- Atrasos na entrega;
- Baixa rentabilidade;
- Processos importantes não executados.
Atrasos na entrega
No início de uma loja de e-commerce, geralmente as operações são feitas de forma manual, de maneira informal, onde a força de vontade e o esforço para garantir o prazo de atendimento acordado com o cliente é o que faz o e-commerce girar. No entanto, basta uma data comemorativa ou uma Black Friday para os empreendedores entenderem que precisam ser mais eficientes, ágeis e rápidos em determinada tarefa ou ainda avaliar se o número de funcionários dedicados ao negócio acompanha o crescimento das vendas. Ter um processo formal, fácil de explicar, simples de executar e com muita automação para evitar erros, passa a ser essencial para dar velocidade na preparação dos pedidos e evitar o crescimento de custos desnecessários na operação. Aqui, ter um backoffice de e-commerce irá auxiliar na automatização dos processos existentes ou mesmo com a implantação de processos já testados e aprovados por outros e-commerces. O mais importante neste ponto é que a automatização substitui o conhecimento necessário de um operador treinado, ou seja, através de um processo quase robótico e simples de se ensinar, uma pessoa pode aprender a separar, embalar, conferir, colar a etiqueta e a nota fiscal na caixa de forma muita rápida, estando adaptada à tarefa em poucas horas. Após ter processos de e-commerce mais importantes automatizados, fica mais fácil construir um dashboard de indicadores com: percentual de pedidos perfeitos (entregues no prazo e sem erros), tempo por minuto de cada fase do processo, quantidade total de pedidos separados e despachados por dia, operador e turno, etc. Com estes indicadores em tempo real, os empreendedores já conseguem ter uma visão de sua capacidade total instalada, localizar os gargalos da operação e saber em qual fase se deve aprimorar para buscar a excelência.Baixa rentabilidade
Quando as vendas estão boas, mas o dinheiro não aparece no caixa da empresa, duas coisas podem estar acontecendo: “descasamento” entre o recebimento das vendas e o pagamento dos fornecedores; ou a margem de contribuição dos produtos está aquém do necessário para pagar os custos fixos da empresa e ainda obter lucro. Assim, ter uma gestão de fluxo de caixa eficiente e um indicador de margem de contribuição, seja por canal de vendas ou por fornecedor, é essencial para que os empreendedores entendam qual dos problemas acima eles estão vivendo. Um possível problema é a revenda de produtos de terceiros, em que a margem de contribuição (MC) deficitária é o principal problema da baixa rentabilidade. Desta forma, trabalhar corretamente para aumentar a MC é tarefa que não pode ser negligenciada e requer uma sofisticação por parte dos empreendedores. Criar uma estratégia com vários anúncios diferentes, preços competitivos por canal, explorar promoções com frete grátis, criar kits contendo mix de produtos com margens diferenciadas e sempre testar coisas novas e criativas deve entrar na rotina dos empreendedores. É desta forma, que acontece a diferenciação frente à concorrência. Aqui, mais uma vez, o backoffice irá auxiliar na gestão e acompanhamento dos indicadores em tempo real, bem como na possibilidade de criar ações promocionais que façam sentido para o negócio.Outros processos importantes não executados
É comum visitarmos prospects, e até clientes, que deixam de realizar processos importantes na gestão de um e-commerce e que ficam esquecidos até os processos apresentarem falhas e comprometerem as vendas do dia, da semana ou até meses. Diante dos imprevistos, os empreendedores voltam seus esforços para os processos, que devem ser realizados constantemente. Entre eles:- Inventário rotativo constante;
- Conciliação de recebimentos dos marketplaces;
- Conciliação das contas correntes;
- Gestão e controle das antecipações;
- Gestão da assistência técnica (produtos devolvidos)
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