Construir um e-commerce com uma UX fantástica e abastecê-lo com ótimos produtos não é o suficiente para aumentar suas vendas e conquistar mais clientes neste mercado altamente competitivo. Sua empresa precisa também aprimorar suas habilidades de marketing online e geração de provas sociais.
O que é prova social?
A prova social refere-se a um fenômeno psicológico onde as pessoas acreditam e agem de acordo com as ações das massas, pois assumem a ação do público como um comportamento correto.
Muitos especialistas de marketing aproveitam o poder da prova social para otimizar suas vendas e atrair mais clientes em potencial. Uma das formas mais comuns de gerar prova social é incentivar os clientes a avaliarem o produto ou serviço da empresa em seu site ou perfis de redes sociais.
Um dos maiores benefícios das avaliações de clientes é que elas — se positivas — compelem fortemente para que os consumidores potenciais se tornem clientes da marca mas, por outro lado, se estas avaliações são negativas, também podem virar as costas para ela.
Talvez um dos maiores exemplos da importância de boas avaliações é a Amazon que se vale da confiança dos consumidores nas análises de produtos e é um fator crítico para o sucesso da empresa.
Para ilustrar a importância extrema de uma boa avaliação, vale apontar uma recente pesquisa divulgada pela Press Ganey (A pesquisa foi realizada em setembro de 2021 com 1.140 adultos nos EUA) sobre o setor de saúde e o impacto do mesmo com avaliações online esmiuçada pelo eMarketer. Afinal, a escolha de médicos é super sensível né? E contudo, segundo a Press Ganey, 51% dos entrevistados disseram que usaram a internet para encontrar e selecionar um novo prestador de cuidados primários.
Mas os dados da pesquisa vão além:
59% dos adultos dos EUA disseram que uma classificação média de quatro estrelas ou superior foi influente em sua escolha de fornecedores;
Na verdade, 84% dos entrevistados não veriam um provedor de saúde ao qual foram encaminhados se o provedor fosse classificado com menos de quatro estrelas;
Ao comprar produtos de saúde, os consumidores pesam uma média de 5,5 avaliações e visitam três sites diferentes antes de tomar uma decisão;
A credibilidade das avaliações também é importante: 68% disseram que a qualidade das avaliações foi um fator chave na escolha de um médico;
Dessa forma, percebemos como é imperativo incentivar seus clientes atuais a deixar uma boa avaliação para promovê-lo em diferentes canais para gerar credibilidade (prova social) para o seu negócio.
Estratégias para promover avaliações positivas de clientes
Crie espaços diferentes para deixar comentários
A internet se tornou um vasto espaço para os usuários explorarem. No entanto, o site ou loja da sua empresa não deve ser o único lugar onde uma pessoa fica sabendo sobre seus produtos. Se você deseja atrair mais clientes em potencial, forneça várias plataformas para seus clientes existentes compartilharem.
Certifique-se de que sua marca esteja sendo discutida em diferentes plataformas e que mais pessoas possam aprender sobre você.
Facilite o processo
O que você faria se um restaurante superasse sua expectativa, entrega-se um super almoço e em tempo recorde à sua casa? Você entraria em contato imediatamente para elogiar a qualidade da comida ou ainda a velocidade do serviço de entrega? Provavelmente não. Por isso, infelizmente, a construção de uma avaliação positiva é mais difícil de acontecer do que a avaliação de uma má experiência (onde o consumidor está focado em resolver um problema ou deixar claro para a empresa e outros que algo está errado).
Dessa forma, você precisa tornar mais fácil para seus clientes satisfeitos fornecerem uma avaliação positiva. Uma maneira simples e eficaz é anexar o link à sua página de avaliação ou a qualquer outra plataforma com este fim. Também é possível incluir no ciclo de comunicação do usuário uma rápida pesquisa a cada pedido.
Ofereça incentivo para escrever revisões
O tempo de seus clientes é precioso e eles normalmente não visitam seu site só para deixar uma avaliação. Portanto, se você quiser que eles fiquem e avaliem seus produtos, você pode criar um bom motivo para retê-los.
Oferecer incentivos em troca de suas avaliações é uma boa maneira de ganhar aderência. Dessa forma, os clientes que não têm a intenção de deixar uma avaliação estarão mais propensos a fornecer uma avaliação honesta de seus produtos e serviços para aproveitar os incentivos oferecidos em seu site.
Responder a comentários
Quando um cliente teve a gentileza de tirar alguns minutos do seu tempo para revisar sua marca, certifique-se de reconhecer isso. Quando os clientes compartilham suas avaliações, tanto positivas quanto negativas, eles querem que sejam lidos pela marca e pelos outros consumidores potenciais.
Sempre responda aos seus clientes. Por exemplo, se o cliente elogiou seus produtos ou amou seu serviço de entrega rápida, estenda sua gratidão. Um pequeno reconhecimento ou um simples agradecimento faz com que o cliente se sinta valorizado e o incentiva a deixar mais avaliações à medida que são notadas e respondidas pela marca.
Faça o mesmo com os clientes que estão um pouco decepcionados com seus produtos e serviços. Responda cuidadosamente às críticas negativas. Se o cliente tiver reclamações sobre os produtos, forneça a ele uma solução viável. Ao ajudar o cliente, você pode fazê-lo mudar sua avaliação negativa em positiva.
Treine seu time
Treine o time responsável pelo atendimento a pedir educada e profissionalmente aos clientes que deixem uma avaliação de sua experiência de compra. Além disso, o time pode orientar os clientes sobre a plataforma para deixar uma avaliação para o negócio ou ainda resolver uma questão, antes de virar um problema.
Use imagens
É possível que usuários não confiem nas avaliações online. Para tornar suas avaliações mais confiáveis, anexe fotos e o nome do avaliador.
Olhar para o nome e a foto do cliente com avaliações cria credibilidade e faz com que a avaliação pareça autêntica e não falsa.
Incentive storytelling
Quando um cliente descreve sua experiência em detalhes, como a data e o dia de sua visita, os sabores que pediu, o serviço prestado e o ambiente geral, isso ajuda os clientes em potencial a entender e aprender mais sobre o negócio.
Realize concursos de mídia social para incentivar seus clientes a compartilhar suas histórias. Peça aos seus clientes que usem as hashtags da sua empresa e postem suas histórias com seu produto ou serviço, e tenha a chance de ganhar presentes incríveis.
Quanto mais comentários e depoimentos, mais confiável e credível o negócio aparece para o público-alvo. Avaliações ajudam os clientes em potencial a confiar na marca e se tornar seu cliente. Lembre-se de que seus clientes podem não estar interessados em deixar uma avaliação, por isso, peça.