Estamos a menos de um mês de distância dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro e os logistas sofrerão algumas consequências com relação ao envio e chegada de produtos neste destino. Com o decreto 41.867, está restrita a circulação de caminhões e veículos pesados em algumas das principais vias da cidade do dia 19 de julho até o dia 19 de setembro e os e-commerces terão que lidar com esta situação.
As restrições procuram diminuir o fluxo de veículos em horários de pico para as Olimpíadas. No Centro e na Zona Sul do Rio, por exemplo, está proibido o serviço de carga e descarga das 6h às 21h nos dias úteis e nos sábados até as 14h, com exceção para o Veículo Urbano de Carga (VUC).
Diante disso, os Correios já realizaram alteração no seu sistema, suspendendo os serviços de Sedex 10, Sedex 12 e Sedex Hoje, permitindo apenas o Sedex convencional, para a entrega e envios da região metropolitana do Rio de Janeiro. Os prazos de outras formas de entrega também serão estendidos devido aos prejuízos da interdição das vias.
O Sedex, malote e remessa expressa terão dois dias úteis à mais para a entrega e os serviços de PAC, remessa econômica e carta registrada terão dois dias acrescentados ao prazo, o que não gerará descontos nas tarifas.
Os lojistas de e-commerce que dependem dos serviços dos Correios devem estar preparados para tomar as melhores medidas diante deste cenário. Veja algumas formas de não prejudicar o seu negócio esclarecendo a situação para seus clientes neste período das Olimpíadas:
- Se seu e-commerce não for localizado na cidade, envie um e-mail para todos os seus clientes que moram na região do Rio informando a situação;
- Se seu e-commerce for localizado no Rio de Janeiro, informe todos os seus clientes das possibilidades de atraso do recebimento de produtos;
- Insira uma nota chamativa no rodapé de seu site de e-commerce informando de forma simples as condições deste período;
Se possuir um blog do seu e-commerce, crie um post com detalhes sobre o ocorrido e encaminhe em um CTA junto com os e-mails; - Insira um pop up de entrada no site do e-commerce com um aviso sobre o ocorrido;
- Envie uma notificação via push durante a navegação do cliente por seu site informando da situação;
- Se algum cliente do Rio de Janeiro se cadastrar em sua loja neste período, envie um alerta da situação de entrega dos pedidos;
- Faça um anúncio nas redes sociais direcionado para o público do Rio de Janeiro com informações claras;
- Ofereça um brinde junto com o produto para agradar os clientes que serão prejudicados neste período;
- Prepare sua equipe de atendimento para solucionar as dúvidas de seus consumidores que poderão surgir durante as Olimpíadas.
Ficou com alguma dúvida sobre o que fazer diante desta situação? Deixe um comentário!