Por definição, e-mail marketing é uma ferramenta de marketing direto, que respeita normas e conceitos pré-definidos de comunicação online entre empresas e seus públicos.
Na prática, é todo e qualquer e-mail de divulgação de produtos ou conteúdos enviados por um remetente mediante autorização explícita do receptor (opt-in). Assim sendo, o e-mail marketing, antes de tudo, é uma forma de entregar informação direcionada e voltada para a construção de relacionamentos efetivos entre marcas e clientes.
O e-mail marketing é a estratégia de marketing digital que gera o maior ROI para as empresas. De acordo com a Return Path, empresa líder em email intelligence, a cada 1 dólar investido, as marcas veem voltar para sua conta cerca de 40 dólares. O e-mail já se tornou um canal exclusivo de relacionamento entre marcas e clientes. Com os processos de automação, hoje, é possível enviar um e-mail diferente para cada um de seus clientes.
O cenário do e-mail marketing e a importância estratégica que lhe pode ser atribuída já não permite margem para trabalhos amadores. Hoje, cada vez mais, as mensagens personalizadas, baseadas nos interesses e no perfil de navegação dos usuários têm muito mais chances de converter usuários em clientes efetivos.
Um bom e-mail marketing é aquele que gera retorno, seja ele uma venda efetiva ou não. E para isso, precisa ser criado e estruturado de forma segmentada. É preciso ter uma mentalidade voltada para a inteligência da informação, de modo que suas ações sejam sustentadas no comportamento dos usuários perante as mensagens.
Todo o pensamento de uma campanha por e-mail, desde o planejamento inicial, precisa ser baseado na resposta que ela provocará nos receptores. Técnicas como as de Behavioral Target, por exemplo, são muito recomendadas por permitirem a criação de envios baseados em comportamento de navegação dos usuários em um determinado site. Assim, ao detectar as áreas e produtos que geraram maior interesse nos usuários, as empresas conseguem desenvolver estratégias mais assertivas, oferecendo a estes usuários exatamente aquilo que eles esperam. E é aí que entra a importância da capacidade analítica dos gestores de uma campanha.
A principal e talvez mais importante característica do e-mail marketing é a instantaneidade das respostas. Em nenhum outro canal de comunicação é possível perceber as reações e feedbacks do público de maneira tão clara como pelo e-mail o que possibilita o desenvolvimento de estratégias focadas em resultados.