Com a alta concorrência online e a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), uma pergunta ronda os gestores de e-commerces: ainda vale a pena fazer e-mail marketing?
Em razão de um cenário tão dinâmico, há quem considere a possibilidade de investir em outros métodos e até mesmo lançar mão de práticas ruins no e-mail marketing.
O que evitar?
Uma das consequências da má utilização do e-mail marketing é o hard bounce. Isso ocorre quando há algum erro no endereço do destinatário ou quando os provedores bloqueiam mensagens enviadas por remetentes específicos.
O hard bounce é um efeito para todas as mensagens enviadas em excesso, e principalmente sem autorização (no caso da compra de lista de e-mails). Quando isso acontece, suas mensagens são consideradas indesejadas e você é identificado como um spammer.
E-commerces que enviam conteúdos não autorizados se queixam de não veem resultados com e-mail marketing. Muito disso se deve à compra indevida de bases de e-mail, em que nem todos os usuários estão interessados no produto ou serviço em questão.
Como consequência, as taxas de abertura e de cliques serão baixas. Além de afetar negativamente o desempenho das suas campanhas, esses índices comprometem a entregabilidade das mensagens e a reputação da empresa — que acaba sendo reconhecida por fazer uma comunicação invasiva.
O que fazer?
E-commerces precisam se comunicar de forma transparente e atrativa com os clientes, tendo em mente que a urgência e o tempo são muito valorizados hoje em dia. Uma proposta que atende a essas características é o inbound marketing, cujo foco está em gerar valor para o público, buscar soluções para suas dores, entender suas motivações e auxiliar nas decisões de compra.
Ao implementar as estratégias de inbound marketing na sua loja, será possível conseguir informações importantes dos usuários. Isso contribui para um relacionamento mais eficaz e permite trabalhar com públicos segmentados para oferecer os conteúdos certos.
As técnicas de inbound vão possibilitar criar uma relação de confiança e credibilidade dos clientes com a marca. Com esse vínculo, você vai conseguir entender cada vez melhor o que a sua audiência quer e, a partir daí, oferecer soluções personalizadas.
Mensuração de resultados
Avaliar os resultados é o ponto principal do trabalho com e-mail marketing para e-commerces. Afinal, a partir dessa análise você vai saber se está no caminho certo, o que deve fazer de diferente e como pode melhorar para potencializar as campanhas que estão trazendo retorno. Acompanhe de perto, faça testes A/B e anote os desempenhos em relatórios.
E quais taxas são essenciais para acompanhar? Elas podem variar de acordo com o tipo de atividade do negócio, com as estratégias utilizadas para nutrição e segmentação e, claro, de acordo com os seus objetivos.
Em geral, existem cinco métricas básicas para acompanhar em campanhas de e-mail marketing. Nesse caso, são as taxas de:
- abertura
- cliques
- descadastro
- spam
- faturamento