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Checklist Black Friday 2023: sete pontos de atenção a poucos dias da data

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Por: Letícia Fernandes

Analista Sênior de Marketing Institucional no Pagar.me

É pós-graduada em Branding pela ESPM-SP e bacharel em Jornalismo pela UFJF. Atualmente, é responsável pelo Marketing Institucional do Pagar.me e tem mais de 5 anos de experiência em marketing para negócios B2B.

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Com este checklist básico, você passará por alguns pontos de atenção importantes que ainda podem ser ajustados agora, faltando poucos dias para a data.

O dia 24 de novembro, quando acontecerá a Black Friday de 2023, está se aproximando. A expectativa de vendas para este ano é muito positiva, com uma intenção de compra de 75% dos brasileiros, segundo um levantamento da MField.

Seu e-commerce já está preparado para a ocasião?

Com este checklist básico, você passará por alguns pontos de atenção importantes que ainda podem ser ajustados agora, faltando poucos dias para a data. Vamos lá?

1 – Tempo de carregamento

Mais de dois segundos são suficientes para fazer um usuário desistir de acessar um site, segundo dados do Google.

Na Black Friday, uma data em que a ansiedade para aproveitar as melhores oportunidades fala mais alto, isso se torna ainda mais importante.

O ideal é sempre estar de olho na estrutura do seu site, fazendo testes, atualizações e implementando as melhores práticas para um bom desempenho tanto no desktop quanto no mobile.

No entanto, a poucos dias da Black Friday, se você ainda não se preparou para isso, existem algumas medidas simples que podem ser colocadas em prática rapidamente para melhorar a experiência do cliente:

– Avaliar se todas as extensões utilizadas no seu e-commerce são necessárias;
– Verificar se as imagens estão redimensionadas no tamanho correto;
– Checar se existe alguma requisição a um serviço externo que possa estar sobrecarregando seus sistemas.

2 – Plano de ação para incidentes

Mesmo que você tenha se preparado previamente para a Black Friday, pensando na segurança e disponibilidade de todos os serviços do seu site, é importante saber que imprevistos podem acontecer. É nesse cenário que entra o plano de ação para incidentes.

Esse tipo de estratégia tem o objetivo de mapear o que pode dar errado no dia da Black Friday – a partir do alto volume de acessos e transações acontecendo simultaneamente – e organizar previamente o que cada membro da equipe deve fazer e como cada ferramenta deve ser usada, mitigando prejuízos financeiros a partir de uma rápida tomada de ação.

Ainda está em tempo de elaborar o seu plano de ação para incidentes e treinar a sua equipe para o grande dia.

3 – Redundância de serviços

Em linha com o plano de ação para incidentes entra a redundância de serviços.

Ter um backup das ferramentas que são essenciais para a sua operação é mais uma forma de garantir que imprevistos não atrapalhem a rentabilidade do seu negócio e a experiência de compra dos seus clientes durante essa importante data do varejo.

Entenda quais são os serviços essenciais, que não podem deixar de funcionar, para a sua operação e contrate serviços adicionais para ter backup com provedores secundários em caso de instabilidade do primeiro player.

4 – Promoções

A essa altura do campeonato, é esperado que os preços e as promoções praticados já estejam definidos. Afinal, essa é a parte principal da Black Friday, considerando que a data é conhecida pelos consumidores como uma oportunidade de fazer aquisições com preços promocionais.

No entanto, se o seu negócio tem um modelo que não permite criar promoções arrasadoras ou se você entendeu que não é o momento ideal para a sua loja abaixar preços de forma brusca, uma saída interessante é aproveitar o Pix como um fator promocional. Essa será a estratégia de 62,2% dos lojistas para a Black Friday deste ano, segundo uma pesquisa feita pelo Pagar.me em parceria com o E-commerce Brasil.

Como o Pix tem taxas mais baixas que outros métodos de pagamento, é viável facilitar as compras pelo pagamento instantâneo sem comprometer a margem de lucro do negócio. Outra vantagem é ter o valor líquido da venda em caixa quase que instantaneamente, melhorando a saúde financeira do negócio.

5 – Recuperação de carrinhos abandonados

Uma técnica que ainda está em tempo de ser colocada em prática e que tem ótimos resultados para qualquer modelo de negócio é a recuperação de carrinhos abandonados.

Uma série de motivos pode levar um consumidor a desistir de uma compra após ter selecionado os itens de desejo: distração, valor e prazo do frete, pesquisa de preços, falta de tempo para preencher as informações etc.

Então, mandar uma comunicação lembrando-o da compra é uma estratégia interessante para converter vendas de leads superqualificados, que já demonstraram interesse nos seus produtos. Esse contato pode ser via WhatsApp ou e-mail – o importante é que ele seja assertivo, quebrando objeções de compra e oferecendo uma jornada mais simples para a finalização do pedido.

Um cupom de desconto e a possibilidade de pagar via link de pagamento, com o carrinho já personalizado com os itens esquecidos, são o cenário ideal para recuperar vendas na Black Friday com muito sucesso.

6 – Atenção à gestão de estoque e logística

O tempo já está apertado para fazer novos pedidos de produtos para a sua loja visando à Black Friday. Mas ainda é viável revisitar o seu estoque, atualizar o inventário e buscar novas oportunidades de promoções.

Por exemplo, é possível fazer um combo promocional de um item de grande saída com outro relacionado a ele que esteja encalhado, melhorando o giro de estoque.

O crucial de ter em mente aqui é que, entre as principais reclamações dos consumidores na Black Friday, está a demora na entrega. No ano passado, essa foi a queixa de quase 16% dos brasileiros, de acordo com o Reclame AQUI.

Então, é importante alinhar os prazos de entrega com os seus parceiros logísticos para não prometer uma data que não pode ser cumprida e gerar frustração no cliente.

Também não conte com um estoque inexistente, vendendo o item sem que o seu fornecedor tenha feito a entrega deles para você. Afinal, isso pode gerar uma grande indisposição com os consumidores, levando a problemas para a reputação da marca e pedidos de chargeback.

7 – Site em ritmo de Black Friday

Mesmo que você não tenha preparado uma megaestrutura para a Black Friday, ainda está em tempo de criar uma identidade visual para deixar o seu site com a cara da data. Além de banners e fotos, é bacana colocar uma contagem regressiva para a ocasião, criando um senso de urgência para as suas promoções.

Outra estratégia válida que ainda pode ser executável é a criação de uma aba especial para as ofertas de Black Friday, reunindo em um único lugar os itens que estão em promoção ou todas as oportunidades de desconto que o seu cliente pode aproveitar no site.

Importante: essas são dicas para você colocar em prática para fazer uma Black Friday, mesmo que em cima da hora. No entanto, você, jamais, deve enganar os seus clientes e criar uma Black fraude. Isso é crime.

Extra: de olho na Cyber Monday e no Natal

Na segunda-feira seguinte da Black Friday, dia 27 de novembro, acontece a Cyber Monday. Essa é mais uma oportunidade para criar promoções no seu site e fazer boas vendas. Comece desde já a estudar a data para colocar em prática boas estratégias de vendas no seu site.

E, para garantir que as vendas de Natal não ficarão para cima da hora, vale a pena já começar a se preparar para a ocasião, principalmente pegando aprendizados da Black Friday para aprimorar a sua operação.

Aproveite esta leitura para entender as nuances entre as datas: Black Friday e Natal: quais as diferenças nos hábitos de consumo e como vender em cada data?

Agora é hora de correr contra o tempo e colocar em prática esse checklist para a Black Friday 2023. Boas vendas!

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