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Aumentando a segurança nas remessas de produtos

Por: Eduardo Salles

Diretor de Inovação

Diretor de Inovação e Novos Mercados na Dotter Brasil.

Quando iniciamos uma operação de vendas online, ou mesmo quando essa operação já é bastante madura, sempre nos preocupamos com diversos elementos para assegurar uma boa experiência aos consumidores. Isso vai desde o layout da loja virtual, com todo o trabalho e custos para o seu desenvolvimento e posicionamento orgânico no Google, até o tipo de embalagens, etiquetas e processo de endereçamento e remessa.

Hoje, todo o ecossistema logístico já está bastante preparado e oferece soluções de alta eficiência e custos acessíveis. Empresas como Mercado Livre, Magazine Luiza e mesmo os Correios (que, sim, é uma empresa pública de alta eficiência na entrega de encomendas realizadas por milhares de estabelecimentos de e-commerce) permitem que qualquer pessoa ou empresa consiga gerenciar seus negócios online de forma bastante segura e eficiente.

Muito se lê sobre os problemas e fraudes com os meios de pagamento (casos como dos golpes de Pix e QR codes) e desvios nas entregas.

Contudo, muito pouco se fala sobre os problemas de roubos, adulterações e desvios de itens quando as entregas efetivamente ocorrem. mas com conteúdo diferente do adquirido ou, ainda, danificado.

Casos como o da consumidora que adquiriu uma câmera fotográfica e recebeu uma garrada PET ou, ainda, do cliente que comprou um iPhone e recebeu uma pedra armazenada dentro da embalagem original do iPhone acontecem no mundo todo e estão disponíveis em websites de reportagens e de avaliação de consumidores como o ReclameAQUI.

Casos como esses trazem consequências terríveis para os vendedores e uma experiência desastrosa para os clientes (que, normalmente, não retornam à loja com que tiveram esse tipo de problema). Os custos com o atendimento pós-venda, logística reversa e reposição do item em questão são enormes, e isso nem é o pior: a imagem da empresa fica maculada, o cliente não volta mais e ainda sai comentando com todos os seus amigos, parentes e conhecidos (que dificilmente visitarão a loja que causou o problema).

A verdade é que há diversas ferramentas, de custo relativamente baixo, que podem evitar essas situações ou, mesmo quando elas ocorrerem, assegurarem uma experiência positiva com o cliente e a construção de uma ótima reputação para o vendedor.

Tecnologias de autenticidade, rastreabilidade e, especialmente, inviolabilidade de produtos e embalagens podem ajudar muito a conquistar e reter a confiança e credibilidade junto aos seus clientes e, ao mesmo tempo, evitar esses problemas, seus custos e consequências.

Soluções como fitas de empacotamento de segurança, etiquetas VOID e selos holográficos (se possível, combinados com sistemas de rastreabilidade web) são formas simples e de custo bastante acessível para aumentar a segurança das remessas de empresas de e-commerce e podem ser adotadas independentemente dos canais de vendas e transportes utilizados.

Fitas de empacotamento e etiquetas VOID

Quando a embalagem de um produto de alto valor (como celulares, relógios e câmeras) recebe uma etiqueta void (lacrando-a), torna-se muito difícil para qualquer pessoa mal intencionada abrir essa embalagem para roubar, substituir ou mesmo danificar o seu conteúdo sem deixar um “rastro” inequívoco dessa ação.

Assim, logo que o consumidor recebe sua encomenda e abre a embalagem de transporte, poderá perceber qualquer situação estranha, pois estas etiquetas void deixam uma evidência de sua violação tanto na embalagem do produto quanto no corpo da etiqueta.

Algo bastante parecido ocorre quando as embalagens de transporte são protegidas com fitas de empacotamento de segurança (fitas VOID). Essas fitas são aplicadas como qualquer outra fita de empacotamento mas, uma vez aplicadas, tornam-se elementos de alta segurança antiviolação.

Qualquer tentativa de remoção dessa fita deixa uma marca de evidência de violação na embalagem (caixas de papelão, envelopes ou outros) e no próprio corpo da fita, impedindo sua reutilização.

Selos holográficos

Para assegurar a autenticidade de produtos, proporcionando segurança ao consumidor de que está adquirindo um produto original e de alta qualidade (além evitar aqueles casos em que a pessoa compra um produto original no seu e-commerce e, depois, tenta trocá-lo e entrega um produto falso ou similar), os selos holográficos personalizados podem ser uma ferramenta bastante útil, uma vez que é muito difícil reproduzir os efeitos holográficos fora dos ambientes em que eles são fabricados.

Sistemas de rastreabilidade web

Com as tecnologias de dispositivos móveis, computadores e a própria internet (com wi-fi, 4G e 5G), nossa vida tornou-se uma grande “teia” de comunicação tecnológica que permite identificar pessoas, lugares e objetos de forma instantânea.

Os sistemas de rastreabilidade utilizam toda essa infraestrutura a serviço da segurança e qualidade dos processos logísticos, além da proteção ao consumidor.

Esses sistemas permitem que o vendedor registre a condição dos produtos e suas embalagens no momento em que os remete, além de poder acompanhar a identidade das pessoas e empresas que detêm a custódia do item durante todo o trajeto (inclusive com geolocalização) até a confirmação da entrega ao consumidor final.

Conclusão

As empresas de e-commerce devem inserir as questões de autenticidade, rastreabilidade e inviolabilidade de seus produtos e remessas na pauta diária de suas operações de vendas online e respectivos processos logísticos.

Dessa forma, estarão proporcionando uma excelente experiência de compra aos seus clientes, reduzindo custos com eventuais fraudes e aumentando a credibilidade e a boa reputação junto a consumidores e parceiros de negócios.