir da galeria ou de fotos qualificadas no Instagram, e eles serão salvos para uso futuro. Uma ótima opção, por exemplo, para ter imagens dos seus produtos em mãos.

Teste de reels antes da publicação

O Instagram está trazendo opções para que os perfis recebam feedbacks sobre os reels antes de publicá-los oficialmente. A função “teste”, que está liberada em algumas contas, permite justamente que o usuário publique um reels fora do seu feed.

Os reels publicados na função “teste” aparecem na aba explorar para os seguidores do perfil. Ele apenas aparecerá na grade do seu feed se você optar por compartilhar com todos ou caso ative a opção de “compartilhar automaticamente” após 48h os reels que tiverem um alto volume de reproduções.

O objetivo da iniciativa é melhorar a qualidade dos reels publicados.

Comentários públicos nos stories

O Instagram também introduziu uma nova funcionalidade que permite aos usuários fazer comentários públicos em stories. Ela aparece em um botão localizado à esquerda na parte inferior da tela, ao lado da caixa de respostas.

A novidade é uma boa oportunidade para manter o engajamento entre seguidores e o perfil, com interações mais visíveis e discussões abertas.

Para a moderação desses comentários, existem opções de controle disponíveis. Os comentários podem ser desativados, excluídos ou denunciados se forem ofensivos ou violarem as regras da plataforma.

Dicas para aproveitar as novidades do Instagram

Depois de saber as últimas atualizações do Instagram, é hora de entender dicas para aproveitar cada uma da melhor maneira possível. Confira a seguir!

1. Priorize a criação de conteúdo original

Concentre-se em criar conteúdo único que ressoe com a sua audiência, aproveitando as novas diretrizes que priorizam conteúdos originais para aumentar sua visibilidade na plataforma.

2. Aproveite a participação dos seguidores

Permita que seus clientes participem ativamente das suas publicações criando carrosséis colaborativos, por exemplo. Isso vai ser ótimo para aumentar o engajamento e fortalecer a prova social.

No fim das contas, a ideia é permitir que seus clientes compartilhem suas experiências com seus produtos. Os potenciais clientes certamente ficarão atentos a isso.

3. Amplie os resultados dos seus stories com legendas

A nova funcionalidade de legenda automática é excelente para ampliar a acessibilidade do conteúdo. Sobre isso, não há o que discutir.

Mas algo interessante é que ela também facilita a vida daqueles seguidores que assistem aos stories sem volume, dependendo do ambiente em que estiverem.

4. Use os novos stickers no lançamento de produtos

Use as figurinhas novas dos stories, como o Revelar, no lançamento de produtos. Eles podem despertar a curiosidade dos consumidores, deixando-os ainda mais interessados em saber sobre o item e comprá-lo.

5. Teste seus reels com uma audiência menor

Se está em dúvida sobre a performance de um grupo de vídeos e quer testar variações, use a opção de testar seus reels com uma audiência na aba explorar.

6. Use os comentários públicos nos stories de forma estratégica

Aproveite os comentários públicos nos stories para incentivar discussões abertas e interações entre seus seguidores. Só esteja atento às opções de controle para gerenciar os comentários, conforme necessário.

Essa iniciativa pode ampliar o alcance dos conteúdos sobre os seus produtos, fomentando ainda mais os comentários em lançamentos e de divulgação.

Essas atualizações são benéficas tanto para as lojas que estão começando quanto para as que já vendem na plataforma. Teste as novidades, entenda as que fazem mais sentido para sua estratégia e veja seu Instagram atrair mais e mais pessoas para sua loja todos os dias.