As datas comemorativas sempre geram uma grande expectativa por parte dos consumidores. Por isso, são sempre excelentes oportunidades para que as empresas varejistas aumentem suas vendas. Não à toa, o maior faturamento das empresas ocorre em datas como Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday e Natal.
Mas com o consumidor cada vez mais exigente, para que as empresas tenham sucesso nessas datas precisam que o cliente esteja no foco central do seu negócio. Afinal, hoje a experiência que um cliente recebe é um fator determinante para sua satisfação. Nesse sentido, ter um negócio omnichannel é um passo fundamental para conquistar esse cliente, e obter sucesso com as datas comemorativas. Quer saber mais sobre o assunto, e entenda como essa estratégia contribui para que as marcas aumentem seu faturamento? Então continue conosco, pois é sobre isso que falaremos nesse post.
O que é ser omnichannel?
Antes de explicar como o omnichannel ajuda o varejo a turbinar as vendas em datas comemorativas, é fundamental entender exatamente o que representa essa estratégia. Omnichannel é um artifício que tem ganhando cada vez mais importância e popularidade no mercado. Isso porque se baseia na integração de todos os sistemas utilizados por uma empresa em suas jornadas de venda.
Ou seja, é uma ferramenta que as empresas utilizam para fazer com que o consumidor tenha uma experiência única, independente do canal que ele esteja inserido. Em outras palavras, posso dizer que omnichannel nada mais é do que um modelo de negócio que faz uso intensivo de tecnologias — tudo para garantir uma jornada de compra integrada de diferentes canais de venda.
Essa estratégia é hoje fundamental para uma empresa ter sucesso. Afinal, os consumidores cada dia mais estão presente em diferentes canais simultaneamente. Para se ter ideia, segundo o Google, 83% dos americanos que visitam lojas físicas começam suas jornadas de compra com buscas online.
Portanto, investir nessa estratégia é um passo fundamental para conquistar a lealdade de um consumidor. Isso porque os consumidores que percebem uma experiência diferente do online para o físico aumentam sua frustração e podem acabar desistindo de fazer negócio com aquela marca.
Como essa estratégia ajuda em datas comemorativas?
Entendido o que é omnichannel, chegou a hora de abordarmos como essa estratégia contribui para que as empresas aumentem suas vendas nas datas comemorativas. E isso tem relação direta com a experiência que o consumidor espera receber nos dias atuais.
Primeiramente, é preciso ter em mente que a base do varejo omnichannel é dar foco ao cliente, colocando o consumidor no centro da estratégia do negócio. Embora isso pareça um clichê, a realidade é que ser customer centric exige uma mudança cultural importante e transformações em processos para que as lojas consigam atender melhor aos clientes. Portanto, é um passo fundamental para sua empresa ter sucesso nos dias atuais e consiga atender às expectativas dos consumidores.
Além disso, o volume de compras em períodos comemorativos é muito maior do que em datas normais. Por isso, oferecer uma experiência positiva que atenda os anseios dos consumidores contribui diretamente para angariar mais resultados.
Um grande exemplo disso tem a ver com os processos de logística que as empresas oferecem nessas datas. Sabemos que em períodos onde há uma maior procura por parte dos consumidores é comum que as empresas cometam algumas falhas. Aqui, destaco atrasos na entrega, problemas no estoque e outras adversidades nos processos de logística (que prejudicam a experiência do seu cliente).
Antecipação aos problemas
Com o omnichannel essas falhas são reduzidas. Afinal, você terá todos os sistemas integrados, com uma visão completa de tudo que acontece no seu estoque. Ou seja, pode se antecipar a possíveis falhas e oferecer processos de logística muito mais eficientes.
E não é só isso: fazendo uso do omnichannel você pode adotar diferentes estratégias para aperfeiçoar sua entrega, garantindo muito mais comodidade para o consumidor. É o caso, por exemplo, da possibilidade de adotar o Ship From Store, que permite utilizar o estoque de sua loja para atender aos pedidos vindos de qualquer canal.
Outra vantagem do omnichannel é a possibilidade de permitir que um consumidor realize uma compra em um canal digital e retire esse pedido em uma loja física. Ao utilizar essa facilidade, clientes que compram online e optam por retirar o produto na loja física economizam no frete, têm o produto mais rapidamente em mãos e ainda têm a vivência de loja, podendo fazer novas aquisições no momento de retirada.
Como vimos, integrar seus pontos de venda é uma necessidade do consumidor moderno. Os clientes gostam de pesquisar produtos online, mesmo quando têm a intenção de comprar na loja física. Para eles, omnichannel é o normal e varejistas que não estiverem preparados perdem espaço na preferência do público.