Para aumentar suas vendas, você normalmente investe ações de marketing para gerar mais tráfego para a sua loja virtual Magento?
Pois esta é a maneira mais preguiçosa e cara de aumentar as vendas.
Investir em anúncios, email marketing e outras ações para gerar tráfego é muito fácil: você investe X e sabe que terá um retorno Y.
Qual o grande problema? Seus resultados são de curto prazo e requerem investimento permanente.
Se você reduz o investimento, automaticamente reduzirá as vendas.
Não que não funcione, mas fazendo somente isso, você correrá eternamente atrás do próprio rabo.
Quer um investimento que traga resultados duradouros?
Otimizar sua loja Magento é a melhor forma de
colher resultados permanentes em troca de um investimento pontual.
Exemplo
Visualize este cenário hipotético em que você possui um orçamento de R$1.000/mês dedicado a gerar tráfegflao para sua loja virtual com anúncios online:
Orçamento publicidade | Custo por clique (CPC) | Visitantes | Taxa de conversão | Novos clientes | Custo por novo cliente |
R$ 1.000 | R$ 1 | 1.000 | 2% | 20 | R$ 50 |
Se você utilizar a estratégia de investir mais em publicidade para obter mais clientes e duplicar seu investimento, você terá:
Orçamento publicidade | Custo por clique (CPC) | Visitantes | Taxa de conversão | Novos clientes | Custo por novo cliente |
R$ 2.000 | R$ 1 | 2.000 | 2% | 40 | R$ 50 |
Repare que o custo para adquirir um novo cliente permanece o mesmo e o
resultado é bastante previsível: dobra o orçamento, dobra o resultado.
Por isso, essa é a forma mais fácil, mas também a mais PREGUIÇOSA de trazer novos clientes.
Veja o que acontece se investirmos parte do orçamento em otimização.
Mês | Orçamento publicidade | Orçamento otimização | CPC | Visitantes | Taxa de conversão | Novos clientes | Custo novo cliente |
1 | R$ 800 | R$ 100 | R$ 1 | 900 | 2,5% | 22,5 | R$44,4 |
2 | R$ 1.800 | R$ 200 | R$ 1 | 1.800 | 2,75% | 49,5 | R$40,4 |
3 | R$ 1.800 | R$ 0 | R$ 1 | 2.000 | 2,75% | 55 | R$36,3 |
O que vemos acima é que atraímos menos visitantes mas, por outro lado,
obtivemos mais clientes e reduzimos o custo por novo cliente.
Além disso, quando eliminamos o investimento em otimização no mês 3, os resultados das otimizações realizadas nos meses anteriores permanecem.
Estamos falando de uma taxa de conversão maior e um custo menor por novo cliente que impactará todos os seus investimentos em tráfego daqui por diante.
Há diferentes formas de investir em otimização, mas a principal delas é otimizar o checkout da sua loja virtual, que é a etapa mais crítica de todo o processo de compra.
Lojas virtuais Magento que investem com inteligência dedicaram parte de seus orçamentos na otimização do checkout. Por exemplo: a
Eviagens aumentou as vendas em 120% e a loja Taquilla dobrou sua taxa de conversão.
Você encontra as melhores práticas para otimizar o seu checkout no
Guia de Otimização de Checkout do iPAGARE.
Ou veja ainda estas
21 dicas de otimização na prática.
Comentários