O mercado online guarda uma imensidão de produtos e serviços, e é comum que muitas pessoas vislumbrem encontrar nele uma fonte de renda também. Afinal, o e-commerce só cresce e seu mercado fatura alto: a projeção para 2023, da ABComm Forecast, é de que mais de R$ 180 bilhões sejam faturados somente no mercado brasileiro. Esses valores expressivos chamam a atenção de quem busca uma oportunidade de se lançar nesse ramo tão promissor.
No entanto, pode ser difícil para quem está começando saber exatamente qual a necessidade de um público tão diverso. Embora qualquer produto tenha potencial para ser vendido, é importante dar um primeiro passo consistente. Seja pelo fator do investimento, pois há quem tenha pouco dinheiro no início, seja pelo fator anímico, a escolha do produto é fundamental para o sucesso do negócio.
Infoprodutos
Uma alternativa, porém, tem se destacado para quem se encontra nesse deserto de ideias. Os infoprodutos são uma espécie de produto digital que pode ter sua licença de uso adquirida sem que haja a necessidade de o empreendedor pensar algo inovador do zero. Através da aquisição dos direitos desse produto, geralmente a um custo de investimento mais baixo, tem-se o direito de revendê-lo e, assim, poder lucrar de vez com o e-commerce.
Essa aquisição é chamada de licenciamento de produtos digitais, e logo se tornou uma estratégia muito rentável. Quem adquire algum produto dessa forma obtém direito sobre a ideia e sua comercialização, ainda que de forma temporária, e seu trabalho é desenvolver estratégias de marketing para sua divulgação e, por fim, vender e lucrar.
Há diversos portais especializados em oferecer licenciamento de produtos digitais – eles podem ser cursos, por exemplo. No entanto, para quem está começando, o mais importante é conhecer se o produto é de fato passível de ter uma licença nos moldes daquela que permita a total liberdade de venda. Afinal, existem vários tipos de direitos que incidem sobre a propriedade intelectual e de distribuição de obras e produtos, e é importante conhecê-los.
Tipos de licença
Entre as licenças mais conhecidas está a de direitos autorais. Nessa modalidade, o autor ou criador é a única pessoa que possui direito sobre o uso e a distribuição do material. Seu uso por terceiros, o que inclui utilização da imagem e principalmente lucro sobre a venda, só é possível através de uma autorização expressa. Caso contrário, comete-se crime previsto no Código Penal.
Outro tipo de direito autoral é o DRM, ou Digital Rights Management, comumente traduzido para gestão de direitos digitais. Esse tipo de licenciamento traz uma tecnologia capaz de proteger as obras no ambiente virtual, uma espécie de adaptação dos direitos autorais para a web. É mais encontrado em softwares, músicas e até mesmo autorias de texto, e visa limitar o acesso ao produto digital.
Outros tipos de licença são mais abertas ao uso. É o caso da Copyleft, que não requer nenhum tipo de autorização para o uso, mas apenas que o autor original seja reconhecido pela criação, independentemente de quantas modificações ela venha a receber. É dela que deriva uma das mais famosas licenças, a Creative Commons.
A CC, ou Creative Commons, é uma licença que permite o livre uso do produto ou da obra. A sua peculiaridade fica por conta da limitação que impõe à quantidade de distribuição ou de uso, em que o criador pode estipular como quer que sua obra seja usada. Uma das licenças mais famosas da web, permite o compartilhamento de várias obras gratuitamente com o intuito de impulsionar o desenvolvimento digital sem custo.
Por fim, existem os PLRs, ou Private Label Rights. Traduzido livremente para “Direitos Privados de Marca”, esse tipo de licenciamento permite que um produto possa ser livremente modificado, usado e distribuído, já que, uma vez adquirido, o comprador tem total direito sobre o produto ou a obra, inclusive podendo tomar para si a autoria.
Este último é o que torna possível o licenciamento de produtos digitais em toda a sua potencialidade. Sabendo o que é PLR e adquirindo integralmente um produto, ele pode ser explorado de diversas formas, de maneira mais barata e livre.
Definindo em qual nicho de produto se pretende investir e em qual plataforma vender, abre-se um caminho completamente novo e promissor para o empreendedorismo digital.