Criar conteúdo relevante tem se tornado cada vez mais popular entre as estratégias de marketing das empresas. Mas você sabe o que realmente significa content marketing? Se a sua resposta foi criar um blog, precisamos dizer que talvez você não tenha entendido o que essa tática realmente significa e todo seu potencial em atrair e reter clientes para o seu negócio.
O objetivo do content marketing é criar conteúdo consistente, relevante e valioso com a intenção de mudar ou melhorar de alguma forma a vida e o comportamento das pessoas que fazem parte do segmento que você atua. Esse é um processo contínuo e deve ser uma parte de todas as suas estratégias de marketing, nas quais o foco é desenvolver seu próprio canal de mídia ao invés de pagar por ele.
A grande confusão quando falamos em marketing de conteúdo com apenas a criação de blog acontece pelo fato de achar que criar textos bacanas é suficiente. Seria bom se fosse simples assim, mas não é. É preciso ir além, apostar em outros formatos para entregar informações relevantes, criar uma estratégia e descobrir o melhor canal para distribuir o seu conteúdo.
Vamos ajudar você nessa missão. Reunimos abaixo dicas eficientes para que você conquiste seu objetivo com content marketing. Pode ficar tranquilo porque elas são simples, mas fazem grande diferença. Confira.
1 – Escreva para seus consumidores
Parece óbvio? Nós sabemos, mas a verdade é que muitas empresas acabam criando conteúdo que agrada as pessoas envolvidas no projeto, como chefes, e não, de fato, o que os seus clientes precisam.
Por isso, é sempre importante que você conheça muito bem as pessoas que serão impactadas pela sua estratégia de content marketing. Tenha em mente quem são elas, como elas se comunicam, o que elas gostam de fazer, quais são os seus canais preferidos para buscar informações, etc.
Essas respostas vão ajudar você a criar uma linha editorial voltada ao seu público-alvo e terá mais chance de atingir o seu objetivo. Se você já produz conteúdo e ele não tem funcionado, é sinal que algo precisa ser mudado, encontre o problema e adapte suas táticas.
2 – Adicione elementos visuais interessantes
Se você costuma colocar apenas uma imagem sem muito significado com o conteúdo que produz, é hora de se preocupar mais com isso. Um bom texto vai ficar ainda mais interessante com imagens que dizem algo e não apenas ilustram.
Aposte em criar gráficos visuais, infográficos, planilhas, apresentações ou mesmo imagens relevantes que acrescentem ao texto e chame atenção dos leitores. Elas ajudam a viralizar o seu conteúdo. Vídeo também vale.
3 – Conte histórias
As pessoas gostam de ouvir histórias e ler textos mais emocionais, eles costumam atrair mais leitores, pois os usuários acabam se identificando com os personagens e acontecimentos.
Vale lembrar que fazer um texto mais emotivo não significa apelar e trazer o modo sensacionalista para suas criações. Seja leve e envolvente e os leitores vão adorar.
4 – Aposte no modelo lista e “como fazer”
Após analisar 100 milhões de artigos, a BuzzSumo, ferramenta que ajuda a descobrir quais os assuntos mais compartilhados, divulgou alguns atributos que são comuns em artigos com alta taxa de viralização e entre eles estavam exatamente os textos que explicam como fazer, melhorar ou mudar algo.
Outro modelo que tem engajado as pessoas é o estilo lista, um exemplo é 9 formas de ficar rico, os infográficos também estão entre os queridinhos.
5 – Deixe a escrita fluir
Sempre ouvimos falar que textos menores funcionam mais na internet. Mas a verdade é que esse modelo é eficiente para informações rápidas. Quando o assunto é aprender as pessoas ainda preferem os textos mais longos e explicativos.
O tamanho dos artigos que mais viralizam foi outro item que a BuzzSumo observou em seu estudo. Segundo eles, content marketing de sucesso costuma ter entre 3 mil e 10 mil caracteres.
6 – Explore mais modelos
Se você só tem escrito artigos até agora como estratégia de marketing de conteúdo, que tal pensar em ampliar as possibilidades? Não tem nada de errado com artigos e textos tradicionais, mas testar opções pode chamar a atenção do seu público e ajudar você a atingir seu objetivo.
Explore os modelos disponíveis, algumas ideias são:
E-books
Webinars
Guias
Reviews de produtos
Estudo de cases de sucesso
Podcasts
Entrevistas com pessoas referências do seu segmento
Pesquisas
7- Preze pela qualidade
Se você quer que os usuários tenham você como uma autoridade no segmento que atua, você precisa ter muito cuidado com a qualidade do conteúdo que está distribuindo.
Uma boa pesquisa, gramática correta e apenas informações verdadeiras são os itens básicos que o seu texto deve ter. Mas estilo de escrita leve e envolvente também vai fazer diferença para manter os leitores fiéis. Por isso, fazer conteúdo relevante e interessante demanda tempo. Considere ainda contratar um bom profissional para produzir seus textos e garantir a qualidade.
8 – Compartilhe e acompanhe resultados
Esse último tópico da nossa lista fala sobre dois assuntos de grande importância para sua estratégia de content marketing ter sucesso. Primeiro é compartilhar, você precisa saber em qual canal seus usuários estão, qual eles mais usam e assim levar o seu conteúdo até eles. Apenas postar em seu site, blog e redes sociais pode não ser suficiente para atingir o número de pessoas que você quer.
Segundo, você deve acompanhar os resultados e determinar quais serão seus KPIs (indicadores de desempenho) para saber se as suas estratégias de marketing de conteúdo estão funcionando. Alguns exemplos de KPIs são:
– Número de visitas ao seu site por mês
– Quantidade de leitores que retornam
– Conversão para o conteúdo de call-to-action
– Percentual de leads conquistados por cada conteúdo
Essas são algumas ideias de indicadores que listamos acima que você pode usar, mas lembre-se que elas dependem de qual é o seu objetivo com content marketing e, por isso, podem variar.
Agora que você já descobriu como tornar seu conteúdo interessante para o público, é hora de começar! Boa sorte.
Republicado com autorização do autor. Originalmente disponível em:
Criar conteúdo relevante tem se tornado cada vez mais popular entre as estratégias de marketing das empresas. Mas você sabe o que realmente significa content marketing? Se a sua resposta foi criar um blog, precisamos dizer que talvez você não tenha entendido o que essa tática realmente significa e todo seu potencial em atrair e reter clientes para o seu negócio.
O objetivo do content marketing é criar conteúdo consistente, relevante e valioso com a intenção de mudar ou melhorar de alguma forma a vida e o comportamento das pessoas que fazem parte do segmento que você atua. Esse é um processo contínuo e deve ser uma parte de todas as suas estratégias de marketing, nas quais o foco é desenvolver seu próprio canal de mídia ao invés de pagar por ele.
A grande confusão quando falamos em marketing de conteúdo com apenas a criação de blog acontece pelo fato de achar que criar textos bacanas é suficiente. Seria bom se fosse simples assim, mas não é. É preciso ir além, apostar em outros formatos para entregar informações relevantes, criar uma estratégia e descobrir o melhor canal para distribuir o seu conteúdo.
Vamos ajudar você nessa missão. Reunimos abaixo dicas eficientes para que você conquiste seu objetivo com content marketing. Pode ficar tranquilo porque elas são simples, mas fazem grande diferença. Confira.
1 – Escreva para seus consumidores
Parece óbvio? Nós sabemos, mas a verdade é que muitas empresas acabam criando conteúdo que agrada as pessoas envolvidas no projeto, como chefes, e não, de fato, o que os seus clientes precisam.
Por isso, é sempre importante que você conheça muito bem as pessoas que serão impactadas pela sua estratégia de content marketing. Tenha em mente quem são elas, como elas se comunicam, o que elas gostam de fazer, quais são os seus canais preferidos para buscar informações, etc.
Essas respostas vão ajudar você a criar uma linha editorial voltada ao seu público-alvo e terá mais chance de atingir o seu objetivo. Se você já produz conteúdo e ele não tem funcionado, é sinal que algo precisa ser mudado, encontre o problema e adapte suas táticas.
2 – Adicione elementos visuais interessantes
Se você costuma colocar apenas uma imagem sem muito significado com o conteúdo que produz, é hora de se preocupar mais com isso. Um bom texto vai ficar ainda mais interessante com imagens que dizem algo e não apenas ilustram.
Aposte em criar gráficos visuais, infográficos, planilhas, apresentações ou mesmo imagens relevantes que acrescentem ao texto e chame atenção dos leitores. Elas ajudam a viralizar o seu conteúdo. Vídeo também vale.
3 – Conte histórias
As pessoas gostam de ouvir histórias e ler textos mais emocionais, eles costumam atrair mais leitores, pois os usuários acabam se identificando com os personagens e acontecimentos.
Vale lembrar que fazer um texto mais emotivo não significa apelar e trazer o modo sensacionalista para suas criações. Seja leve e envolvente e os leitores vão adorar.
4 – Aposte no modelo lista e “como fazer”
Após analisar 100 milhões de artigos, a BuzzSumo, ferramenta que ajuda a descobrir quais os assuntos mais compartilhados, divulgou alguns atributos que são comuns em artigos com alta taxa de viralização e entre eles estavam exatamente os textos que explicam como fazer, melhorar ou mudar algo.
Outro modelo que tem engajado as pessoas é o estilo lista, um exemplo é 9 formas de ficar rico, os infográficos também estão entre os queridinhos.
5 – Deixe a escrita fluir
Sempre ouvimos falar que textos menores funcionam mais na internet. Mas a verdade é que esse modelo é eficiente para informações rápidas. Quando o assunto é aprender as pessoas ainda preferem os textos mais longos e explicativos.
O tamanho dos artigos que mais viralizam foi outro item que a BuzzSumo observou em seu estudo. Segundo eles, content marketing de sucesso costuma ter entre 3 mil e 10 mil caracteres.
6 – Explore mais modelos
Se você só tem escrito artigos até agora como estratégia de marketing de conteúdo, que tal pensar em ampliar as possibilidades? Não tem nada de errado com artigos e textos tradicionais, mas testar opções pode chamar a atenção do seu público e ajudar você a atingir seu objetivo.
Explore os modelos disponíveis, algumas ideias são:
E-books
Webinars
Guias
Reviews de produtos
Estudo de cases de sucesso
Podcasts
Entrevistas com pessoas referências do seu segmento
Pesquisas
7- Preze pela qualidade
Se você quer que os usuários tenham você como uma autoridade no segmento que atua, você precisa ter muito cuidado com a qualidade do conteúdo que está distribuindo.
Uma boa pesquisa, gramática correta e apenas informações verdadeiras são os itens básicos que o seu texto deve ter. Mas estilo de escrita leve e envolvente também vai fazer diferença para manter os leitores fiéis. Por isso, fazer conteúdo relevante e interessante demanda tempo. Considere ainda contratar um bom profissional para produzir seus textos e garantir a qualidade.
8 – Compartilhe e acompanhe resultados
Esse último tópico da nossa lista fala sobre dois assuntos de grande importância para sua estratégia de content marketing ter sucesso. Primeiro é compartilhar, você precisa saber em qual canal seus usuários estão, qual eles mais usam e assim levar o seu conteúdo até eles. Apenas postar em seu site, blog e redes sociais pode não ser suficiente para atingir o número de pessoas que você quer.
Segundo, você deve acompanhar os resultados e determinar quais serão seus KPIs (indicadores de desempenho) para saber se as suas estratégias de marketing de conteúdo estão funcionando. Alguns exemplos de KPIs são:
– Número de visitas ao seu site por mês
– Quantidade de leitores que retornam
– Conversão para o conteúdo de call-to-action
– Percentual de leads conquistados por cada conteúdo
Essas são algumas ideias de indicadores que listamos acima que você pode usar, mas lembre-se que elas dependem de qual é o seu objetivo com content marketing e, por isso, podem variar.
Agora que você já descobriu como tornar seu conteúdo interessante para o público, é hora de começar! Boa sorte.
Republicado com autorização do autor. Originalmente disponível em: http://portal.clearsale.com.br/novidades/como-produzir-content-marketing-para-atrair-consumidores