Em muitos setores, o final do ano pode significar baixa demanda ou até mesmo férias. Mas não para o varejo, que significa na verdade mais vendas do que nunca. Com a Black Friday e as compras de Natal, o fim de ano é sinônimo de vendas e grande fluxo de clientes. Mas, será que o seu negócio está preparado para lidar com essa grande demanda? Ainda dá tempo, mas você precisa começar agora!
A estimativa é que mais de um terço das vendas de fim de ano virão do comércio online — cerca de 34,5%, de acordo com um estudo global recentemente divulgado pelo Google. A pandemia fez com que as compras online entrassem de vez no gosto dos clientes, apesar da alta da inflamação e o aumento dos preços. Ainda assim, evitar transtornos aos clientes pode ser fundamental para garantir as vendas.
Uma data tão importante como as compras de fim de ano leva vários possíveis consumidores a visitarem seu site, e consequente, interagir com você. Lembro que esse contato pode ser através do chat do seu comércio ou diretamente da plataforma de marketplace que você possa estar inserido. Porém, nem sempre será possível atender a todas as dúvidas da maneira mais rápida e humanizada possível — afinal de contas, você não é um robô.
Responder o cliente o mais rápido possível faz total diferença na conversão das suas vendas. Ao acessar o seu e-commerce, cerca de 97% dos visitantes não completam suas compras, e isso se deve a diversos fatores. O principal deles é a dúvida, seja sobre valores referentes ao frete, características dos produtos ou alguma outra questão simples de ser respondida. Ressalto que os clientes passam, em média, menos de 5 minutos dentro do seu site. Neste caso, portanto, é ideal que a dúvida seja respondida imediatamente. Do contrário, eles podem deixar o seu e-commerce e ir direto à concorrência em poucos cliques.
Por isso, investir em Inteligência Artificial pode ser fundamental para você aumentar sua taxa de conversão em mais de 80%. Além da inteligência artificial, outras atitudes a serem tomadas podem refletir nos resultados das suas vendas. Ter uma boa divulgação dos seus produtos e preços é fundamental, por exemplo. Afinal, os consumidores estão sempre procurando os melhores preços em diversos sites e lojas, então sua empresa precisa se destacar de alguma forma. Lembro ainda que investir em impulsionamento pago nas redes sociais também é uma excelente ferramenta para aumentar o tráfego de potenciais clientes em sua loja.