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Entenda como atrair clientes com o inbound commerce

Por: Rodrigo Martucci

Rodrigo Martucci é formado pela Universidade de Massachusetts e possui mais de 10 anos de experiência com e-commerce e marketing digital nos EUA e no Brasil. É o CEO e fundador da Nação Digital, agência especialista em e-commerce e eleita a melhor agência digital do Brasil pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico.

Inbound marketing se trata de publicar o conteúdo certo, no lugar certo e na hora certa, sem ser invasivo. A partir das estratégias de inbound commerce, é possível estabelecer seu e-commerce como expert no mercado, ganhar posicionamento orgânico em buscadores e aumentar o ROI (Retorno Sobre Investimento).

Na metodologia de inbound commerce, a fase de atração vai gerar o gatilho para as pessoas certas visitarem o seu site. Mas, como saber quem são elas?

Em vez de trabalhar com o conceito de público-alvo, que é genérico e amplo, usamos buyer personas, personagens semifictícios com nome, profissão, desejos e dificuldades que se encaixam no perfil dos clientes reais. Assim, podemos traçar estratégias relevantes para os possíveis consumidores, focando em quem realmente tem interesse em seus produtos e serviços.

Na fase de atração, algumas ferramentas são usadas para transformar estranhos em visitantes, como site, blog, ofertas de valor, SEO e redes sociais. Vamos falar um pouco mais sobre cada uma.

Site

O seu site é a porta de entrada para qualquer visitante. Pensando nisso, é importante otimizá-lo para causar uma boa impressão.

O e-commerce deve promover a melhor experiência de compra para quem o visita. Deve ser responsivo, adequando-se ao tamanho da tela do dispositivo, e ser pensado de acordo com os produtos ou serviços vendidos.

Blog

O blog está entre as ferramentas de atração mais efetivas. Os conteúdos são úteis para a buyer persona por responderem dúvidas, trazerem soluções para problemas e apresentarem tendências, comparativos e novidades.

O conteúdo de blog pode ser utilizado para atrair público qualificado, educar consumidores sobre produtos, captar novos leads por formulários de newsletter e landing pages, direcionar usuários prontos para a compra para o e-commerce, além de nutrir, engajar e segmentar a base de contatos e favorecer o posicionamento da marca nos mecanismos de busca.

SEO

Qualquer processo de compra online começa com uma busca, geralmente, no Google. O objetivo das estratégias de SEO é identificar quais são os termos buscados pelos usuários para otimizar tanto o e-commerce quanto a produção de conteúdo do blog.

No inbound commerce, a preferência é pelas palavras-chave de cauda longa, que são mais específicas, e têm mais chances de ranquear nos buscadores, pois a concorrência é menor. Embora o número de buscas seja menor, é mais provável que o leitor se interesse pelo conteúdo e, consequentemente, pelo segmento do e-commerce.

Ofertas de valor

Além de textos publicados no blog, vale a pena investir em ofertas de valor, que são materiais completos sobre um tema que interessa à persona. Podem ser e-books, guias, ferramentas, planilhas, quizzes, cursos em vídeo, enfim, o formato deve ser escolhido de acordo com a estratégia de captação.

Esses conteúdos são uma forma de ganhar a confiança da persona e mostrar autoridade no assunto, mas suas vantagens não param por aí.

As ofertas de valor são, normalmente, acessadas por uma landing page, que deve ser simples e não precisa ter nenhuma informação sobre seu negócio, apenas um formulário para preenchimento e um resumo do que o leitor encontrará no material.

Essa estratégia funciona como uma troca: você fornece informações de qualidade e recebe os dados do interessado, transformando-o em lead.

Mídia paga

Com os dados da sua persona, é possível criar campanhas de CPC, ou custo por clique. O CPC é uma forma paga de direcionar clientes para o seu site, pagando apenas por quem clica em seu link. Quanto mais atraente for a campanha, mais pessoas acessarão seu site e o custo por clique será menor.

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Redes sociais

As redes sociais possuem grande importância na estratégia de inbound commerce. Elas são um canal para que você se aproxime de clientes e consumidores em potencial e possa publicar conteúdos interessantes.

Além de produzir conteúdo exclusivo para as redes sociais, utilize-as para divulgar textos do blog e ofertas de valor. Para ter um bom engajamento nessas plataformas, dedique-se a elas: publique ótimos conteúdos, responda rapidamente às dúvidas e interaja com seu público no Instagram Stories. Também vale a pena ter um orçamento para as redes sociais para segmentar anúncios e atingir pessoas que possam se interessar pela sua marca.