Quando você precisa comprar um produto que nunca consumiu antes, a probabilidade de você escolher uma marca conhecida pelo público é muito alta. Afinal, se a marca tem reconhecimento, normalmente significa qualidade.
O brand awareness, ou consciência de marca, é basicamente isto: a forma com que a marca é reconhecida. Por exemplo, se você vê algo vermelho e branco e imediatamente pensa em Coca-Cola, significa que o brand awareness da empresa é muito bem trabalhado.
Podemos dar inúmeros exemplos de empresas com uma consciência de marca muito bem executada. Porém, o importante é ressaltar a importância disso para sua organização e como melhorar o brand awareness de sua empresa. Entenda!
Qual a importância do brand awareness?
O brand awareness irá medir como e quanto a marca é reconhecida pelo público. Aumentar a consciência de marca pode fazer com que ela seja diferenciada no mercado, seja notada e bem lembrada pelos consumidores.
Afinal, de nada adianta uma marca ser famosa, mas não ter uma boa fama entre seus consumidores. O brand awareness é importante pois traz benefícios que podem influenciar diretamente no sucesso de uma marca. Veja!
- Pode aumentar as vendas
Normalmente, quando o consumidor procura um serviço ou produto, algumas marcas passam pela sua cabeça. As marcas que costumam estar entre as mais lembradas pelo público apresentam resultados melhores nas vendas do que as outras marcas.
- Aumenta o alcance da marca
Um dos objetivos do brand awareness é tornar sua marca mais conhecida, então é natural que o alcance da marca aumente.
Assim, conforme o alcance da marca vai aumentando, sua empresa deve estar pronta para atender os novos consumidores que esse aumento de exposição pode trazer.
- Complementa e potencializa as estratégias de marketing
Quando a marca já tem uma imagem positiva com seu público, as ações de marketing acabam gerando resultados potencializados. A boa reputação que o público tem de sua empresa pode ser reforçada por meio de estratégias de marketing.
Como aumentar o brand awareness da marca?
1. Crie estratégias e programas de indicação
Gerar benefícios para os consumidores que indicam novos clientes é uma forma de atingir novas pessoas, fidelizando e valorizando seus consumidores atuais. Ao serem indicados por alguém conhecido, é mais provável que o novo cliente vire consumidor da marca.
São diversas marcas que aplicam essa estratégia, e trazem cada vez mais novos clientes, fidelizando os atuais.
2. Traga a personalidade única de sua marca à tona
É difícil ser reconhecida somente por uma característica, mas inovar na forma de imprimir a personalidade diferenciada da marca pode trazer resultados positivos.
A Netflix, por exemplo, é conhecida nas redes sociais pelos seus comentários engraçados e sua interação com o público. Na hora de contratar um streaming de vídeo, além de a Netflix ser o mais conhecido atualmente, o potencial cliente irá se lembrar do comportamento diferenciado da empresa, levando-o a escolher aquele serviço.
3. Invista em marketing de conteúdo em sua empresa
É importante investir nas ferramentas certas para que a sua marca seja reconhecida, e o brand awareness na Era Digital conta com um potencial elevado devido ao uso de novas ferramentas para fortalecê-lo. Investir em marketing de conteúdo pode fazer com que sua marca seja reconhecida, podendo levar ao aumento das vendas.
Por exemplo, um site de seguros adaptado à Era Digital, que trabalha seu blog com conteúdos informativos sobre o mercado, pode investir no marketing de conteúdo para conquistar o brand awareness justamente por compartilhar conteúdos sinceros, informativos e relevantes sobre o seu ramo de atuação.
Na hora de procurar um pacote de seguros, é natural que o consumidor se lembre do site que lhe esclareceu diversas dúvidas. Assim também acontece com outros segmentos de mercado, ou seja, aproveitar as vantagens de investir no marketing de conteúdo para agregar mais valor à sua marca.
4. Seja patrocinador de eventos
Quando a Heineken patrocina um evento mundial como a Champions League, não é somente para ter sua cerveja vendida nos estádios. O objetivo é ter sua marca divulgada mundialmente em um dos maiores eventos esportivos do mundo.
Procure eventos relacionados ao seu produto ou serviço e negocie um patrocínio. Assim, você terá diversas pessoas que irão consumir seu produto, aumentando o reconhecimento da marca.
Aplique essas práticas em sua empresa e aumente seu brand awareness!
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