A logística é um dos principais gargalos do e-commerce brasileiro. O setor rodoviário do País não é dos mais eficientes e isso influencia diretamente nas estratégias a serem traçadas pelas lojas virtuais. Por isso, é preciso pesquisar, conhecer as possibilidades que o mercado oferece e escolher a melhor de acordo com as particularidades de cada loja virtual.
Uma dessas opções, e talvez a mais popular, é o Correios. Devido ao seu raio de alcance e acessibilidade em termos financeiros esta é a principal escolha dos lojistas brasileiros. Além disso, algo que conta muito é o fator confiabilidade.
A marca é velha conhecida do consumidor, portanto expressa segurança e transparência. Outro ponto muito importante é a possibilidade de integrar seu sistema com a plataforma da loja virtual. É esta ferramenta que permite que o cliente saiba qual será o preço e o prazo de entrega da mercadoria antes mesmo de finalizar a compra.
Lojas virtuais que têm altos volumes de transações podem ainda estabelecer contratos especiais com o Correios. Utilizando a pessoa jurídica é possível estabelecer prazos e preços ainda mais vantajosos, o que permite que sejam trabalhadas condições melhores para o consumidor.
No entanto, apesar de todas essas vantagens, há outros pontos a serem levados em consideração: mercadorias que ultrapassam determinadas medidas de tamanho e peso não podem ser transportadas, portanto alguns negócios ficam limitados.
Além disso, é preciso considerar o prazo de entrega. Se é indispensável a necessidade de uma entrega rápida, no mesmo dia, por exemplo, esta talvez não seja a melhor opção, já que o Correios costuma trabalhar com prazos um pouco maiores. Em todo caso, vale expor a situação e tentar um acordo.
Caso não seja possível chegar em um consenso, a solução é buscar outras modalidades de transporte disponíveis no mercado, como as transportadoras. Elas podem ser muito viáveis, especialmente no caso de negócios que trabalham com mercadorias que não são abrangidas pelos Correios.
É preciso considerar, no entanto, qual o raio de abrangência que cada e-commerce precisa, afinal, existem transportadoras que abrangem a extensão territorial de todo o País, outras focam apenas em determinados estados e existem ainda as mais locais, que atuam em determinadas cidades ou regiões.
Além disso, o lojista precisa fazer um levantamento financeiro e analisar o custo/benefício oferecido por cada empresa. Vale ainda fazer um pesquisa em relação à reputação da empresa, pedir indicações e opiniões a outros clientes, buscando sempre fazer a melhor escolha.
Existem ainda outros tipos mais alternativos e específicos, como a entrega via moto e/ou carro. Esta modalidade funciona muito bem para e-commerces mais estruturados que costumam ter boa parte de seus consumidores residindo na mesma cidade ou região que a empresa.
Este tipo de entrega proporciona muita comodidade ao consumidor por poder ser realizada em um curto espaço de tempo, em vários casos, até no mesmo dia. Dependendo das possibilidades e necessidades de cada negócio, é possível ter o próprio veículo e motorista ou contratar uma empresa terceirizada.
Para negócios ainda mais específicos, como os e-commerces locais, que buscam atender um bairro ou região bastante delimitada, existem outras modalidades, como as “entregas ecológicas”, feitas de bicicleta ou outro meio de transporte alternativo. Este tipo ainda não é muito popularizado no Brasil até por falta de ciclovias e locais adequados para locomoção, mas em locais mais estruturados esta opção já é uma realidade.
Independente do meio escolhido, o que o empreendedor precisa é aderir à opção que mais atende às suas necessidades. Vale ainda buscar alternativas que vão além do comum, estabelecer parcerias inovadoras e vantajosas, que agreguem valor ao seu negócio e proporcionem uma experiência mais completa ao consumidor.
Conhece alguma outra solução de transporte que não citamos aqui? Conte pra gente nos comentários abaixo!