Nos últimos meses, está sendo muito comum ouvir sobre o ChatGPT não só em conteúdos de inovação tecnológica, mas também no mercado de trabalho. Porque, em vários lugares, há empresas grandes utilizando a tecnologia, como é o caso da norte-americana BuzzFeed.
Com isso, está surgindo uma grande preocupação de que o ChatGPT vai começar a ser utilizado para substituir os funcionários de empresas. Porém, a realidade vai muito além disso.
Mas para entender os vários tipos de impacto que a nova tecnologia pode ter nos negócios, primeiro é preciso entender mais sobre a tecnologia em si. Para isso, é preciso explicar o que é o ChatGPT, como ele funciona e até mesmo como é possível utilizar a tecnologia.
Além disso, é preciso saber sobre as principais aplicações atuais da tecnologia, uma vez que é possível utilizar o ChatGPT em várias situações do cotidiano. Quer saber mais sobre o assunto do momento e o impacto que o ChatGPT tem causado em vários ramos do mercado? Basta conferir até o final do conteúdo!
O que é o ChatGPT
De forma resumida, o ChatGPT é uma inteligência artificial baseada em deep learning, ou seja, quanto mais os usuários interagem com a tecnologia, mais ela aprende. Com um enorme banco de dados, a tecnologia utiliza um algoritmo baseado em redes neurais, permitindo que o ChatGPT estabeleça uma conversa com o usuário.
Isso significa que o ChatGPT nada mais é do que uma inteligência artificial com capacidade de aprender. Dessa forma, ele se baseia em milhares de exemplos da linguagem humana e simula respostas adequadas para cada situação.
O ChatGPT foi criado pela empresa norte-americana OpenAI, um laboratório de pesquisa em inteligência artificial. Na empresa, vários nomes conhecidos fizeram parte da fundação, como:
– Sam Altman, atual CEO da OpenAI;
– Elon Musk, fundador da Tesla;
– Peter Thiel, cofundador do PayPal;
– Reid Hoffman, cofundador do LinkedIn.
Porém, Elon Musk deixou o quadro de diretores da empresa por questões que não foram bem esclarecidas, além de ter criado uma petição para uma pausa nas pesquisas com a IA. As razões por trás disso são um pouco obscuras, porém, conforme matéria publicada pela revista Forbes, a razão parece ser mais simples do que parece.
Pelo artigo publicado na revista estadunidense, o bilionário não parece estar preocupado com a humanidade, estando apenas frustrado por não ter uma versão própria da tecnologia.
Como o ChatGPT funciona
Podemos resumir o funcionamento do ChatGPT da seguinte forma: ele é uma ferramenta na qual é possível ter conversas em tempo real. O ChatGPT é treinado para responder às perguntas de acordo com informações contidas na sua pergunta, em conjunto com os conhecimentos pré-existentes do banco de dados.
Dessa forma, o ChatGPT é treinado para responder a quaisquer perguntas do usuário, de forma mais precisa e bastante semelhante ao que uma pessoa iria responder. Ou seja, pela ferramenta, é possível:
– Fazer perguntas sobre diversos assuntos, com respostas explicativas e claras;
– Estabelecer uma conversa amigável, como jogar pequenos jogos, pedir letras de músicas e suas traduções, entre outros;
– Pedir informações diversas, como previsão do tempo, receitas, trânsito e muito mais.
Diferenças entre o ChatGPT e um chatbot convencional
A grande diferença entre o ChatGPT e um chatbot convencional é que o ChatGPT é capaz de entender o significado das palavras, enquanto que o chatbot apenas responde segundo uma programação pré-definida.
Ou seja, o chatbot só será capaz de responder exatamente aquilo que ele foi programado para responder. Por exemplo, caso você pergunte sobre algo que não esteja na programação do bot, ele não será capaz de dar uma resposta eficiente.
Por outro lado, o ChatGPT possui um banco de dados imenso, que possibilita respostas muito mais complexas, bem como um grande número de respostas para a mesma pergunta. Por exemplo, programadores, quando encontram dificuldades para resolver algum problema em um código, podem pesquisar sobre as soluções no ChatGPT.
Com isso, a tecnologia busca em seu banco de dados quais as formas de resolver aquele problema, dando respostas para o usuário.
Como usar o ChatGPT
Para usar o ChatGPT, é muito simples: basta acessar o site da OpenAI e clicar em “Try ChatGPT”. Depois, só é preciso fazer o seu cadastro e o login, sendo que você pode até mesmo utilizar sua conta do Google ou da Microsoft para acessar a ferramenta.
Vale lembrar que é preciso colocar o seu número de celular na ferramenta, já que será enviado um código de acesso para ser utilizado como fator de segurança. Com o código verificado, você só precisa começar a utilizar o ChatGPT.
Lembre-se de que você não precisa nem mesmo escrever em inglês, já que a tecnologia reconhece quando você fala em português e responde na mesma língua. Algumas coisas que você pode perguntar para o ChatGPT para testar a ferramenta são:
– Significado de determinada palavra;
– Pesquisar sobre a história de alguma pessoa famosa;
– Pesquisar uma determinada receita com os itens que você tem na geladeira;
– Pedir informações sobre determinada cidade ou estado.
Como usar o ChatGPT do Bing
Atualmente, a forma mais rápida e eficiente de utilizar o ChatGPT é por meio do navegador da Microsoft, o Edge. Por meio do buscador Bing, é possível conversar com o ChatGPT sem precisar criar contas adicionais.
Para isso, basta ter uma conta da Microsoft, conectá-la ao navegador Edge e utilizar o Bing, o buscador oficial da Microsoft. Mesmo sendo uma variante do ChatGPT, o chat do Bing pode ser uma alternativa mais interessante para quem quer pesquisar coisas do dia a dia, como o clima e o trânsito.
Isso porque o banco de dados do ChatGPT da OpenIA não possui acesso à internet, enquanto que o do Bing acessa as informações diretamente dela. Ou seja, o ChatGPT da OpenIA está limitado às informações de seu banco de dados, que, mesmo sendo imenso, não é atualizado com frequência diária.
Por outro lado, o chat do Bing cria as respostas conforme informações encontradas na internet, além de mostrar as fontes de onde as informações foram tiradas.
O ChatGPT e o Google
Considerando que o ChatGPT pode ser considerado uma forma de facilitar as pesquisas para problemas do cotidiano, o gigante da tecnologia, o Google, tem se mostrado bastante inquieto.
Isso acontece porque a empresa ficou “para trás” na utilização de inteligência artificial, uma vez que o segundo maior buscador, o Bing, começou a utilizar a tecnologia. Além disso, o Bard, versão própria do ChatGPT do Google foi marcada por erros, fazendo com que as ações da empresa caíssem.
Porém, ainda é cedo para determinar se o ChatGPT é mesmo um risco para o Google, principalmente considerando que o ChatGPT não se atualiza com grande frequência. Sobre os conteúdos criados por IA, o Google se manifestou com um material que serve como um manual de boas práticas para esses conteúdos criados utilizando inteligência artificial.
De forma resumida, os conteúdos criados por IA, desde que sejam de boa qualidade, não serão penalizados pelo buscador.
Os impactos do ChatGPT no mundo dos negócios
É possível dizer que os impactos do ChatGPT no mundo dos negócios é mais positivo do que negativo. Isso porque, diferentemente do que se imagina, o ChatGPT não foi criado para substituir os humanos – muito pelo contrário, ele foi criado para ser um aliado.
A ferramenta faz com que o trabalho humano se torne mais eficiente e prático. Por exemplo, escritores de fantasia podem pesquisar coisas como a criação de espadas medievais.
Com o ChatGPT, é possível saber com mais facilidade como elas são criadas, e utilizar os detalhes em uma cena em que um ferreiro cria uma espada lendária. Já programadores e desenvolvedores podem pesquisar sobre possíveis problemas específicos e conseguir um pedaço de código completo para resolvê-los.
Considerando que algumas empresas, como o BuzzFeed, estão utilizando o ChatGPT para criar seus conteúdos, fica a pergunta: mas e os funcionários que eram responsáveis por isso?
A resposta varia de acordo com a situação: no caso da empresa norte-americana, os conteúdos criados pela IA serão mais simples, como testes de conteúdos baseados em listas. Ou seja, a criação de conteúdo mais complexo ainda será de responsabilidade dos funcionários da empresa.
Por isso, dizer que o ChatGPT vai substituir os funcionários de uma empresa é quase como uma teoria da conspiração, pois, assim como toda tecnologia envolvendo inteligência artificial, o ChatGPT é falho, e muitas vezes pode mostrar informações imprecisas ou até mesmo incorretas.
Portanto, o ideal é utilizar a ferramenta como uma forma de diversão. Caso você esteja utilizando o ChatGPT para facilitar a busca por informações, o chat do Bing parece a opção mais segura.
Porém, é ideal conferir as fontes das quais a informação foi retirada, porque, mesmo que tenha sido uma informação retirada da internet, as fontes podem não ser confiáveis.
Dessa forma, você pode começar a utilizar a sua ferramenta para ajudá-lo no seu trabalho, sem precisar se preocupar em utilizar informações incorretas.
Principais aplicações dessa tecnologia hoje
São várias as aplicações do ChatGPT no dia a dia, mesmo que a ferramenta ainda seja imprecisa. No cotidiano, as duas maiores aplicações da tecnologia são na educação e no mercado de trabalho.
Na educação
Uma das principais aplicações do ChatGPT atualmente é apoiar o aprendizado. Por exemplo, ele pode ser utilizado por quem precisa treinar a escrita e a habilidade de manter uma conversa em inglês.
Além disso, o ChatGPT é uma ótima forma para construir um vocabulário maior, seja ele em português ou em outras línguas. Outro motivo pelo qual a ferramenta é um grande aliado na educação é que nela é muito mais prático e eficiente procurar por informações.
Com o ChatGPT, é possível saber exatamente aquilo que você está querendo saber, sem precisar ler um conteúdo inteiro. Ou seja, é possível encontrar informações específicas com mais praticidade.
No mercado de trabalho
Mesmo podendo ser uma ótima ferramenta para auxiliar a pesquisa de informações e servir como uma fonte de inspiração, nem todo mundo aceita o uso da tecnologia. Várias empresas em todo o mundo estão proibindo a utilização da ferramenta no ambiente de trabalho, como os grandes bancos americanos Wells Fargo e Bank of America.
Porém, há também empresas que aceitam o uso da ferramenta para pesquisas simples, e as informações são conferidas pela equipe de colaboradores.
Por outro lado, pessoas que trabalham por conta própria podem tirar uma grande vantagem da ferramenta – desde que as informações disponibilizadas pelo ChatGPT sejam conferidas, utilizar esses conteúdos não será um problema.
No entanto, vale lembrar que, em conteúdos escritos, como e-mails ou postagens para as redes sociais, há uma diferença muito clara entre conteúdos criados por humanos e pela inteligência artificial.
Por isso, caso você precise escrever qualquer coisa e queira utilizar a ferramenta, o ideal é utilizá-la apenas como base para o conteúdo final. Ou seja, você utiliza o ChatGPT para procurar referências e as utiliza para criar um produto final.
Expectativas
As expectativas para o futuro do ChatGPT podem ser otimistas para alguns e pessimistas para outros. Porém, a tecnologia pode ser uma grande aliada dos seres humanos, seja para a vida diária ou até mesmo para facilitar as atividades profissionais.
Assim, da mesma forma que alguns anos atrás os telefones celulares só faziam e recebiam chamadas e atualmente tornaram-se uma importante parte do nosso cotidiano, o desenvolvimento correto da tecnologia possibilitará que ela se torne uma parte fundamental do nosso dia a dia.
Portanto, uma tecnologia ainda mais avançada, com respostas mais precisas para várias situações, pode garantir que nossa vida se torne mais fácil.