Recentemente, realizamos um importante debate com Greg Gifford, COO da SearchLab e um dos maiores especialistas em SEO local do mundo, sendo um dos palestrantes mais requisitados em grandes eventos da indústria do SEO e marketing digital do planeta. Ele já foi keynote speaker no SMX Munich, no State of Search, no UnGagged Las Vegas e UnGagged London.
A ideia de estabelecer uma parceria com Greg teve início no ano passado, com o objetivo de aplicar em nossos clientes o que há de mais atual em SEO local. Queríamos ir além do conhecimento adquirido através de leituras de artigos e estudos e ter, ao nosso lado, um profissional técnico de altíssimo nível, que nos ajudasse a aumentar o nosso conhecimento e, consequentemente, melhorar os resultados.
Para celebrar a parceria, realizamos um webinar no qual o Greg nos trouxe inúmeras dicas e exemplos de como transformar o Google Perfil de Empresas em uma poderosa ferramenta de atração e conversão de clientes, do online para o offline.
O uso correto do Google Perfil de Empresas, por varejistas e prestadores de serviço, nunca foi tão crucial para o sucesso dos negócios. Entender as minúcias da ferramenta, tanto para aumentar a visibilidade quanto a conversão, pode fazer uma grande diferença. Dessa forma, a partir das discussões que tivemos no webinar, trago alguns pontos que considero essenciais para que profissionais de marketing de grandes redes de lojas físicas melhorem os seus resultados.
Importância do Google Perfil de Empresas no aumento de fluxo de clientes
Greg explicou que existem dois grandes objetivos ao atuar com a ferramenta: aumento de visibilidade e aumento de conversões. O aumento de visibilidade está diretamente ligado às otimizações dos perfis, como nome do negócio, categoria, descritivo, fotos, palavras-chave, informações de horários, entre outros. Ou seja, tudo aquilo que está presente no perfil da loja no GBP.
Já o aumento das conversões de “pedidos de rota”, “acessos ao site” e “ligações” está ligado diretamente à reputação das lojas. Quanto melhor for a reputação, isto é, quanto melhor for a nota, maior for a quantidade de reviews e quanto mais a loja responder e interagir com seus clientes, mais clientes irão confiar nela e, consequentemente, optar por ela.
Com o perfil criado, ele não se torna apenas um cartão de visitas digital, mas sim a porta de entrada para potenciais clientes. Ter um perfil bem otimizado pode significar a diferença entre ser encontrado ou ignorado na busca local. Globalmente, o brasileiro é considerado o líder mundial em buscas locais. Conforme a conferência Secrets of Local Search, feita pelo Google, 46% das buscas feitas no Google têm intenção de compra local, sendo que 76% das pessoas visitam a loja em até 24 horas.
Informações corretas ajudam a aumentar a visibilidade do perfil
Engana-se quem pensa que apenas criar o perfil da sua empresa no Google irá trazer resultados automáticos. Escolher a categoria primária correta e incluir uma palavra-chave relevante no nome do seu negócio são ações fundamentais e podem aumentar drasticamente sua visibilidade.
Nesse sentido, é bom lembrar as quatro informações principais do seu perfil e melhorá-las. São elas: nome do negócio, categoria de negócio, fotos e serviços. Para a primeira, a recomendação é que você utilize uma palavra-chave relevante junto ao nome da marca, seguido de um hífen e da região em que o negócio está situado, como o bairro ou uma avenida importante da cidade. Vale destacar, porém, que esse ajuste é mais efetivo para pequenos negócios locais que concorrem com vários players em uma mesma cidade do que para grandes redes que possuem marcas mais conhecidas.
Para o Google indexar o seu negócio nos resultados das buscas locais, a escolha da categoria principal é o item mais importante. Além dela, Greg recomenda adicionar, no máximo, até cinco categorias secundárias. A ideia é que quanto menos categorias secundárias, maior é a chance de o Google indexar o seu negócio nos resultados.
Além de dados inseridos de forma correta, as fotos são uma ótima maneira de atrair visualmente os clientes, mostrando o que eles podem esperar do seu negócio. Imagens com alta qualidade e bem produzidas podem influenciar significativamente a decisão do cliente, aumentando as conversões e melhorando a visibilidade da empresa nos resultados de busca. Outro ponto importante é evitar fotos de fachadas: tire fotos que privilegiam o interior dos seus negócios e expressem a experiência do cliente dentro das suas lojas.
Com relação às informações de serviços, a recomendação é manter atualizados os principais serviços que o seu negócio oferece, pois eles têm um grande impacto no algoritmo de buscas locais do Google.
Gerenciamento da reputação
Outro ensinamento fundamental discutido no webinar foi sobre como gerenciar os reviews para aumentar as conversões de “pedidos de rota”, “ligações” e “acessos ao site”, que estão relacionadas com a reputação online dos locais.
O número e a qualidade das avaliações são importantes, mas a frequência com que você as recebe também desempenha um papel crucial. Negócios com avaliações recentes e respostas ativas tendem a ser percebidos como mais confiáveis e atuais. Dessa forma, garanta que os seus locais recebam avaliações todos os dias, principalmente positivos, pois negócios que não recebem avaliações há muito tempo podem parecer pouco confiáveis – e o Google considera a quantidade de avaliações e a frequência em relação à sua concorrência.
Por isso, lembre-se de que é preciso interagir com seu perfil: responder a perguntas, atualizar informações e promover novidades são práticas que mantêm seu perfil dinâmico e atraente. Responder os reviews é crucial para aumentar as conversões, principalmente os negativos, que são os mais lidos pelos usuários do Google quando estão escolhendo um negócio local. Quanto mais reviews o seu negócio responder e quanto mais personalizada e correta forem as respostas, mais clientes vão confiar no seu local e se dirigir até ele.
Além dos reviews, é necessário prestar atenção nas postagens e em sua página. As postagens nos perfis do Google funcionam como anúncios gratuitos e devem ser tratadas com o mesmo cuidado que os anúncios pagos. Isso também acontece para o seu site: tenha uma página otimizada para cada uma das suas lojas, com links para os perfis dos locais no Google Maps. Assim, as suas lojas serão mais visualizadas e as conversões vão aumentar.
Em suma, a utilização do Google Perfil de Empresas, aliada a estratégias de SEO local, pode ser um diferencial significativo para negócios que buscam atrair mais clientes e se destacar no mercado. O Google Perfil é a principal, mais eficiente e barata ferramenta que existe de aquisição de clientes para negócios locais, do maior ao menor.