Alguns setores do comércio eletrônico cresceram de maneira única durante a pandemia. E, nesse sentido, o e-commerce para supermercado permanece em ascensão.
No entanto, esse segmento conta com características únicas, principalmente em aspectos como estrutura, pedido, pagamento, entrega e experiência do cliente.
Por esse motivo, neste artigo, vou abordar diversos tópicos relacionados ao e-commerce para supermercado, além de trazer dicas com os principais pontos que você precisa saber para organizar a sua loja virtual.
E-commerce para supermercado: setor que cresceu durante a pandemia
Também conhecido como e-grocery, o e-commerce para supermercado foi um dos setores que mais cresceram nos últimos anos.
Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, as compras em e-commerces de supermercado tiveram um aumento de 180% no ano de 2020.
Tamanho crescimento se dá pela mudança de comportamento do consumidor que, até pouco tempo atrás, era muito mais resistente à compra de alimentos por meio de lojas online.
O contexto de isolamento social e a adesão de grandes players à venda online de alimentos e bebidas (como o Mercado Livre) também contribuíram com a mudança de percepção em relação ao e-commerce para supermercado.
O setor foi o maior destaque nas vendas de Black Friday em 2021. Dos dez produtos mais vendidos no Mercado Livre, oito pertenciam à categoria de supermercado, o que representa um aumento de 540% em volume de pedidos.
Logo abaixo, vou compartilhar algumas dicas e pontos de atenção que você precisa ter em mente para ter sucesso no seu e-commerce de supermercado.
Como funciona um e-commerce para supermercado
Os e-commerces para supermercado, geralmente, estão conectados a lojas físicas que adaptam o seu modelo de negócios também para o mundo digital. Por isso, é muito importante entender como funciona a operação quando envolvemos vendas pela Internet.
Assim como em qualquer e-commerce, o pedido é realizado pela loja online e, a partir desse ponto, começam a aparecer as particularidades da categoria.
Após a acusação do pedido no sistema, a lista de compras do cliente é impressa e passada a um atendente que fará a busca pelos produtos selecionados na loja física.
É nesse momento que um e-commerce para supermercado precisa ter bastante atenção, pois alguns itens escolhidos podem não estar mais disponíveis. Isso porque a ruptura de estoque nesse setor é mais complexa do que nos demais segmentos do comércio eletrônico.
Com a finalização do pedido, basta embalar e armazenar para a entrega, que pode ser realizada por delivery ou retirada na loja.
Para deixar esse processo mais claro, desenhei na imagem abaixo como funciona, passo a passo, o workflow de um e-commerce para supermercado.
Edição do pedido: e agora?
Por ter mais chances de haver uma ruptura de estoque e pelo desafio em mantê-lo 100% fiel, um dos maiores pontos de atenção na operação de um e-commerce para supermercado é a edição de pedidos.
Imagine o seguinte cenário: seu cliente faz o pedido de um biscoito de chocolate da Marca A, porém, na hora de montar o pacote de entregas, você nota que esse produto se esgotou.
O alto fluxo de um supermercado faz com que essa situação se torne bastante comum. Nesse caso, o atendente deve entrar em contato com o cliente e confirmar se ele deseja trocar o item por outro similar ou excluí-lo do seu pedido.
Para que esse processo aconteça, é necessário que o ecommerce para supermercado possibilite a edição de pedidos, o que normalmente não acontece em outros setores.
Pagamento no e-commerce para supermercado
Ao editar um pedido no e-commerce para supermercado, é preciso considerar que pode haver uma diferença no valor final da compra (superior ou inferior à quantia inicial).
Por isso, os métodos de pagamento também devem ser compatíveis com o comportamento de consumo desse setor. Ou seja, a sua operação deve estar preparada para comportar essa possível mudança.
E como resolver esse desafio se o valor final for menor?
Em um e-commerce normal, ao concluir a compra, a loja virtual faz a captura da transação no checkout. Já no e-commerce para supermercado, esse valor é reservado, e a captura somente é realizada quando todos os itens do pedido forem separados e o pedido for concluído.
E se o valor final for maior?
Nesse caso, aproveite os pontos de contato físicos da entrega, seja no delivery ou na retirada em loja, para realizar a compensação com o cliente.
A importância das entregas
A logística de entrega de um e-commerce para supermercado é bastante única. Afinal, na maioria das vezes, não é possível deixar os pacotes nos Correios/transportadora.
Por isso, é preciso criar um modelo de distribuição que esteja totalmente integrado com sua loja física, estabelecendo horários de entrega ao longo do dia.
A partir daí, o seu cliente poderá escolher o período que desejar, facilitando a logística e permitindo entregas diárias.
Mantendo essa demanda totalmente alinhada, você vai garantir mais eficiência e lucratividade para o seu e-commerce de supermercado.
Invista na experiência do usuário
De maneira geral, quando os clientes acessam um e-commerce de supermercado, eles esperam encontrar seus produtos favoritos com facilidade.
Por isso, procure contar com uma plataforma de e-commerce capaz de oferecer uma experiência do usuário otimizada e intuitiva para seus visitantes.
É possível, por exemplo, oferecer ao cliente a oportunidade de deixar uma lista de compras salva, facilitando as próximas compras.
Também é importante organizar cada uma das categorias de produto, mantendo-os sempre em ordem para que o consumidor identifique os itens desejados de maneira mais dinâmica.
Seu e-commerce para supermercado também pode oferecer filtros mais detalhados, segmentando em características específicas como produtos ecologicamente corretos, veganos, low carb, orientais etc.
Existem diversos módulos especialmente desenvolvidos para esse setor que solucionam as principais necessidades dos consumidores e otimizam a conversão do seu e-commerce.
Pronto para trazer seu supermercado para o mundo do e-commerce?
O e-commerce para supermercado se tornou uma alternativa muito utilizada por estabelecimentos de diferentes portes, garantindo mais vendas e conquistando cada vez mais consumidores.
Neste conteúdo, abordei os aspectos mais importantes desse modelo de loja virtual e como você pode montar a sua com as melhores soluções e resultados.
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