Ao comprar no ambiente virtual, grande parte dos consumidores prefere fazer compras parceladas (41%) em detrimento do crédito à vista (21%), sobretudo no momento de adquirir produtos de ticket médio mais alto. É o que evidencia a pesquisa da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).
Esse cenário tem duas implicações para o empreendedor digital. A primeira é que ele precisa, invariavelmente, oferecer a opção de parcelamento no seu e-commerce. Caso contrário, perderá vendas. E a segunda é que a empresa pode não dispor de recursos líquidos para fazer novos investimentos no seu negócio e pagar as despesas fixas que chegam mês a mês.
Isso porque, ao dividir a venda de um produto em dez ou 12 vezes, o empreendedor vai demorar quase um ano para receber todo o valor da compra. Colocando isso em escala de centenas de produtos, pode ser que ocorra um grande gap no fluxo de caixa.
Mas nem tudo está perdido! Pensando nessa dor do empreendedor digital, o mercado de pagamentos oferece o serviço de adiantamento de vendas, mais conhecido como antecipação de recebíveis.
Se você ainda não tem familiaridade, ou profundidade, com esse tema, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre a antecipação de recebíveis e como esse serviço contribui para um fluxo de caixa mais saudável.
O que é a antecipação de recebíveis?
Similar a uma operação de crédito, a antecipação de recebíveis transforma um valor a receber no futuro (vendas a prazo) em recursos líquidos imediatos. Por esse dinheiro, em tese, já ser do lojista, o procedimento é mais simples e econômico do que recorrer a um empréstimo, por exemplo.
Além do mais, a antecipação não é um recurso utilizado apenas quando um grande volume de dinheiro é necessário. Por uma questão de estratégia e fluxo de caixa, muitos negócios optam pela antecipação de recebíveis automática. Isso significa que, mês a mês, recebem o valor das suas vendas a prazo automaticamente e de maneira perene.
E se engana quem pensa que esse é um serviço utilizado apenas por pequenos negócios em momentos de aperto financeiro. Grandes players do mercado investem na antecipação automática de recebíveis, garantindo capital de giro e fluxo de caixa em seus negócios.
Como funciona?
A antecipação de recebíveis é um serviço que pode ser contratado no modelo automático ou pontual.
Em ambos os casos, é cobrada uma taxa de desconto simples, ou seja, uma taxa mensal que depende da quantidade de dias em que se está antecipando uma determinada parcela. Esse valor pode variar de player para player.
Antecipação automática
A antecipação automática baseia-se no dia de efetivação das transações. Nesse caso, o valor líquido das vendas é recebido X dias após ela ser feita. Quanto mais rápido o lojista quiser receber (em dois, quatro, sete, 30 dias…), mais alta será a taxa, que incide sobre cada parcela, desse serviço.
Vale destacar ainda que, mesmo quando o pagamento é feito em 30 dias, existe uma antecipação. Afinal de contas, o lojista receberá o valor líquido total da compra 30 dias após ela ter sido feita, independentemente do número de parcelas.
Este é o racional do cálculo de uma taxa de antecipação automática:
Valor líquido da parcela x taxa da antecipação x número de dias a antecipar/30 = custo da antecipação de cada parcela
Exemplo prático de antecipação automática
Em um fluxo financeiro de parcelamento padrão, o lojista recebe o valor das suas vendas de acordo com o parcelamento escolhido pelo cliente, com a taxa MDR (taxa do processamento da transação) sendo cobrada a cada parcela.
Agora, imagine que você fez uma venda de R$ 300 dividida em três vezes no cartão no dia 01 de março. No modelo padrão, você receberia a primeira parcela em 30 dias, a segunda em 60 dias e a última, 90 dias após a venda.
Se você fizesse a mesma venda com um modelo de adiantamento automático de 30 dias, por exemplo, tudo mudaria! Nesse caso, você receberia todo o valor líquido da transação 30 dias após a venda. Ou seja, no dia 01 de abril já teria os R$ 300 disponíveis na sua conta, com os devidos descontos da taxa MDR e da taxa de antecipação.
Antecipação pontual
O serviço de antecipação pontual pode ser solicitado de acordo com a necessidade do negócio. Ou seja, pode ser escolhido quando e quanto antecipar, desde que sejam respeitados os limites do percentual antecipável.
Vale destacar ainda que não é possível escolher exatamente qual transação antecipar. Nesse modelo, o adiantamento das vendas é feito por volume transacionado.
Para isso, alguns critérios são avaliados e um percentual desse volume é liberado para adiantamento. A partir disso, é o empreendedor que decide quanto do valor liberado vai realmente antecipar.
Exemplo prático de antecipação pontual
Vamos supor que você tenha feito um mês de venda excepcional, com um valor de R$ 50 mil a mais a receber do que o seu fluxo de caixa padrão, diluído em diversas parcelas e de diferentes compradores, e deseja fazer uma antecipação pontual desse montante para comprar novos produtos para repor o seu estoque.
Ao recorrer à antecipação pontual no meio de pagamento, a empresa entende que um valor seguro a ser antecipável seja de 30% desse montante, ou seja, R$ 15 mil. Você pode optar por tirar esses R$ 15 mil ou qualquer valor abaixo disso.
Então, negociando com o seu fornecedor, a compra para reposição de estoque fica em R$ 10 mil à vista, e você opta por tirar apenas essa quantia para evitar pagar mais taxas do que o necessário.
Impacto da registradora
Desde maio de 2021, quando entraram em vigor as mudanças regulatórias do Registro de Recebíveis estipuladas pelo Banco Central, as empresas de pagamento começaram a se encarregar de registrar todos os recebíveis que passam em suas tecnologias nas empresas registradoras.
A partir disso, caso o empreendedor queira, ele pode autorizar que outros players tenham acesso às suas informações para receber propostas personalizadas de empréstimos e antecipação de recebíveis. No caso da concessão de crédito, os recebíveis são utilizados como garantia.
Essa mudança agrega benefícios para os empreendedores, ao passo que aumenta o seu poder de barganha para encontrar as soluções com melhor custo-benefício para o próprio negócio.
Antes do Registro de Recebíveis, o empreendedor só podia adiantar suas vendas junto à instituição que havia feito o processamento delas.
Benefícios da antecipação de recebíveis
O adiantamento das vendas contribui para que empreendedores evitem empréstimos, financiamentos e, consequentemente, dívidas.
Dessa forma, também há uma economia em relação às taxas. Afinal, em relação a empréstimos e crédito bancário, a antecipação de recebíveis conta com taxas mais baixas e não incide juros.
Por fim, o empreendedor garante um melhor fluxo de caixa. Com uma maior quantia em mãos, é possível fazer melhores investimentos no próprio negócio, com a possibilidade de negociar com fornecedores.
Agora que você já conhece mais detalhes sobre a antecipação de recebíveis, é hora de pensar se vale a pena para o seu negócio contratar esse serviço de maneira automática, garantindo um maior fluxo de caixa, ou pontual, para aqueles momentos mais estratégicos de se ter dinheiro na mão e fazer bons negócios.