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Fórmula viral: o que faz um conteúdo viralizar na internet?

Por: Adriana Taissun

Sócia e Diretora de Contas na Agência Coruja

Sócia e Diretora de Contas na Agência Coruja, além de professora de Marketing Digital. Com quase 2 décadas de experiência, atua com foco em planejamento e gestão estratégica de projetos e equipes. Foi a responsável por estruturar a área de Social Media e Marketing Digital de grandes agências e de conceituadas marcas brasileiras e internacionais, dentro do setor de Marketing.

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Como nascem os conteúdos virais? Será que há uma fórmula, possível de ser seguida, que aumente as chances de um post nas redes sociais viralizar?

Mulher sorrindo com celular, cercada por ícones de engajamento digital.
Imagem gerada por IA.

De acordo com o professor e estudioso Jonah Berger há, sim, uma “fórmula viral”, comum a todos os conteúdos que caem nas graças das pessoas. Esses conteúdos possuem seis pontos em comum, que veremos a seguir.

1. Moeda social

Ideias contagiosas (e vale para produtos também) possuem uma moeda social. Essa moeda social é baseada no fato de que tudo o que você fala na internet afeta a maneira como as pessoas te enxergam. Consequentemente, isso impacta diretamente o seu nível de influência social.

Em outras palavras, se você aborda assuntos interessantes, as pessoas te enxergam como alguém interessante e a sua influência social tende a aumentar. O contrário também é válido: se o seu conteúdo é chato ou só foca na promoção de produtos, a tendência é que comecem a te enxergar como pouco interessante.

Seguindo essa linha, pense em conteúdos e em produtos que sejam uma boa fonte de moeda social, ou seja, que sejam notáveis, exclusivos, úteis e divertidos.

Ferramentas interativas, que usam mecânicas de jogos, também são excelentes para engajar e reter a atenção das pessoas. E essa é, inclusive, uma ótima estratégia para aplicar no seu e-commerce para aumentar a conversão.

2. Gatilhos

De forma geral, o gatilho é um estímulo que te leva a uma ação ou te faz lembrar de algo. Existem diferentes tipos de gatilhos, como o de associação (quando um cheiro te lembra de uma época feliz, por exemplo).

Quando você vincula o seu produto, marca ou conteúdo a um gatilho, você aumenta as chances de ser lembrado toda vez que a pessoa se depara com esse gatilho.

Esses gatilhos podem ser sons, imagens ou cheiros. É o que acontece, por exemplo, quando a Coca-Cola se associa a momentos felizes.

Tenha em mente que o gatilho escolhido deve ser constantemente reforçado para inspirar as pessoas a falarem de você e, com isso, aumentar as chances de o seu conteúdo viralizar.

3. Emoção

Provavelmente, você já percebeu que as pessoas tendem a compartilhar mais conteúdos que as emocionam, sejam para rir ou para chorar.

Conteúdos que inspiram as pessoas a falar sobre como elas se sentem possuem mais chances de serem compartilhados. Para tanto, é preciso conhecer o seu público e entender o que os empolga.

Normalmente, emoções como raiva, admiração e riso, por gerarem alta excitação, tendem a chamar mais atenção. Mas tome cuidado para que a emoção despertada esteja de acordo com o propósito da sua marca para não gerar uma crise de imagem.

4. Público

“Feito para mostrar, feito para crescer” é a frase que Berger usa para descrever esse elemento da fórmula viral. Somos criaturas sociais e temos a tendência de imitar quem está ao nosso redor sem perceber.

Em outras palavras, a ideia é “acionar” o comportamento em grupo, que é exatamente o que acontece quando alguma trend viraliza. Quanto mais pessoas a fazem, mais pessoas querem fazer também.

Para que isso aconteça, é necessário que um grupo veja o conteúdo primeiro. É por isso que é fundamental promover o conteúdo, seja por meio de tráfego pago, parcerias com influenciadores ou de forma frequência. Por melhor que ele seja, nenhum conteúdo ganhará força sem a exposição necessária.

5. Valor prático

Não basta informar, as pessoas também desejam compartilhar a informação que obtiveram com os outros.

É por isso que se fala tanto na criação de conteúdo de alto valor. Quanto maior o valor que você entrega no seu conteúdo, maior o ímpeto de as pessoas o replicarem e falarem sobre ele. Afinal, as pessoas gostam de ser úteis.

Como a sua empresa pode tornar a vida das pessoas mais fácil? Tente responder às dúvidas e ajudar a resolver as dificuldades do seu público.

Não use achismos para para entregar valor, entenda quem é o seu cliente, por meio de estudos e pesquisas, para que você consiga, de fato, direcionar o conteúdo.

6. Histórias

Por fim, dominar a arte de contar histórias te ajuda a transmitir mensagens e a criar conexões mais profundas. Nós gostamos de histórias porque elas mexem com os nossos sentimentos, criam identificação e nos prendem.

Uma boa história é irresistível e tem grandes chances de viralizar!

    Agora que você conhece a fórmula do conteúdo viral, lembre-se desses seis pontos da próxima vez que for desenvolver uma estratégia, copy ou ação para promover o seu e-commerce!