A logística é um dos grandes desafios das operações digitais hoje. E o fulfillment para e-commerce foi uma das soluções criadas para sanar a demanda por processos mais eficientes e menos custosos.
Por perceber que muitos empreendedores ainda não dominam esse assunto e, por isso, não compreendem a sua importância, decidi escrever nesta matéria as etapas que fazem parte do processo de fulfillment.
No primeiro artigo sobre esse tema, iniciei explicando o básico e hoje quero te mostrar como utilizar na prática o order fulfillment no seu e-commerce.
Fulfillment para e-commerce: por que utilizar?
São inúmeros os benefícios de apostar em um serviço de Order Fulfillment para o seu e-commerce. Ao utilizá-lo, você ganha eficiência na gestão do seu negócio e este pode ser um dos pontos de virada da sua operação digital.
Com um processo de fulfillment cuidadosamente desenvolvido e bem pensado, suas despesas são reduzidas, seus produtos são entregues com mais rapidez e seus clientes têm uma experiência de compra excepcional.
A eficácia dessa prática garante uma entrega pontual, melhora a satisfação do consumidor e promove fidelidade à marca. E todos esses fatores vão apoiar seus esforços de retenção de clientes, potencializando seus resultados.
Como funciona o fulfillment para e-commerce
Para começar, vamos revisar as etapas padrão que abrangem um fulfillment para e-commerce. Em muitas operações, ele funciona seguindo o passo-a-passo a seguir:
1 – Recebimento
Em processos de logística tradicionais, o lojista recebe os produtos do fornecedor em seu próprio endereço e, a seguir, faz a expedição dos itens ao Centro de Distribuição, onde eles sairão para a entrega ao cliente final.
Mas todo esse caminho não é necessário quando contrata-se um serviço de fulfillment para e-commerce, pois alguns centros recebem os produtos diretamente do seu fornecedor.
2 – Armazenagem dos produtos
Com os produtos já entregues no centro de fulfillment, eles serão armazenados no galpão do operador conforme as diretrizes de estocagem da empresa.
A alocação correta dos itens é essencial para otimizar o processo de busca dos produtos vendidos e agilizar a entrega dos pedidos. Essa etapa é essencial principalmente para os lojistas que possuem um volume de vendas alto e precisam ter um centro eficiente e bem organizado.
Nesse sentido, empresas que ainda não possuem o know-how de mercado para operacionalizar esta etapa de forma assertiva podem se beneficiar ainda mais de um serviço de fulfillment para e-commerce.
3 – Recebimento dos pedidos
Assim que uma compra é efetuada no sistema da sua Loja Virtual ou na sua conta em uma plataforma de Marketplace, o centro de fulfillment recebe um aviso acusando a venda do produto.
A partir dessa informação, a empresa fica responsável pela separação, embalagem e expedição do pedido até o cliente final.
4 – Separação
O primeiro passo após o processamento do pedido é a separação da mercadoria adquirida. Nesta etapa, o operador fica responsável por localizar o produto dentro do estoque e separá-lo para a preparação.
Assim como é preciso apresentar uma estocagem organizada e bem estruturada, é necessário ter muito cuidado na fase de separação para que não ocorra o envio de produtos trocados ou incompletos.
5 – Preparação
Produtos separados, é hora de prepará-los para o envio com a embalagem adequada e os complementos necessários.
Assim como nas demais etapas, é preciso ter conhecimento dos pacotes mais indicados para cada categoria de produto, a forma de embalo e os cuidados necessários para que o pedido chegue intacto ao destino final.
6 – Expedição
Em posse do pedido separado, embalado e pronto para a entrega, o pacote deve sair para expedição até o endereço do cliente final. Esta etapa é a que o vendedor deve se assegurar de realizar a entrega dentro do prazo estipulado e garantir a integridade dos produtos adquiridos.
Por isso, contar com um centro de fulfillment para e-commerce para ser uma boa estratégia para se certificar que os pedidos chegarão ao cliente da melhor maneira possível, garantindo sua satisfação e entregando uma experiência de compra excepcional.
7 – Pós-venda
Algumas empresas que oferecem o serviço de fulfillment para e-commerce realizam também atendimento ao cliente pós-venda. Eles coletam feedbacks e avaliações acerca da experiência de compra com o vendedor.
Além disso, elas ficam responsáveis pelo processo de logística reversa em caso de troca ou devolução. Essa etapa afirma a confiabilidade e a segurança para seus clientes, fortalecendo a imagem da marca na internet.
Comunique-se com eficiência
Por último, quero deixar uma das dicas mais valiosas que considero: comunique-se com o seu cliente. Ao longo de todo o processo, você deve manter uma comunicação próxima com seu consumidor.
Mas atenção: também não estou falando de um simples e-mail de “Obrigado pelo seu pedido”. Estou me referindo à uma comunicação atualizada, sob demanda e em tempo real sobre o status do pedido, desde o seu recebimento e processamento até o envio e entrega.
E então? Conseguiu visualizar um pouco mais sobre como aplicar o fulfillment para e-commerce? Espero que você esteja gostando dessa série de conteúdos e que esteja te ajudando a dar novos passos em sua empresa.
Na semana que vem eu vou explicar sobre como o Mercado Livre trabalha o fulfillment e porque ele é das maiores referências brasileiras no assunto!
Por isso, deixe anotado aí na agenda para conferir tudo e aprender muito mais!
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