É o consumidor que tem, agora, a supremacia na escolha da opção do frete. E o “rei-consumidor” tem exercido seu direito de forma implacável, privilegiando quem lhe atende bem e punindo quem ainda acredita no frete one size fits all. Por isso, nossos e-commerces, que estão entre os melhores do mundo, têm buscado novas e mais eficientes alternativas de fretes. Trata-se de verdadeira corrida para atender melhor o cliente e provocando uma revolução logística no varejo online brasileiro.
As diferentes opções logísticas oferecem variações entre preço, prazo e conveniência — e a decisão final é individual e contextualizada. O mesmo cliente que hoje privilegia o frete mais econômico, pode amanhã pagar caro pela conveniência de uma entrega veloz. Essa liberdade de escolha tem sido cada vez mais importante, com o consumidor levando em consideração as opções de entrega para decidir pela compra naquele site ou no concorrente.
Valor do frete: uma necessidade estratégica
Serviços de same day delivery (entrega no mesmo dia) são cada vez mais comuns, ainda que ainda limitados às grandes capitais. E o desenvolvimento do e-commerce traz volumes crescentes que viabilizam serviços que têm se aperfeiçoado e oferecido valores mais baratos. Mas não só os consumidores comparam esses fatores. Os varejistas travam essa batalha em nome dos clientes. Portanto, reduzir custos passa a ser um desafio com necessidade estratégica.
Obviamente o valor do frete das transportadoras vai muito além das distâncias entre remetentes e destinatários. A consolidação de cargas tem ditado vencedores neste mercado, ao oferecer vantagens desproporcionalmente elevadas para quem consegue conquistar grandes volumes. Rotas densas diluem custos de forma muito intensa. Neste caso, melhoram não apenas as taxas de ocupação dos veículos, como também na redução da quilometragem rodada — ao concentrar mais entregas em cada vizinhança. Em linhas gerais, quanto maior a quantidade de volumes despachados, mais barato é o custo por pacote (combustível, pedágios, diária do motorista).
Inovação promissora e viável em curto prazo
O Brasil, com suas dimensões continentais e sua infraestrutura ainda deficiente, sofre com uma série de gargalos logísticos. E isto ocorre principalmente na última milha. Trânsito intenso, restrições de circulação, vias urbanas inadequadas, locais em zonas de risco… Tudo isso só aumenta o desafio de quem busca a entrega perfeita.
Este contexto de busca do “Santo Graal” da logística de última milha incentiva múltiplas inovações, desde a entrega por drones até robôs autônomos. Muitas dessas opções são elucubrações dignas de ficção científica, com pouca viabilidade de curto prazo para aplicações no mundo real. Porém, algumas chegaram para revolucionar a forma como o brasileiro recebe produtos. Dentre as mais promissoras, os e-Boxes (armários inteligentes, ou smart lockers) têm se destacado na selva de pedra de nossas cidades.
Ter um ponto de retirada elimina o trecho mais caro da logística, aquele que é “personalizado”, a entrega de casa em casa. Além disso, permite uma consolidação muito benéfica. Ao invés de sair com 50 pacotes para 50 endereços, um caminhão pode fazer 500 entregas em apenas 10 dez armários inteligentes. Consequentemente, reduz custo e melhora o prazo de entrega, com benefícios claros para o consumidor brasileiro.
Soluções de e-Boxes (ou smart lockers)
Adicionalmente, os smart lockers trazem um nível de conveniência inédito para o consumidor, pois permitem uma entrega em horários flexíveis, com sigilo e segurança. Nada como a maravilha do autoatendimento dos armários para não ter que esperar em casa pela entrega que ainda não chegou e que não se sabe quando chegará.
O serviço é ainda mais valorizado por quem vive em áreas de risco e não conta com a opção de receber em casa. Se antes essas pessoas buscavam soluções alternativas e pouco convenientes — como “pegar emprestado” um endereço de familiar —, agora podem contar com um serviço de e-Box próximo a suas residências, trabalho ou no seu deslocamento diário.
Além da redução de custos e aumento da conveniência, as entregas via armários inteligentes são mais seguras. Afinal, como são vigiados 24h por câmera, existe uma diminuição de extravios ou avarias em portarias. Também são mais rápidas, já que os pacotes são disponibilizados com agilidade para o cliente final. E mais eficazes, pois a entrega não fica pendente por inexatidão de endereço ou falta de alguém para receber. Por fim, mais estratégicas para quem entrega e para quem recebe.