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Boas práticas de segurança no seu e-commerce

Receber uma mercadoria da China ou dos Estados Unidos, pesquisar diversos assuntos, serviços e preços de qualquer lugar, pagar contas de última hora. Estas são algumas comodidades que a internet trouxe para o dia a dia e que agora são imprescindíveis.

Segundo dados da E-bit* estima-se que atualmente haja 42 milhões de consumidores virtuais no Brasil. Mas com o crescimento das vendas no mercado eletrônico aumentam também os riscos de fraude, surgem os vírus e os programas mal-intencionados, deixando tanto compradores quanto vendedores preocupados. É o que revela uma pesquisa da Fecomercio** realizada em agosto deste ano. De acordo com a pesquisa, quase 18% dos entrevistados já foi vítima de algum crime digital como clonagem de cartões de crédito ou débito clonados e uso indevido de informações pessoais.
Pensando nisso, hoje existem diversos cuidados e serviços que proporcionam segurança para seu site/e-commerce, e consequentemente para o seu cliente. Os cuidados com segurança devem abranger desde o desenvolvimento da plataforma de seu comércio eletrônico, até a escolha de um bom facilitador de pagamento online que permite a você focar no que realmente importa: seu cliente (comprador).

Ao contratar um facilitador de pagamento, a tendência é que o desempenho no quesito segurança do seu e-commerce melhore. Isso porque o facilitador de pagamentos possui profissionais especializados em segurança virtual e também possibilita que você dispense o contrato com instituições financeiras como bancos, administradoras de cartões, etc, além de facilitar a integração com a sua loja.

Além disso, um bom facilitador de pagamento online deve oferecer a você serviços de segurança como a análise de riscos e fraudes. Através deste serviço é possível confirmar a idoneidade do comprador, já que os fraudadores geralmente abusam do anonimato da internet tentando se passar por outra pessoa. Em alguns casos, o fraudador pode ter clonado um cartão e fazer compras fora do perfil do verdadeiro portador do cartão de crédito.

Outro serviço que acrescenta mais segurança ao site é o selo de garantia. Da mesma maneira que damos credibilidade aos produtos que possuem selos como S.I.F, Inmetro e outros, podemos procurar estes selos nos sites de e-commerce, facilitadores de pagamento, bancos e sites que esperamos ser seguros. Certamente se uma empresa especializada em segurança concede um selo a um site podemos confiar mais neste vendedor.

Certificados de segurança, como o SSL (Secure Sockets Layer) também ajudam a identificar um site seguro, pois permitem que o navegador do cliente estabeleça uma comunicação autêntica e confiável até o site acessado. Isso impede que uma pessoa mal intencionada capture dados da rede, através do mecanismo da criptografia.

Na prática, funciona como uma carta que se interceptada por alguém e for aberta sem o certificado SSL será facilmente lida. Se a mensagem, porém for transportada com SSL, uma pessoa não autorizada visualizará apenas dados ilegíveis.

Além da função de tornar os dados ilegíveis na comunicação, o certificado SSL é associado a uma terceira empresa que assina este certificado usado pelo site. A empresa que assina o certificado pode oferecer um serviço mais confiável de assinatura, como o certificado SSL EV (Extended Validation) que só pode ser obtido depois de ser realizada uma série de verificações para saber se a instituição que solicitou a assinatura é real e se tem condições de atender especificações mínimas de segurança.

Uma dica fácil para o comprador identificar se o site usa os certificados SSL EV é visualizar o nome da empresa na barra de endereços. Se o nome estiver na cor verde, é porque a empresa possui o certificado e isso transmite uma sensação positiva ao comprador.

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As consequências da falta de segurança nos processos de vendas no comércio eletrônico podem ser inúmeras. O vazamento de dados de pagamento do comprador prejudica a credibilidade da loja e pode até ser divulgado de forma negativa nas redes sociais e na internet. Por isso quando falamos de segurança vale a pena investir tempo e dinheiro em soluções que diminuam as falhas e aumentem a confiabilidade dos serviços online.

*E-bit
** Fecomercio