Ações promocionais em e-commerces nas datas comemorativas não devem ser exclusividade de lojas virtuais B2C. No mercado online B2B (Business to Business), existem várias oportunidades ao longo do ano que oferecem as melhores condições para ampliar as vendas e atrair novos clientes.
As datas sazonais têm, naturalmente, um forte apelo de consumo no comércio eletrônico, que, ao contrário de algumas teses, vem mantendo altos índices de audiência. Em outubro, segundo relatório da Conversion, os acessos cresceram 1,58% ante setembro. Em 12 meses (novembro/20 a outubro/21), os e-commerces no Brasil tiveram 21,76 bilhões de visitas.
Com a audiência em expansão, o momento é ideal para investir em datas comemorativas e criar um calendário promocional de 2022. Afinal, trata-se de uma ferramenta poderosa de marketing para e-commerce, a fim de aproveitar todas as chances de vender mais e se aproximar dos consumidores. Sites que começarem o ano com um cronograma estruturado não vão perder oportunidades por falta de planejamento ou por simplesmente esquecer uma data importante para o nicho.
Datas sazonais para e-commerce B2B
Ao longo do ano, é possível explorar datas para objetivos diversos, como aumentar as vendas, estreitar relacionamentos, estimular a compra de produtos específicos, promover a fidelização de clientes, ampliar o reconhecimento de marca, entre outros.
Sites de vendas B2B podem fazer campanhas por e-mail marketing, redes sociais, push notification, SMS e mídia paga, sempre com um planejamento que tenha objetivos estruturados.
Confira algumas datas comemorativas para incluir na sua estratégia B2B para 2022!
Janeiro: Volta às aulas
O segmento B2B que tem papelarias como clientes já pode começar o ano com campanhas para venda de itens de material escolar. Utilize e-mail, redes sociais e o próprio site para dar visibilidade para as condições de entrega, pagamento, marcas e preços.
8 de março: Dia Internacional da Mulher
A data movimenta o mercado B2B, especialmente as empresas de presentes corporativos. O e-commerce focado nesse tipo de produto pode se destacar da concorrência com a entrega de conteúdos explicando como contextualizar ações de endomarketing nas empresas para esse dia.
15 de março: Dia do Consumidor
O Dia do Consumidor é uma das datas mais importantes do primeiro trimestre para o comércio eletrônico, por isso vale muito a pena criar ações especiais para seus clientes.
A comemoração pode ser no dia 15 ou começar antes, com um “esquenta”. Prepare-se para oferecer preços reduzidos e vantagens superiores à concorrência. O foco do Dia do Consumidor são as ofertas – seu cliente espera por elas!
28 de abril: Dia do Frete Grátis
O custo do frete é um ponto crítico nas compras online, pois pode incentivar ou desestimular os pedidos. Ter uma entrega mais eficiente e diferenciada por região, capital e interior é apontada por especialistas como um ponto a favor para a finalização do pedido.
Como ação para o Dia do Frete Grátis, data bastante aguardada pelos consumidores, seu negócio pode se preparar fazendo peças promocionais e divulgando por e-mail, por mídia paga e no próprio site. Outra opção é enviar um cupom de frete gratuito para a sua base de leads.
8 de maio: Dia das Mães
Concentre esforços na seleção de produtos, investindo no mix que tem maior apelo para o público homenageado. A data também é oportuna para investir na experiência de compra. Ofereça brindes nos pedidos acima de determinado valor, que podem ser cartões de Dia das Mães para o lojista entregar aos clientes. Uma ótima estratégia é investir em um conteúdo de valor, repleto de dicas de como o seu comerciante deve se preparar para a data.
16 de julho: Dia do Comerciante
A data é ótima para e-commerces B2B, que lidam diretamente com comerciantes de negócios físicos ou digitais. Aproveite para fortalecer relacionamentos e se aproximar dos seus clientes. No mercado B2B, os consumidores gostam de uma abordagem mais próxima, até porque, na maioria dos casos, não se trata apenas de uma venda pontual.
Envie mensagens personalizadas de agradecimento pelos canais que você se comunica, que podem ser e-mail, WhatsApp e SMS.
14 de agosto: Dia dos Pais
Sua marca pode fazer parte das comemorações do Dia dos Pais mesmo que não trabalhe com os produtos mais procurados para a data. Lembre-se que nem todos os períodos sazonais têm apelo comercial.
Nesse caso, vale homenagear os colaboradores que são pais e fazem parte da sua empresa. Estar no ramo B2B não significa desconexão completa dos eventos fora do seu nicho.
Novembro: Black Friday
Chegou o mês que o seu cliente tanto aguarda. As promoções de Black Friday podem, e devem, ser aplicadas também no mercado B2B, seja com descontos, facilidade de pagamento e promoções por tempo limitado.
Utilize um mix de e-mail e anúncios em redes sociais para avisar seu público sobre as promoções.
Dezembro: Natal
O e-commerce B2B que fornece produtos para o varejo físico ou online deve lançar campanhas promocionais de Natal com boa antecedência, permitindo que as lojas abasteçam os estoques a tempo de receber os consumidores.
Outra estratégia é apostar na criação e distribuição de conteúdos de valor para auxiliar seus clientes a organizar a loja para receber grande quantidade de pessoas, mas sem comprometer o atendimento.
Além das datas citadas acima, os atacadistas de vestuário podem promover lançamentos das coleções de outono/inverno e primavera/verão, mesclando conteúdo promocional e editorial — como guias de tendências para a estação, inspirações para decoração de vitrines, dicas para divulgação das novidades nas redes sociais, entre outros.
Essas são apenas algumas das datas sazonais que devem integrar sua estratégia B2B para 2022. Não deixe de conferir o calendário mês a mês para encaixar novas oportunidades para o seu negócio!