Ao abrir um e-commerce, poucos empresários pensam num item fundamental para o sucesso do seu negócio: a segurança da informação. E, como toda loja virtual é um dos locais mais vulneráveis para os ataques de invasores, este é um dado que deve ser levado em consideração antes mesmo de se aventurar pelo mundo dos negócios na rede.
Se você ainda não pensou sobre isso, mude de opinião imediatamente! As lojas virtuais devem oferecer um ambiente seguro aos seus clientes. Afinal, os invasores estão cada vez melhor preparados. Entre os golpes mais aplicados, posso afirmar que roubo de senhas e dados são os mais comuns, principalmente na hora do pagamento de compras online. E ninguém quer ter a senha do cartão de crédito roubada, certo?
Sendo assim, como as empresas de e-commerce são extremamente visadas por causa da sua exposição direta na web, investir em segurança da informação nunca é demais. Obviamente que grandes empresas detém recursos variados para investir em segurança cibernética. E as menores, que não têm tantos recursos e muitas vezes sequer sabem do risco que estão correndo? O que deve ser feito?
O primeiro passo é ter calma e planejar: não deixe para depois a segurança da informação fazer parte do seu projeto. Para que você e seu cliente não passem por nenhum problema, separei algumas soluções que podem ajudar a minimizar os riscos de ambas as partes. E com baixos custos o que, em tempo de crise, soa muito bem. Veja:
– Faça seu site de e-commerce através de uma plataforma já pronta. Procure empresas renomadas e que já possuam o modelo de sites e-commerce pronto para uso imediato. Dessa forma, caso venha a ser identificada alguma falha de segurança do código fonte do site, você poderá responsabilizar e procurar a empresa que vendeu o template (nome dado para o site pronto).
– Evite formulários diretos no site. Quanto mais informações você tiver do cliente, mais responsabilidade você terá de proteção do mesmo. Você poderá ter o formulário do próprio gateway de pagamento.
– Nunca instale nada que seja solicitado nos sites. Muitas vezes são malwares colocados nos sites para que os usuários baixem, instalem e depois possam, inclusive, sequestrar seus dados.
– Hospede seu site em empresas que se preocupam com a proteção. Você pode usar as mesmas que os grandes e-commerces usam. Se fizer isso, pegará carona na proteção dos grandes e acabará se protegendo dos ataques mais comuns.
– Gateway de pagamento próprio custa caro. Para ter uma proteção eficiente, sugerimos usar gateway de pagamentos já conhecidos no mercado e que são seguros. Dessa maneira, você também não será responsável pela segurança da transação financeira.
– Não use senhas fáceis para administração do seu site. E lembre-se: troque-as com frequência.
– Adote uma política de privacidade através de selos de segurança de instituições creditadoras. Esses selos costumam estar sempre no canto inferior dos sites.