Quando pensamos na rotina de quem gerencia um e-commerce, a automação de processos é, com certeza, uma estratégia muito importante e valiosa.
Não sabe o que é isso? Então leia este artigo até o final para entender como essa tática pode otimizar o seu trabalho e impactar diretamente no crescimento da sua empresa.
Ao longo do texto, vou explicar o conceito, os benefícios e indicarei alguns exemplos de como aplicar a automação de processos em sua loja virtual.
Automação de processos: o que é?
A automação de processos trata de uma otimização que, por meio da tecnologia, é capaz de automatizar diferentes tarefas que são imprescindíveis para o funcionamento de uma empresa.
Dessa forma, é possível otimizar o trabalho, reduzir os esforços manuais, diminuir custos e, principalmente, proporcionar um fluxo mais organizado para o seu negócio.
Ou seja, com uma automação de processos bem estabelecida, você terá mais tempo para pensar nas estratégias de crescimento para seu e-commerce, desfrutando de uma operação muito mais inteligente, econômica, dinâmica e atualizada.
Benefícios da automação de processos
Agora que você já está por dentro do conceito, vou compartilhar uma lista com diversos benefícios que a automação de processos irá proporcionar para o seu e-commerce.
Aumento da produtividade
A automação de processos é uma excelente aliada no aumento da produtividade interna da sua empresa. Através dessa solução, sua equipe não precisará dedicar muito tempo para executar algumas tarefas complexas, como:
- Levantamentos financeiros;
- Atendimento de chamados;
- Atualização das entradas e saídas de estoque;
- Entre outros.
É por meio da automação dos processos que você será capaz de deixar a sua equipe livre para trabalhar em demandas que, muitas vezes, acabam ficando de lado.
Dessa forma, seus colaboradores terão mais tempo para encontrar maneiras de aumentar a retenção de clientes, elaborar estratégias de divulgação, analisar resultados, entre outros pontos essenciais para o crescimento de uma empresa.
Melhora do engajamento entre empresa e funcionários
Por meio da automação de processos, você também irá promover um relacionamento mais sólido e engajado com seus funcionários.
Estamos falando de uma solução capaz de simplificar diversos procedimentos repetitivos. Dessa maneira, seu colaborador se sentirá mais motivado para exercer sua função com precisão e produtividade, saindo de uma rotina majoritariamente operacional e abrindo espaço para que as tarefas sejam realizadas de maneira mais estratégica.
Além do mais, você estará contribuindo para que o funcionário seja capaz de desenvolver uma carreira sólida e duradoura em conjunto com a sua empresa.
Setores alinhados
Através de uma automação de processos eficiente, sua empresa poderá gerenciar os setores de forma totalmente integrada, alinhando as tarefas organizacionais.
Dessa forma, você mantém todos os setores na mesma página, garantindo que as mesmas informações sejam encontradas por todas as equipes. Assim, as decisões estratégicas são baseadas em dados atualizados e precisos, tornando a comunicação interna e externa consistente.
Relatórios mais precisos
Relatórios preparados manualmente consomem bastante tempo e são mais passíveis de equívocos e incongruências.
No entanto, por meio da automação de processos, você terá acesso a todas as informações da sua empresa com muito mais rapidez e precisão, evitando erros e proporcionando análises de resultados mais fiéis.
Custos de mão de obra reduzidos
Um dos principais benefícios da automação de processos está, sem dúvidas, na redução dos custos de mão de obra. Isso acontece porque a automatização diminui a necessidade de contratar muitos funcionários para exercer atividades relacionadas a contabilidade, marketing, estoque e atendimento, por exemplo.
A partir daí, você poderá manter uma quantidade menor de funcionários, que serão responsáveis apenas por analisar e garantir que todos os processos estejam em ordem, sem que isso prejudique a qualidade final do trabalho.
Processos mais transparentes
Com um sistema de gerenciamento de processos automatizado e alinhado, você será capaz de rastrear e monitorar todas as movimentações de cada setor.
Dessa forma, todos os procedimentos poderão ser feitos com muito mais transparência e segurança.
Quatro processos que você precisa automatizar em seu e-commerce
Confira agora quatro exemplos de automação de processos no e-commerce que precisam ser aplicados já na sua loja virtual!
1. Fluxo de pagamento
É bastante comum que o fluxo de pagamento seja realizado de maneira manual, por meio de um profissional que fica responsável por emitir notas fiscais, verificar os recebimentos, monitorar as etapas do pedido, entre diversas outras funções.
Além de ser uma atividade consideravelmente complexa, essa demanda costuma ocupar um espaço grande do tempo do colaborador. Por isso, ao investir na automação desse processo, você deixará a tarefa muito mais rápida e dinâmica, acelerando a confirmação dos pagamentos e atualizando o sistema de maneira espontânea.
A partir daí, seu negócio irá girar com muito mais produtividade e segurança, facilitando os procedimentos e diminuindo as chances de fraudes.
2. Marketing
No mundo atual, é possível automatizar quase todos os processos relacionados ao marketing para e-commerce. Essa ação permite que você economize o tempo gasto com tarefas operacionais como agendamento de posts, publicação de vídeos, disparo de newsletters, entre outras demandas presentes em uma estratégia de comunicação.
Ao colocar sua automação de processos em prática, por meio das próprias redes sociais ou através de plataformas específicas, sua equipe criativa terá mais espaço na agenda para desenvolver ideias de maneira menos mecânica, elaborando campanhas de sucesso que irão potencializar as vendas da sua loja online.
3. Organização do estoque
Por conta da alta quantidade de informações envolvidas no procedimento, o controle de estoque é uma das áreas mais complexas e que demandam atenção.
No entanto, por meio de uma automação de processos, é possível fazer com que as entradas e saídas da sua loja virtual sejam atualizadas em seu inventário de maneira totalmente automática.
A automação de processos vai tornar o trabalho muito mais preciso, diminuindo as chances de riscos e garantindo uma gestão mais segura e dinâmica.
4. Atendimento ao cliente
Uma excelente integração entre os canais de atendimento da sua loja virtual pode fortalecer muito a relação entre sua empresa e o consumidor. Através da automação dos processos, você poderá centralizar todas as etapas de comunicação, melhorando o relacionamento e proporcionando mais satisfação para o seu cliente.
Inclusive, uma forma inteligente de colocar isso em prática é apostando no conceito do omnichannel, estratégia que integra todos os canais da empresa de maneira alinhada. Com isso, você será capaz de oferecer uma experiência muito mais dinâmica, agradável e otimizada para o seu cliente.
Automação de processos: está na hora de investir!
Investir na automação de processos é conquistar mais economia de tempo e dinheiro para o seu e-commerce.
A partir daí, sua empresa estará em um cenário muito favorável para elaboração de estratégias de crescimento, conquistando mais espaço no mercado e ganhando escala comercial.
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