Se você observar bem, as dúvídas de quem está começando (ou não!) uma loja virtual são quase sempre as mesmas. Envolvem questões de segurança, meios de pagamento, operação logística, enfim, realmente todas as áreas têm muitas questões que são comuns a todo e-lojista, não importa o ramo de atuação nem o tamanho da loja.
Um dos produtos que temos na e-Vision é o Chat Consulting, uma ferramenta rápida (e barata) que oferece orientação com especialistas para dúvidas pontuais. Já imaginou o tanto de perguntas iguais que ela recebe diariamente? Com base nessas perguntas, que são catalogadas desde que a ferramenta começou a funcionar, consegui saber qual é a dúvida campeã. E com mais de 72%, a vencedora é
“Qual é a melhor plataforma de e-commerce para o meu negócio?”
Plataforma! Algo que é a base de todo e-commerce, um dos pilares do seu negócio e precisa, obviamente, ser muito bem pensado! Aliás, quer deixar muito claro aqui que a plataforma é super importante, mas que o mais importante de tudo é a estratégia! Fazer um plano de negócios é o primeiro passo para qualquer projeto digital. Combinado?
Tendo isso em mente, vamos lá responder à pergunta que tantas pessoas querem saber. Bom, claro que não há uma resposta única, muito menos padrão. São vários pontos a serem analisados e é preciso pensar muito antes de fechar qualquer negócio. Inicialmente é preciso avaliar três fatores:
- Quanto foi destinado financeiramente para a plataforma? Só isso já fecha bastante as suas opções.
- Qual é o perfil da sua empresa? Aceita facilmente novas tecnologias? É rápida na tomada de decisões?
- O que o seu concorrente está fazendo? Como é a atuação digital dele?
Vou falar sobre o assunto nesse e no próximo artigo. Agora vamos abordar as plataformas pagas, na semana que vem falaremos das open source (o que não significa que sejam gratuitas).
Plataformas pagas: escolha a sua e saia vendendo!
Bom, depois de ter pensado em sua estratégia e feito o seu plano de negócios, você chegou à conclusão que quer uma plataforma pronta. Para escolher aquela que é ideal para o seu negócio, você deve analisar algumas coisas. Vamos ver:
As expectativas do cliente: uma loja virtual tem que
- Oferecer multiplos meios de pagamento (cartão de crédito, boleto, transferência…)
- Oferecer sistema automático de cálculo de frete
- Possuir um carrinho de compras limpo e sem pontos de fuga (cliente não sabe bem o que é isso, mas percebe quando há algo errado com o carrinho de compras e o abandona!)
- Ter um layout limpo, rápido e de fácil navegação
- Ter boas fotos, com variedade e possibilidade de ampliar para detalhes (zoom)
- Ter (se possível) um sistema de cupom de desconto
Do ponto de vista do lojista: a plataforma têm que ter …
- Ser compatível com a instalação de scripts adicionais, como Google Analytics e Adwords
- Ter otimização para sites de busca, ou código flexível para ser otimizado no futuro
- Ser compatível com soluções de segurança
- Ter uma ferramenta para criar promoções para um canal/parceiro específico
- Ter variedade de relatórios gerenciais de vendas, clientes, retorno por mídia, etc
- Ter um frontend atraente e com identidade com o seu negócio (todo mundo quer uma loja bonita…)
- Ter personalização de URLs ou, no mínimo URLs amigáveis
- Ter a possibiliadade de incluir meta informações (description e keywords)
- Facilidade de administração de categorias de produtos
- E principalmente, ser flexível para receber modificações necessárias conforme a loja for crescendo!
Os empreendedores digitais iniciantes acabam dando preferência a plataformas baratas, mas que ao mesmo tempo são limitadas. Outro dia ouvi de um cliente que tem esse perfil: “Se tivesse conhecimento técnico e uma consultoria que me ajudasse nessa escolha quando comecei, teria optado por fazer um planejamento a longo prazo e começaria com uma plataforma mais completa. A mudança de plataforma no meio do caminho é muito desgastante”.
Por isso, estude se informe e procure por consultorias e empresas especializadas que vão poder transformar o seu know-how do produto em sucesso na Internet.
Entre as plataformas prontas, relacionei dez existentes e seus níveis de preço:
O Pré e Pós Venda também são fatores importantes para escolha de uma plataforma:
Assustou com os custos? Avalie uma plataforma opensource! Sim, hoje são boas robustas e grandes grupos usam esse tipo de plataformas! Vamos falar sobre isso no próximo artigo. Até lá!
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Autora: Solange Oliveira – expert em e-commerce e Diretora de Negócios da e-Vision Consultoria
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