O checkout é uma das etapas mais importantes durante o processo de venda em um e-commerce. Em poucas palavras, o checkout é o conjunto de passos para realizar o pagamento de um produto ou serviço online (desde colocar o produto no carrinho até o fechamento da compra). Sem um checkout eficiente, todo o investimento em marketing, pesquisas de usabilidade e captação de leads podem ser perdidos já que é justamente nessa etapa que o cliente decide se vai levar o produto ou não. Por isso cada elemento que o vendedor inserir nesse processo deve ser cuidadosamente pensado e acaba sendo responsável pela desistência do consumidor ou pela venda bem-sucedida.
Além dos fatores relacionados ao comportamento do próprio comprador, como por exemplo o arrependimento e a distração, outros detalhes como número de etapas para a realização do pagamento e a experiência de uso que o vendedor proporciona para seu cliente durante a finalização da compra são fortes impactadores de conversão.
Segundo pesquisas da Forrester Research, checkouts complicados são responsáveis por 11% dos abandonos de carrinhos, enquanto que a obrigatoriedade de apresentar dados (formulários) é responsável por 14% das desistências. Outro item que pode “atrapalhar” a finalização de uma venda é a presença dos intermediadores de pagamento. Se, por um lado, essas empresas trouxeram mais praticidade para os negócios solucionando todas as demandas do lojista – segurança nas transações, oferta de vários meios de pagamento, etc – ao se posicionarem como intermediadores incluíram no processo seu próprio fluxo de checkout e em alguns casos também inseriram etapas desnecessárias como preenchimento de cadastros e abertura de contas.
Como alternativa a essa questão, em 2012 surgiu o conceito de Checkout Transparente. “Já existia o conceito do “Pagamento Direto”, mas nós precisávamos desenvolver uma solução que facilitasse a integração e ao mesmo tempo fizesse o armazenamento seguro e inteligente de dados para viabilizar a compra por um clique. Por isso optamos pela tecnologia JavaScript que é compatível com os módulos ASP, PHP, Java, Ruby, de fácil integração. Outra vantagem que oferecemos para o vendedor ao criar o Checkout Transparente é que o lojista fica automaticamente coberto pelo nosso certificado de segurança do PCI, já que as informações da transação dele vão direto para o nosso servidor. Assim, além do vendedor fornecer total segurança para os compradores não precisa se preocupar em se adequar a essas regras e padrões”, diz Breno Oliveira, um dos desenvolvedores que criaram o Checkout Transparente do Moip.
Para os vendedores, além de ser uma solução de pagamento com foco na conversão de vendas, o Checkout Transparente favorece a experiência de pagamento do cliente. “No Zarpo, implementamos o one-step check-out através do checkout transparente do Moip desde o início da nossa operação. Conseguimos obter uma experiência do usuário avançada em poucas horas sem ter que abrir mão de todo o leque de serviços de pagamento que a solução de pagamentos oferece”, disse Pierre-Eloi Déchery, CEO da plataforma de viagens Zarpo.
Além de otimizar a experiência de pagamento do cliente, já que usando a ferramenta o cliente não é redirecionado para páginas intermediárias, o checkout transparente também permite que o lojista tenha total controle sobre o processo de finalização da venda e customize o checkout de acordo com seu modelo de negócios. Além do checkout transparente, pensar em estratégias para compras regulares como exibir os itens de compra no carrinho, mostrar todas as informações durante a etapa de confirmação, oferecer alternativas de pagamento (mais bandeiras de cartão de crédito, mais bancos para o débito online, etc), previsão de entrega, entre outros, favorecem bons resultados. Pense nisso!