Atrair a atenção de potenciais consumidores para a loja virtual já por si só uma tarefa árdua, porém isso é só o início de um longo trabalho, porque além desse passo, existe o processo de manter e reter a atenção desses clientes, algo que é bem mais difícil. O fator mais importante é evitar qualquer nível de frustração, ou seja, manter um ambiente 100% amigável. Para isso algumas regras básicas devem ser observadas:
- A navegação deve ser lógica, intuitiva e muita fácil de ser entendida.
- Evitar botões com temas não sugestivos, exemplo, “Outros Produtos”, “Mais Informações”.
- Não utilizarmos elementos visuais (imagens) que não informam nada e principalmente que não contenham funcionalidades, as famosas imagens “enchem lingüiça”.
- Utilizar-se de muitas propagandas, sendo elas: banner, imagens, propaganda de terceiros, chamativas. Tempo é dinheiro e exigir muita atenção para compreender é resultado certo de dispersão total.
- Tenha certeza de oferecer caminho de volta, sobretudo um sugestivo local onde se encontrar, tipo “Você está Aqui”
- Agrupe conteúdos similares por padrão de cores, por exemplo, categorias relacionadas se utilizarem de cores de fundo similares.
- Evite utilizar fontes de letras por demais elaboradas, dê preferência para textos puros, fontes comuns da web, isso aumentará a facilidade dos usuários e dos leitores robóticos dos buscadores.
- A decisão do consumo de conteúdo é por conta do cliente, não devemos ativar vídeos, áudios, rotações de imagens, entre outros elementos multimídias automaticamente.
- Exigir autenticação para visualização de conteúdos, isso pode funcionar bem para portais de conteúdos, porém em lojas virtuais o negócio é vender produtos e não acesso para conteúdos.
- Site com informações mais precisas tende a cativar mais os clientes. Importante oferecer utilidades para que seja simples e rápido o processo de encontrar algo que se procure.
- Jamais devemos utilizar de referência de datas, caso não haja atualizações constantes, a experiências dos usuários que encontram datas vencidas em 30 dias subliminarmente envia uma mensagem de coisa velha e desleixada.
Essas são só algumas dicas que podem ajudar na captura da atenção dos clientes, meu principal conselho para os leitores do E-commerce é: tenha sempre em mente que a loja virtual é feita para atender clientes que estão à procura de produtos/serviços para possível compra, por isso, esqueça do resto no início e faça o básico bem feito em primeiro lugar.