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Como aproveitar ao máximo o Omnichannel?

Por: Marcos Nannetti

É Mestre em Administração (FEAD-MG), pós-graduado em Gestão de Pessoas(UFMG) e graduado em Administração(PUC-MG). Diretor executivo e sócio da EAC Software, é professor do curso de Engenharia de Vendas do IETEC. Possui sólida experiência profissional desenvolvida nas áreas comercial, novos negócios, planejamento estratégico e consultoria empresarial as pequenas e médias empresas nas áreas comerciais e de implantação de sistemas gerenciais. Também tem ampla vivencia no desenvolvimento e execução de projetos em empresas na área comercial e participa de diversas entidades de classe. É palestrante convidado em eventos ligados à tecnologia, automação comercial, varejo e vendas.

O Omnichannel foi desenvolvido para encurtar a relação entre online e offline e melhorar a experiência do cliente. Essa estratégia tem como base o uso simultâneo e interligado de diferentes canais de comunicação. Logo, ser omnichannel não é apenas ter vários canais de comunicação, mas também, ter uma sintonia entre eles.

Analisando a etimologia da palavra, encontramos prefixo “omni”, que em Latim significa: de tudo e inteiro. Já “channel”, é uma palavra inglesa que significa canal. Assim, omnichannel refere a algo como “todos os canais”. Basicamente, omnichannel trata-se da unidade em diversos canais de uma marca.

Omnichannel

Entenda como aproveitar o omnichannel para o seu negócio

Em outras palavras, o consumidor sentirá que tudo está interligado, tanto loja física quanto e-commerce. Assim, com a experiência integrada, as vendas podem ser iniciadas e finalizadas em canais diferentes sem ruídos na comunicação.

Leia também: O que é omnichannel e como seu e-commerce pode se favorecer dele?

Imagine estar na loja física e conseguir verificar a disponibilidade do produto que deseja pelo app. Do mesmo modo, comprar no site e retirar na loja. Parece incrível, certo?! Com o Omnichannel isso é possível!

Inclusive, existem diversas outras possibilidades, portanto, vale a pena saber como aproveitar ao máximo o Omnichannel. Pensando nisso, selecionamos desde as principais vantagens até como conseguir aplicar essa estratégia em seu negócio. Vamos lá?!

Principais vantagens do Omnichannel

1. Melhora na logística e atendimento ao cliente 

O Omnichannel permite visualizar todas as encomendas de forma unificada em uma rede de distribuição. Isso inclui:

  • fornecedores;
  • lojas de varejo;
  • centros de atendimento;
  • pedidos que estão em trânsito, e muito mais.

Tendo essas informações em mãos, fica mais simples para a sua empresa:

  • reduzir os custos das entregas e do controle de estoque;
  • produzir relatórios e análises mais objetivas e assertivas;
  • fidelizar clientes com respostas mais ágeis; e
  • ampliar o número de entregas pontuais.

2. Ampliação da marca

Ao adotar uma operação omnichannel se conquista uma percepção positiva para a marca. Afinal, ela passa a transitar em diferentes canais, nutrindo e convertendo o consumidor por vias distintas. Isso, por sua vez, também aumenta a visibilidade dos produtos e a credibilidade perante o mercado.
Para tanto, os clientes se tornam fiéis com as boas experiências que tiveram. Assim, a empresa que é omnichannel tem maior capacidade de fidelização devido a relevância das possibilidades que viabiliza.

Como aplicar e aproveitar ao máximo o Omnichannel?

1. Tecnologia adequada

Para ocorrer a integração de pedidos e informações é fundamental contar com a tecnologia. Nesse sentido, se faz necessário contar com um software de integração omnichannel.

2. Comunicação alinhada

Para que o consumidor não note diferença entre online e off-line, diversos aspectos da sua marca deverão estar bem alinhados. Vale destacar que a identidade visual e a comunicação são muito importantes, por isso não devem possuir contradições.

Treine a sua equipe para definir padrões cujo o formato funcione em todos os canais. Isto é, independentemente da origem ou da abordagem – dúvidas, sugestões, reclamações ou elogios, alinhe a sua comunicação.

Nesse sentido, além de beneficiar na memorização do consumidor, isso evita experiências ruins por posicionamentos que não correspondam com a estratégia.

3. Fiscalização do desempenho

Assim, não adianta criar todo um sistema omnichannel se ele possui falhas na experiência do consumidor ou na sua administração. Portanto, compreenda que a fiscalização e o alinhamento contínuo devem ser um dos pilares para que a estratégia dê certo.

Por fim, agora que você sabe como aproveitar ao máximo o Omnichannel, extraia todo o potencial do seu negócio. Esperamos ter lhe ajudado nesse processo de transformação.