Quando um empreendedor entra em um negócio eletrônico, precisa estar ciente que a tecnologia é fundamental para o seu sucesso. Empresários costumam se preocupar mais com o investimento necessário para abrir o negócio do que com o tipo de tecnologia e as funcionalidades mais adequadas. No negócio eletrônico, a dependência tecnológica é de 100% e, por isso, escolher bem a plataforma é fundamental.
Hoje, existem soluções de código aberto, conhecidas como “open source” e soluções proprietárias, desenvolvidas por empresas brasileiras para comércio eletrônico. As open source são muito procuradas por PMEs por exigir menor custo de montagem da loja (o chamado setup), no entanto, elas exigem custos mais altos para integração e customização de funcionalidades. Já as plataformas proprietárias requerem maior investimento inicial, em contrapartida, oferecem desenvolvimento tecnológico, funcionalidades específicas, manutenção da ferramenta e adequação à legislação nacional para as operações.
Entretanto, a avaliação se determinada plataforma é boa ou não para um determinado e-commerce, não é uma tarefa simples. Depende muito de cada negócio, por isso não há como generalizar. O que não pode faltar em termos de tecnologia, principalmente para um negócio que acaba de nascer, é um bom desenvolvimento da plataforma no que se refere às ferramentas de SEO. Um bom SEO fará com que a loja eletrônica seja achada pelo comprador potencial por meio de busca orgânica – busca por relevância de assunto feita pelos sites buscadores (tipo Google e Yahoo!).
Outra análise importante para a plataforma eletrônica é se ela usa soluções em núvem, o chamado Software as a Service (SaaS). Além de oferecerem ótima relação custo/benefício, as plataformas que usam tecnologia de infraestrutura nas núvens são uma solução interessante para viabilizar crescimentos “da noite para o dia”. O e-commerce é um negócio bastante ativo e estar tecnologicamente preparado para expansão é crucial. Por isso, o desenvolvimento tecnológico de um fornecedor deve ser analisado criteriosamente. Não há como desconsiderar inovação e percepção do negócio ao analisar o fornecedor uma solução.
Entre tendências, SaaS traz ganhos importantes. Tecnologias em núvem trouxeram muito mais democratização e opção de atender empresas de pequeno e médio porte com a mesma qualidade de empresas de grande porte. Ainda existe no Brasil uma barreira cultural em aderir às plataformas em núvem, barreira esta que deixará de existir rapidamente. Assim que as pessoas perceberem as vantagens do negócio em núvem. Um bom exemplo é que, graças à tecnologia SaaS, as plataformas proprietárias se tornaram bem mais acessíveis.
Até pouco tempo, para abrir um e-commerce profissional era necessário um investimento de R$ 50 mil em setup (montagem da loja). Atualmente, existem soluções em núvem que permitem uma plataforma profissional de e-commerce com um setup inicial de R$ 5 mil. Inserido nestes serviços estão as integrações com meios de pagamentos, soluções de controle e gerenciamento de estoque e ferramentas financeiras. Esta automatização de processos traz às PMEs cenários inovadores para os negócios.
Começar um negócio eletrônico de sucesso hoje é muito mais fácil do que se imagina. E no futuro, a tendência é que o investimento inicial seja ainda menor ou quase inexistente. As plataformas de e-commerce tendem a seguir o mercado de telecomunicações. Hoje em dia, as empresas de telefonia no exterior, principalmente, oferecem o aparelho de telefone gratuitamente se o cliente assinar um plano de 12 a 18 meses. No Brasil, as empresas preferiram trabalhar com um modelo baseado em bonus e pontuação na qual o cliente ganha o aparelho ao longo do uso. A proposta é a mesma. Oferecer a tecnologia e cobrar por uso. No e-commerce do futuro, a plataforma não será mais cobrada pela ferramenta em si, e sim pelo o uso dos serviços dentro da plataforma.