Logo E-Commerce Brasil

China entregou mais de 80 bilhões de encomendas do e-commerce no primeiro semestre

Por: Vivianne Vilela

Diretora de Conteúdo do E-Commerce Brasil

Vivianne Vilela atua como Diretora de Conteúdo, do E-Commerce Brasil há mais de 11 anos. É responsável pela curadoria dos eventos, dentre eles o Fórum E-Commerce Brasil (maior evento de e-commerce das Américas). Passou mais de 7 anos trabalhando em projetos nacionais para promover a inclusão, transformação e expansão no uso da tecnologia dos pequenos negócios no Brasil pelo Sebrae Nacional.

Neste mês de julho, mês sempre especial para nós pois é quando realizamos o Fórum E-Commerce Brasil, o State Post Bureau (agência que regulamenta o serviço postal da China), anunciou que mais de 80 bilhões de encomendas foram entregues na China durante os primeiros seis meses deste ano. Além disso, o marco foi alcançado 59 dias antes do ano passado (praticamente 2 meses antes). A média mensal, até 30 de junho, foi de 13 bilhões de entregas.

Imagens vindas da China impressionam

No final de abril, foi relatado que as encomendas enviadas na China atingiram 50 bilhões em 4 meses (32 dias antes do que em 2023).

Dados da China Federation of Logistics & Purchasing (CFLP) mostram que o valor das mercadorias transportadas no país atingiu 135,3 trilhões de RMB (US 14,72 trilhões), crescendo 5,9% ano a ano (YoY). As entregas em áreas rurais também melhoraram este ano, à medida que as plataformas de comércio eletrônico começaram a competir pelo mercado.

A competição de preços também é acirrada. Em 2023, o preço por entrega caiu 4,1% para 9,15 RMB (1,26 USD).

E os marketplaces continuam sendo o principal impulsionador dos envios. Durante o festival de compras 618 (entre 20 de maio e 16 de junho), 13,77 bilhões de pacotes foram enviados e 13,53 bilhões de entregas foram feitas. Isso marca um crescimento de 20% YoY.