O cenário do e-commerce brasileiro tem se provado frutífero ano após ano. Esse cenário tem alcançado patamares cada vez mais altos com o avanço dos marketplaces e a expansão do e-commerce de forma geral.
Em 2019 o Brasil teve a melhor Black Friday em 10 anos, com faturamento recorde de 3,2 bilhões no varejo online. Apesar de serem ótimos indicativos, os números mostram um sinal de alerta implícito que nem sempre passa pela cabeça do lojista que aumenta as vendas: o aumento no volume de trabalho.
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Mais vendas significa mais processos em sua gestão. Quando esse aumento é gradativo, o lojista tem maiores chances de ir ajustando sua equipe. Porém, em casos de aumentos em curto período de tempo, a probabilidade de que a produtividade da equipe caia, junto com a qualidade e a agilidade do serviço, é grande.
Aumentar o volume de vendas dentro de um marketplace em pouco tempo não é uma tarefa fácil, claro. Contudo, se você expande suas vendas para um novo marketplace e faz isso com planejamento e com as ferramentas necessárias, você tem uma grande chance de conseguir um aumento grande em um espaço relativamente pequeno de tempo.
Uma das melhores maneiras de estar preparado para aumentar seu volume de vendas sem perder a produtividade da equipe é automatizar a gestão de marketplaces.
Se sua gestão possuir processos automáticos, ou seja, se o sistema que você utiliza conseguir realizar algumas das tarefas diárias no lugar da sua equipe, você estará ganhando tempo, economizando dinheiro e evitando que erros humanos aconteçam durante a gestão.
Listei abaixo as principais vantagens em automatizar a gestão em marketplace e se tornar um seller de sucesso, veja:
Controle de estoque
O controle de estoque em marketplaces é um grande calcanhar de Aquiles para muitos vendedores. Gerenciar seu estoque físico e ajustá-lo ao virtual é uma tarefa que demanda tempo e equipe. Por conta disso, é comum que lojistas gerenciem o estoque por meio de planilhas ou sequer gerenciem.
Não gerenciar o estoque pode trazer trazer grandes prejuízos para o vendedor, uma vez que ele está sujeito a perder vendas desativando um anúncio por falta de estoque, ou vender um produto esgotado.
Em ambos os casos o lojista está passivo de punições do marketplace. No último caso, o vendedor poderá ter grandes prejuízos com o cancelamento da compra e com a perda de reputação no marketplace, além da má impressão com o consumidor.
Para evitar esse problema, o vendedor necessita de um controle de estoque automático. Ao utilizar um HUB de integração com marketplaces, um ERP ou ambos, é recomendável que o vendedor se atente a essa função do sistema.
O controle de estoque automático garante ao lojista que ele não terá os problemas citados acima. Automatizar o controle de estoque permite ao vendedor se preocupar apenas em repor o estoque físico e comunicar ao sistema essa reposição. Na prática, você diz ao HUB ou ERP que possui mais 100 itens do produto e o sistema é encarregado de enviar essas informações aos marketplaces onde você vende.
Além disso, quando você vende em mais de um marketplace, o sistema deve ser capaz de dar baixa automaticamente no seu estoque e enviar essa baixa para os demais marketplaces, para evitar que você precise ajustar o estoque de todos marketplaces manualmente e, principalmente, evitar que você venda em um canal o produto que foi esgotado em outro.
Centralizar a gestão
Assim como unificar o controle de estoque é importante, centralizar toda a gestão é essencial para lojistas que estão expandindo as vendas e os marketplaces onde atuam.
Uma das vantagens de utilizar um HUB Marketplace automatizado para a gestão é poder centralizar o fluxo de todos os marketplaces em um único local.
Se você vende em mais de 2 marketplaces, você não pode perder tempo gerenciando pedidos e produtos em painéis diferentes. O ideal e mais seguro para evitar erros é você receber todos os dados em um único painel, podendo de uma só vez gerenciar todos os pedidos que precisa enviar no dia, independente de suas origens.
Ao utilizar um sistema que automatiza essa centralização de informações, o lojista consegue gerenciar pedidos e produtos em um único painel. O próprio sistema é responsável por analisar os dados dos pedidos, classificar a venda por status e deixar o pedido pronto para o despacho. Inclusive, as etapas que normalmente compõe o gerenciamento de pedidos são outras das automações importantes para sua gestão ser mais eficaz.
Gestão de pedidos em marketplaces
Quando você recebe um pedido em marketplaces, existem alguns passos padrões que você precisa seguir:
- Resgatar pedidos com o pagamento aprovado;
- Verificar se o produto vendido possui estoque;
- Dar baixa no estoque do produto em todos os canais de venda;
- Emitir a NFe;
- Imprimir a NFe;
- Enviar dados fiscais para o marketplace de origem;
- Gerar a etiqueta de envio;
- Imprimir a etiqueta de Envio;
- Enviar dados de rastreio para o marketplace de origem;
- Com algumas diferenças na forma como cada lojista trabalha, os 9 itens acima fazem parte da gestão de marketplaces.
Cada uma dessas etapas pode demandar tempo de um ou mais colaboradores para ser cumprida. A emissão de nota fiscal por exemplo, pode demandar um grande tempo da equipe, caso ela precise ser emitida manualmente ou semi manualmente.
Se o lojista atua em marketplaces distintos, também existe a necessidade de emitir diferentes tipos de etiquetas de envio, já que ou o vendedor deve gerar etiquetas com seu contrato nos Correios e nas transportadoras, ou resgatar as etiquetas geradas pelos próprios marketplaces.
A centralização das informações também entra nesse ponto, já que se sistema utilizado na gestão de marketplaces conseguir unir a emissão de NFe e a emissão de etiquetas de envio de todas as origens, o lojista economizará muito tempo nessas tarefas.
Contudo, explorando ao máximo o poder das automações, o lojista pode eliminar todas essas 9 etapas do processo de gestão. Existem HUBs no mercado que são capazes de fazer isso.
Algumas soluções conseguem automatizar todos esses processos de gestão, incluindo a emissão e impressão de notas fiscais e etiquetas de envio. Automatizando essas etapas das gestão, você terá diversas vantagens na sua rotina:
- Economizar de tempo: o sistema tem capacidade de realizar essas tarefas com uma agilidade muito maior do que um colaborador teria;
- Evitar desperdício de mão de obra: sua equipe pode dedicar o tempo para tarefas que necessitam de maior atenção, como aprimorar cadastro de anúncios, organizar o estoque físico, separar os produtos mais rapidamente;
- Eliminar erros humanos: separação de produtos errados ou envio de pedidos trocados são erros comuns para vendedores com mais de 100 pedidos por dia. Com um sistema cuidando dessas áreas, esses problemas são praticamente eliminados da gestão.
Com um HUB Marketplace automatizado, você vende no marketplace, o pedido chega, o próprio sistema confere dados, atualiza o estoque, emite e imprime a NFe e a etiqueta de envio automaticamente. Sua equipe irá separar e despachar os pedidos com uma agilidade muito maior.
Existem alguns HUBs de integração que contam com funções para agilizar a separação de estoque, como é o caso do Picking & Packing, uma função que ajuda a evitar grandes prejuízos na hora da separação de produtos.
O HUB Marketplace e/ou o ERP são grande aliados do lojista. Para que você tenha sucesso, é preciso buscar sempre soluções que te ajudem a sanar seus problemas e melhorar aquilo que você já faz bem.
Um dos lemas que prego é: “Gerencie melhor e venda mais”. Gestão e vendas são fatores que estão diretamente ligados, por isso é importante estar com a gestão em dia para que as vendas também estejam.
Independentemente da solução tecnológica que você utiliza, tente explorar ao máximo os recursos que você tem em mãos e busque sempre automatizar sua gestão. Dessa forma, você economiza tempo, torna sua equipe mais produtiva e evita grandes prejuízos.