O segmento de beleza no Brasil foi um dos negócios que mais cresceram nos últimos anos. Mesmo no período de pandemia em 2020, observou-se um crescimento de 4,7% no setor, chegando a movimentar mais de R$ 100 bilhões no ano.
Podemos notar que existe uma grande onda de busca por bem-estar neste período de isolamento, o que pode explicar esse crescimento, mesmo em um momento de incerteza econômica.
Além disso, o setor de beleza tem se mostrado cada vez mais democrático, oferecendo serviços para uma ampla gama de clientes e mantendo-se atualizado nas últimas tendências de tecnologia, marketing e também de pagamentos.
Descubra como as empresas do segmento de beleza têm atraído mais clientes através da recorrência e aprenda a aplicar no seu próprio negócio!
Como funciona a economia da recorrência?
Hoje, podemos identificar diversas empresas, de diversos segmentos, que utilizam a recorrência para atrair mais clientes e prever melhor suas receitas.
Mas caso você ainda não esteja familiarizado com esse modelo, saiba que você, provavelmente, já o utiliza, se é assinante da Netflix, do Spotify, de um plano de academia ou até mesmo daquela caixinha de itens por assinatura que chega todo mês na sua casa!
Trata-se de um modelo de negócios que se baseia na oferta do acesso a produtos e serviços que são cobrados periodicamente, por meio de um sistema de assinaturas.
Isso significa que qualquer relacionamento comercial que ofereça um serviço prestado, e a possibilidade de uma renovação periódica, pode utilizar o sistema de recorrência!
Recorrência para empresas de beleza
Em salões, clínicas de estética, entre outras empresas de beleza, é muito comum a venda de procedimentos por planos ou pacotes, incluindo sessões de serviços como: escova, manicure e pedicure, massagem modeladora, depilação, hidratação etc.
Essa forma de oferecer o serviço é vantajosa para o cliente, pois, para ter o resultado esperado, na maioria desses casos, é importante que esse procedimento seja feito com frequência.
Já para o salão é a certeza de poder contar com determinada receita com mais previsibilidade.
O grande lado positivo da cobrança recorrente é que o prestador de serviço pode parcelar o tratamento, ou o pacote que desejar, sem comprometer o limite de cartão de seus clientes. Isso porque o pagamento não é feito de uma vez como no parcelamento tradicional, mas sim lançado na fatura mês a mês.
Dessa forma, seus clientes só precisam ter liberado no cartão o valor equivalente à mensalidade, e não o valor total do pacote, tornando-o muito mais atrativo!
Vantagens da recorrência para empresas de beleza
Como você percebeu, existem diversos benefícios, tanto para o consumidor como para as empresas, em adotar a recorrência.
Confira alguns deles:
- Maior conversão e fidelidade de clientes;
- Maior previsibilidade dos recebimentos;
- Melhor gerenciamento financeiro dos pagamentos através da plataforma contratada;
- Redução de inadimplência com a possibilidade de automatizar as cobranças e criar lembretes de pagamento;
- Possibilidade de oferecer diversos métodos de pagamento, como crédito, boleto ou Pix.
Se você já oferece, ou está pensando em oferecer, pacotes no seu salão, clínica ou qualquer empresa que você tenha no segmento da beleza, saiba que a recorrência pode ser uma excelente forma de cobrar os seus clientes!
Como oferecer a cobrança recorrente?
Para oferecer a opção de cobrança recorrente para seus clientes, é importante que você tenha um intermediador de pagamentos, ou seja, uma empresa especializada em cobranças que possui um sistema robusto e um painel completo para oferecer todas as vantagens que citamos acima.
Uma empresa de pagamentos pode, com sua tecnologia, oferecer a você as soluções da cobrança recorrente, seja um painel para acompanhamento das suas transações, diversas opções de pagamento, régua de cobrança personalizada e muito mais!
Você já trabalha com cobranças recorrentes no seu negócio? Conta pra gente!
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