Logo E-Commerce Brasil

Cinco dicas práticas para preparar sua loja para o Dia das Crianças

Por: João Paulo Arraes

CFO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais Magento. Além disso, é especialista em AdWords, Digital Marketing e UX.

O Dia das Crianças é a próxima data sazonal no calendário nacional. Para o e-commerce, é uma grande oportunidade de lucrar. Mas para garantir bons resultados, é preciso se preparar com antecedência. Por isso, se o segmento do seu negócio tem relação com a comemoração, confira algumas dicas para aproveitar toda a potencialidade da ocasião e aumentar suas vendas!

Estoque e logística

Como toda data comemorativa, o Dia das Crianças também pede ainda mais rigorosidade em relação a todo o aparato logístico do e-commerce. A partir de dados anteriores, determine quais produtos terão maior saída na ocasião; aproveite para negociar melhores preços e condições com os fornecedores, assim aumenta a margem a ser trabalhada e garante-se que estes produtos não faltarão em estoque.

Além disso, faça o pedido com antecedência para que haja tempo suficiente para organizar o estoque, cadastrar novos produtos na loja, etc.

É necessário ainda se atentar aos prazos de entrega que, em datas comemorativas, precisam ser ainda mais rigorosos – afinal, qual cliente deseja presentear no dia seguinte da ocasião? Pensando nisso, vale solicitar à empresa que gerencia sua loja virtual para um campo selecionável com a opção “Presente para o Dia das Crianças” no momento do check-out. Assim, o pedido ficará marcado no sistema da loja e receberá toda atenção e cuidado por parte dos colaboradores para que seja processado e despachado em tempo hábil.

Esteja preparado ainda para as trocas e devoluções. Como qualquer outra data sazonal, os pedidos aumentam, mas a utilização do sistema de logística reversa também. Portanto, se a política de troca da sua loja não é suficientemente clara, altere-a. Ressalte os prazos, reforce as regras, os direitos e os deveres das partes nas solicitações deste tipo.

Aposte no visual

Datas comemorativas servem não só para lucrar, mas também para encantar. Aproveite o Dia das Crianças e ofereça, sem custo, como um mimo, o produto já embalado para presente ou acompanhado do embrulho e do laço para que o próprio cliente embrulhe em casa, já que durante todo o processo logístico pode ser que o presente não chegue em tão bom estado.

Ofereça ainda um cartão personalizado para o cliente escrever alguma mensagem para a criança presenteada.
Aposte ainda nos pequenos gestos, incremente a mercadoria com pequenos saquinhos de doces, balas, chicletes, coisas que agradam boa parte das crianças.

Vale ainda direcionar uma “cartinha” para os pais explicando que “a loja também gostaria de parabenizar a criança presenteada pelo seu dia, porque esta é a melhor época da vida e, por isso, está enviando estes doces…”.

Enfim, aqui a criatividade é o limite. Reflita de acordo com seu segmento de atuação e aproveite a data para encantar!

Promoção

Datas comemorativas também são bastante propícias para a realização de promoções e concursos culturais, especialmente nas redes sociais. No entanto, é preciso ficar atento às exigências da Caixa Econômica, que é a instituição que regulamenta estas atividades.

Vale ressaltar que a publicidade direcionada às crianças segue regras bastante particulares e rigorosas (confira as todas as regras e exigências no documento “As leis, a publicidade e as crianças”, da Associação Brasileira de Agências de Publicidade – ABAP).

Mas ainda é possível aproveitar o momento para realizar uma promoção mais simples, com frete grátis para determinadas regiões ou para o país inteiro, por exemplo. Caso não seja possível trabalhar desta forma, vale calcular a margem ideal e colocá-la como padrão, por exemplo, “frete fixo a x reais”.

Categoria específica e segmentação

Para trabalhar melhor o Dia das Crianças, crie uma categoria com todos os produtos que serão relacionados. Desta forma, fica mais cômodo para o cliente, que não precisa acessar a loja e ficar buscando produto por produto.

Outra dica é segmentar as mercadorias de acordo com a indicação de idade. Algumas lojas que já fazem isto são as próprias lojas de brinquedos e roupas infantis, já que os produtos vem de fábrica com a indicação de idade (recém-nascido, 0 a 4 meses, crianças de 0 a 2 anos, 2 a 4 anos, etc.). Assim, a procura fica facilitada para o cliente, que perde menos tempo e pode ser mais objetivo na escolha.

Divulgue

Para potencializar as ações nessa data, aposte na divulgação. Trabalhe com e-mail marketing e não se esqueça das redes sociais, como Facebook e Instagram. As duas costumam ter uma comunidade de pais e mães muito ativa. Mas vale ressaltar que com as recentes mudanças, no caso do Facebook, o alcance orgânico das postagens está cada vez mais limitado. Para melhores resultados, a solução é investir nas publicações impulsionadas, que permitem maior segmentação.

Caso esta não seja uma opção, ou ainda para servir de complemento, é possível trabalhar com a divulgação de ações, promoções e ofertas especiais para o Dia das Crianças nos grupos que tratam sobre temas como infância, maternidade e paternidade, que concentram uma elevada quantidade de pais e familiares.

No Instagram, essa parcela de público também é muito presente e ativa, então vale estender os trabalhos por lá. Para melhores resultados, utilize as hashtags que têm a ver com o produto, público-alvo e o universo infantil em geral. Além disso, assim como no Facebook, é possível impulsionar as publicações para obter resultados ainda melhores.