Para obter taxas de conversão realmente boas de uma campanha de e-mail marketing é preciso primeiro escolher bem o público com quem vai falar. Ele deve ser segmentado e ter interesse nos produtos da empresa. Mas é nesse ponto crucial da elaboração da estratégia que mora o principal erro dos empresários.
Ter uma base autorizada (o famoso opt-in) de possíveis compradores é imprescindível para conquistar bons resultados por meio do e-mail marketing. Manter-se próximo ao cliente é a principal dica para quem ambiciona aumentar o número de cadastros recebidos em sua loja virtual.
De acordo com Daniel Ribas, coordenador de novos negócios, nesse momento a empresa tem duas opções: ações ativas e receptivas. Respectivamente, elas podem ser executadas com campanhas de comunicação integradas pelas redes sociais, links patrocinados, marketing de afiliados e utilizar esses mesmos canais para colher uma quantidade expressiva de cadastros, como o uso de e-mails promocionais. Solicitar o cadastro e oferecer um desconto significativo já na primeira compra é um dos métodos mais utilizados e positivos, para ambos os lados.
Campanhas assertivas, ainda segundo Ribas, potencializam os resultados do e-commerce e o e-mail marketing contribui, por ser um dos meios em que é possível computar os melhores retornos. “O e-mail marketing ainda é uma das ações que mais revertem em vendas no comércio eletrônico.”
Manutenção da base de cadastrados
Após receber a solicitação de cadastro, vem uma nova preocupação: como manter a base interessada, evitar o cancelamento da assinatura de recebimento do e-mail e até fugir do lixo eletrônico? Classifique os grupos de preferências, qualifique e os mantenha informados apenas sobre promoções e assuntos que de fato sejam pertinentes. Não dá para enviar um e-mail marketing voltado para mães para adolescentes. Parece óbvio, mas isso ainda acontece. Outra necessidade é manter as informações atrativas.
O serviço de disparo do e-mail marketing também é eficaz para encurtar o caminho na construção da base opt-in. Com a contratação de uma empresa especializada, é possível selecionar o público que pretende impactar com a campanha de envio de e-mails. “Seu funcionamento é simples, você seleciona o perfil (região, idade, sexo, interesses), produz a peça e agenda o envio. A empresa contratada realiza o disparo (por quantas vezes contratar) e retorna com o relatório de envio, mas não há o acesso à base de dados. O serviço é eficaz e bem cobrado”, avalia Daniel Ribas.