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Como fazer um monitoramento ativo de seus e-commerces

Por: Valeria Lima

Innovation Studio Manager

Mãe do Rafael e do Guilherme, casada com Paulo há 35 anos e apaixonada por dança. Formada em Administração de Empresas e especialização em TI, Valéria possui mais de 35 de experiência em tecnologia liderando times de desenvolvimento de sistemas em grandes empresas como Unibanco, Banco Multiplic, BCN e Bradesco e Raiadrogasil. Na RD por 23 anos, foi responsável por liderar equipes e projetos estratégicos. Dentre as principais iniciativas, podemos destacar sua participação nos temas de tecnologia que envolveram a Fusão entre Drogasil e Raia, a construção das plataformas Univers, OMS e e-Commerce Magento. Além disso, liderou o projeto de incorporação do site Onofre no Adobe Commerce e contribuíu para os avanços no processo de Transformação Digital. Até 2022 liderava o time de Sustentação e Engenharia de Software da Plataforma e-Commerce do Digital. Em 2022 iniciou nova jornada na Webjump na posição Delivery Manager contribuindo com grandes empresas no processo de Inovação e transformação digital. Atualmente está na posição de Innovation Studio Manager, na liderança do Studio Content & Commerce, que tem na estrutura Developer, Quality Assurence, Solution e DevSecOps Este Studio tem a responsabilidade de capacitar profissionais para realizar entregas sustentáveis, inovadoras e seguras.

No mundo dos e-commerces, ter uma aplicação rodando em alta performance 100% do tempo é de extrema importância, pois cada imprevisto pode gerar impactos negativos tanto financeiros como de experiência dos clientes. É de extrema importância prever possíveis problemas, para ser proativo ao invés de reativos nas resoluções.

Ter uma aplicação rodando em alta performance 100% do tempo é de extrema importância, pois cada imprevisto pode gerar impactos negativos tanto financeiros como de experiência dos clientes.

Pensando nisso, crie um índice que compila um conjunto de métricas que visam garantir a saúde técnica da aplicação e são monitoradas periodicamente permitindo que você atue preventivamente.

Índice de monitoramento – como aplicar

Para garantir um desempenho otimizado e uma operação contínua das aplicações, é necessário empregar uma variedade de ferramentas especializadas. Por isso, busque manter a versão mais recente das ferramentas de gestão de e-commerce, aproveitando seus recursos avançados. Para isso, as atualizações de segurança se tornam algo essencial. Além disso, integrar os ambientes com o módulo proprietário de boas práticas, personalizando e otimizando o sistema de acordo com as necessidades específicas da operação de cada cliente, é o primeiro passo para garantir o monitoramento ativo do seu e-commerce.

Quando falamos de análises estáticas de código e identificação de áreas de melhoria, uma das formas de garantir a eficácia é confiar nas métricas fornecidas por ferramentas como Sonar Loud, que acaba por se tornar parte integrante da esteira de desenvolvimento em que trabalhamos. Paralelamente a isso, é importante monitorar em tempo real o desempenho da aplicação utilizando um APM, bem como o acompanhar algumas métricas, como New Relic App Server e New Relic End User, enquanto se avalia o tempo de resposta do servidor e da interação do usuário final. Somado a isso, utilizar o New Relic para identificar e investigar consultas lentas (Slow Queries) no banco de dados pode ser um diferencial.

Em conjunto com as métricas do New Relic, outra boa prática é acompanhar as notas de Core Web Vitals, utilizando o PageSpeed Insights para garantir os padrões de experiência trazidos pelo Google. Na parte funcional da plataforma, acompanhe alertas sobre o status da automatização de testes de qualidade realizados, monitorando que novas funcionalidades não prejudiquem outros cenários de teste da aplicação. Por fim, acompanhe os alertas fornecidos pela plataforma através de relatórios exclusivo dela que notificam sobre uma série de parâmetros estabelecidos por ela.

Cada métrica possui valores de meta nos quais se pode observar se estão dentro dos padrões ou se é necessário criar demandas dentro dos squads para serem e corrigidas o mais rápido possível.

Esses relatórios são atualizados e disponibilizados semanalmente para os clientes, garantindo a transparência das métricas e mantendo-os informados sobre os pontos de melhorias necessárias para sua plataforma.

Conclusão

As rotinas de manutenção contínua das plataformas utilizadas para trabalhar desempenham um papel fundamental. Isso porque dotar e aprimorar constantemente essas métricas, tanto em termos de ferramentas quanto de métricas, fortalecem a capacidade de manter as aplicações em seu melhor estado operacional, o que contribui de forma proativa e estratégica na evolução técnica da plataforma.

Por isso o monitoramento ativo das aplicações é a melhor estratégia para evitar imprevistos, garantir um desempenho consistente e identificar oportunidades de aprimoramento das plataformas. Ao permanecer dedicados a essa abordagem, fornecemos uma experiência excepcional aos nossos clientes e em mantendo os serviços na vanguarda do mercado.