Já se deparou com situações em que você precisou escolher um fornecedor, uma loja ou um serviço por conta própria, sem recomendação? Qual foi seu critério à primeira vista? Provavelmente foi o perfil, o site ou a página que te passou mais confiança. Mas como isso ocorre? Como fazer com que um site passe mais confiança do que outro?
Segundo os princípios da linguagem visual, quando acessamos uma página, a primeira coisa na qual reparamos é o visual dela, e depois o conteúdo em questão. Isso também se aplica, por exemplo, a imagens em um cardápio. A foto que parece mais interessante nos chama a atenção e depois é que prosseguimos a leitura do que contém no prato.
O mesmo ocorre com o design visual de marcas – aquele que se destaca, que parece mais trabalhado, mais profissional, geralmente é o que atrai nossa atenção e desperta nossa curiosidade e confiança. Veja o exemplo de duas docerias – fictícias – abaixo:
Se alguém procura por uma doceria e se depara com essas duas opções como resultado, as chances de clicar na primeira são muito maiores do que de clicar na segunda. Isso ocorre porque o logotipo da primeira parece feito por um profissional habilitado, parece mais trabalhado – logo, mais profissional -, enquanto que a segunda passa a impressão de algo amador, feito às pressas e sem muita atenção.
É quase como se nosso cérebro fizesse uma analogia de que uma identidade visual mais profissional equivale a um produto ou serviço mais profissional também, enquanto que a identidade mais descuidada equivale a um produto/serviço igualmente descuidado. É importante salientar que não necessariamente isso é verdade, mas é a impressão que é passada para o subconsciente do público. Portanto, podemos dizer que uma identidade visual elaborada impacta diretamente a visão que o consumidor terá sobre a marca.
Principais pontos de atenção para uma boa presença digital
Além da identidade da própria marca, outros itens colaboram para uma primeira boa impressão, são eles: layout do site, organização do conteúdo, tom de voz da marca, banners, anúncios, foto de capa, posts em redes sociais etc.
Não esqueça de que sua presença digital é o seu cartão de visita, pois muitas vezes é o primeiro contato do consumidor com a sua empresa, principalmente se ela foi encontrada através de busca orgânica, e não por recomendação de outros consumidores. Sabendo disso, busque profissionais que possam auxiliar nessa etapa e não subestime o potencial de uma identidade visual consistente.
Quando o âmbito visual é o principal ponto de atenção (como em sites, páginas e perfis de redes sociais), é imprescindível utilizar o design visual a seu favor para transmitir seus valores de forma clara e concisa através de uma boa organização de elementos, logotipo elaborado e layout organizado.
Lembre-se: design também é experiência, e é importante que o consumidor tenha uma ótima primeira experiência com a sua marca para gerar confiabilidade no seu produto/serviço. Portanto, conte com o design visual como um forte aliado nesse processo e potencialize sua presença digital, tornando sua marca mais forte e confiável para seus consumidores.
Referências:
– Sintaxe da Linguagem Visual, Martins Fontes.
– Arte e percepção visual: Uma psicologia da visão criadora, Rudolf Arnheim.