Crescer traz consigo os desafios do crescimento e quem vende on-line em multi-canais com certeza sabe o que é vender um produto e não tê-lo mais em estoque para enviar ao cliente final. Para evitar essa dor de cabeça desnecessária é muito importante gerenciar de forma eficaz o estoque para que os clientes fiquem satisfeitos por terem uma excelente experiência de compra ao receberem o produto, conforme prazo previsto ou até antes do combinado.
Para gerenciar o estoque de forma eficaz há algumas alternativas: inventário de estoque e atualização por Excel. Ao começar a vender on-line essa pode ser uma opção, mas com o crescimento acelerado das vendas é importante considerar outras alternativas para volumes maiores de pedidos como utilização de um software de gestão ERP ou integrador de lojas virtuais e marketplaces (marketplace hub), que controle o estoque real e disponível e traga maior visibilidade das vendas através de dashboards que forneçam gestão à vista e relatórios dos produtos mais vendidos, vendas por categoria etc.
É importante saber quais são seus produtos de maior giro, pois estes não podem faltar no estoque e também aqueles de menor rotatividade para tomar ações que garantam maior rentabilidade, pois produto que fica parado é sinônimo de prejuízo, nesse caso pode fazer sentido estratégias relacionadas a campanhas promocionais.
Também é intrínseco levar em consideração a operação logística, pois de nada adianta ter estoque, mas atrasar na entrega do produto final. Por isso, é importante ter mais de uma opção de fornecedor logístico e também ferramentas que comparem o preço do frete para formação de preços competitivos que atraiam o cliente final.
Com isso, para gerenciar o estoque de forma mais eficaz é necessário pensar em algumas questões que podem fazer a diferença e lhe ajudem a aumentar as vendas com menos esforço e maior controle na operação:
1. Utilização de software de gestão ERP;
2. Marketplace Hub que controle estoque real e disponível e lhe forneça informações gerenciais para tomada rápida de decisão;
3. Operadores logísticos que lhe proporcionem segurança quanto à entrega e boa experiência ao cliente final;
4. Saber quais são os produtos que lhe geram mais vendas;
5. Tomar decisões estratégicas com relação ao estoque que garantam maior rentabilidade e satisfação para os clientes internos e externos da empresa.
Assim, com certeza, a chance de sucesso e eficácia será certeira, pois executando os processos de forma eficiente, tem-se resultados mais assertivos. Como diz Bel Pesce, “Tudo é possível se você se dedicar de cabeça e coração” e quando existe a soma de ingredientes como eficiência e eficácia, a rentabilidade não é um mero acaso.