Voltar a um VTEX DAY depois de dois anos foi uma delícia! O evento, que ocorreu na cidade de São Paulo nos dias 12 e 13 de abril, reuniu mais de 70 patrocinadores e mais de 190 palestrantes para debater sobre inovação, varejo, digitalização do comércio e tecnologia.
Confira o relato do autor sobre estar de volta ao VTEX DAY.
O primeiro dia do evento
Que primeiro dia espetacular! Falando sobre as palestras, comecei assistindo ao Rafael Lourenco, VP Executivo da ClearSale, falando sobre o ecossistema e a colaboração entre a ClearSale e a VTEX, duas empresas brasileiras de mercado aberto, mostrando a ideia de levar a criatividade e a tecnologia que temos no Brasil para o mundo.
Depois de ver o Rafael, corri para a palestra do José Galló, presidente do Conselho Administrativo da Lojas Renner S.A., que falava de um assunto de que gosto muito: o consumidor no centro de tudo. Além de ter abordado bastante sobre a digitalização, ele disse algo com que me identifico, que é dar a liberdade para as pessoas. Se a gente erra, aprende com o erro! Por isso, nós sempre falamos da liberdade com responsabilidade!
O que gosto em eventos como o VTEX DAY é que eles são muito dinâmicos e rola muita coisa que você não espera! Reencontrei o Oderi Leite, da Cobasi, falando no painel sobre a extensão da VTEX para uma jornada de compra customizada. Ele também falou sobre o processo de digitalização da empresa e como foi importante já ter começado isso antes da pandemia, porque se não tivesse feito era capaz de não ter sobrevivido. E faz todo o sentido, porque mesmo antes da pandemia a gente já via uma transformação digital acontecendo, ela só foi acelerada nesses últimos dois anos por conta do isolamento social.
Para terminar o dia de palestras, acompanhei a Lara Bussi, coordenadora de e-commerce da Michael Kors, que esteve no palco principal junto com o Geraldo Thomaz e o Mariano Gomide de Faria, fundadores da VTEX. Foi muito legal vê-la falando sobre como o atendimento é um diferencial, e que 92% das pessoas que têm boas experiências com troca de produtos voltam a comprar com a marca. É isso! Afinal, lidar com PESSOAS é maravilhoso, e elas precisam estar no centro de tudo.
No segundo dia do VTEX DAY
As palestras no palco principal começaram logo cedo! A primeira teve como tema a criação de negócios globais na América Latina, com a presença do Rodolfo Medina, do Rock in Rio, do Guilherme Benchimol, da XP Inc., e do David Vélez, do Nubank. É sensacional ver três empreendedores que levaram os seus negócios no Brasil a se tornarem potenciais mundiais! Foi um lembrete de como temos força o suficiente no nosso país para fazer a diferença no planeta.
Um dos pontos que me chamou a atenção foi o comentário do Medina sobre resiliência. Apesar de ter sido emblemática, a primeira edição do Rock in Rio quebrou a empresa, porque tiveram que derrubar a estrutura da Cidade do Rock. Foi preciso persistência para não deixar aquele momento complicado impedir que superassem as dificuldades. Aqui faço a seguinte reflexão: o e-commerce pode enfrentar uma situação difícil, mas ela pode ser superada com muita resiliência e se tornar motivo de orgulho.
Também me identifiquei com o Benchimol sobre a importância de trabalhar a inteligência emocional! O controle das emoções e a força mental são fundamentais para alcançar seu objetivo. E nisso o esporte ajuda demais. Concordo quando ele diz que o esporte competitivo ensina como a vida é, com seus altos e baixos. Ensina a perder, a ganhar, a ter respeito pelo outro, desenvolver uma visão de longo prazo. Especialmente depois que tive a lesão, antes das Olimpíadas de Atlanta, aprendi que é preciso ter paciência nos momentos complicados.
Falando em esporte, foi impossível não se emocionar e admirar o Lewis Hamilton! Muito do que o Benchimol falou nós tivemos o exemplo ali na nossa frente. Um piloto que superou o preconceito e outras barreiras para fazer o que amava e alcançar o sonho de ser campeão mundial.
É claro que também ia ter metaverso entre os temas! Foi muito legal ver o Carlos Busch, do Grupo PRIMO, colocando como uma grande oportunidade de valorizar as experiências das pessoas! Essa é uma das expectativas que tenho e que me faz ficar tão animado com o que já estamos fazendo dentro desse novo mundo de possibilidades.
Foram muitos momentos maravilhosos nessa edição do VTEX DAY! Dava para sentir no ar a energia das pessoas voltando a um evento presencial desses depois de tanto tempo!
Leia também: VTEX DAY: varejo, negócios e inovação digital