Para atrair e reter clientes, as marcas estão apostando em novas estratégias para melhorar a jornada de compra, e uma delas é a gamificação. Implementar jogos se mostrou uma tendência verdadeiramente positiva e eficiente no que se refere a uma experiência marcante.
Em outras palavras, a gamificação veio para revolucionar a jornada de compra, tornando o relacionamento entre marca e consumidor muito mais divertido, além de aumentar significativamente o engajamento, melhorando os resultados e mantendo o cliente próximo.
A gamificação veio para revolucionar a jornada de compra, tornando o relacionamento entre marca e consumidor muito mais divertido.
Incluir a gamificação no seu e-commerce também ajuda a reter os usuários, sobretudo no primeiro contato, já que nem sempre isso sugere que haverá uma segunda interação/compra. E esse tipo de estratégia personalizada tende a gerar curiosidade por ser uma ideia inovadora.
Mas os impactos da gamificação na jornada de compra não se resumem apenas ao que dissemos acima. Veja abaixo as principais vantagens da gamificação e como um planejamento eficiente pode influenciar o comportamento dos clientes na hora de comprar.
Quais são as vantagens da gamificação?
Mais do que ampliar o engajamento e estreitar o relacionamento com a marca, promovendo uma jornada de compra mais lúdica e interativa, a gamificação no e-commerce traz outras vantagens bastante interessantes para os varejistas que aderem às mecânicas de jogos. São elas:
1 – Garante bons resultados
Quando os clientes estão satisfeitos, consequentemente, os resultados de sua loja aumentam.
A gamificação concede pequenas vitórias aos consumidores através de determinadas tarefas para conquistar pontos e/ou recompensas. E, a partir disso, pensa-se em quais prêmios e ações serão dados ou realizados para conquistá-los, proporcionando bons resultados e garantindo também a fidelidade de seus clientes.
2 – Ajuda a conquistar “clientes promotores”
Os clientes promotores são aqueles que indicam sua empresa para os familiares e amigos, quando satisfeitos com a experiência, tornando-se verdadeiros apoiadores da marca.
A gamificação, nesse caso, ajuda a conquistá-los. Os clientes se sentirão mais incentivados e também entusiasmados em continuar o relacionamento e o apoio à sua marca.
3 – Proporciona imersão à sua marca
Utilizar a gamificação como tática para proporcionar uma imersão aos valores, história e trajetória da sua marca faz com que os clientes se sintam cada vez mais conectados a você.
Ademais, implementar mecânicas de jogos ao seu negócio contribui para tornar suas soluções mais acessíveis, bem como conduzir a jornada do cliente com mais facilidade.
4 – Aumenta a efetividade das campanhas de marketing
As campanhas de marketing influenciam na percepção e no engajamento dos consumidores com a sua marca, bem como no comportamento deles e na frequência com que fazem compras.
Ao implementar a gamificação no seu e-commerce, o foco das campanhas não deve ser “empurrar” a mensagem e nem centrá-las apenas nas vendas, mas sim criar um contexto agradável e uma experiência positiva em relação à marca, visando à fidelidade dos clientes.
Promoções gamificadas tendem a apresentar resultados diferentes. Isso porque elas geram valor por meio de jogos divertidos e prêmios atraentes, assim como permitem que o consumidor escolha o momento em que quer interagir e o tipo de conteúdo que receberá, em vez de receber campanhas sem valor e em ocasiões em que ele não gostaria de ser incomodado.
Fatores essenciais para a gamificação
Em todos os tipos de jogos existentes, há quatro fatores essenciais que, segundo a pesquisa de Jane McGonigal – designer de jogos com renome internacional -, também devem ser aplicados no processo de gamificação do e-commerce. Sendo eles:
- Meta: o objetivo maior do jogo, alcançável através de fases ou um determinado nível;
- Regras: que definirão o modo como o jogador deve se portar no jogo;
- Feedback: para reconhecer o desempenho do jogador e para mantê-lo empenhado;
- Participação voluntária: reflete o desejo do jogador em continuar, quando os demais fatores citados acima entram em harmonia.
Em vista disso, ao utilizar a gamificação em suas estratégias de e-commerce, é preciso que a equipe de marketing esteja atenta a esses quatro elementos.
Vale a pena aderir à gamificação no e-commerce?
A gamificação é uma técnica com impacto bastante positivo no público, transformando a jornada de compra em uma experiência única e divertida, auxiliando no alcance da marca e ocasionando a motivação necessária para que os consumidores recomendem sua loja virtual.
Então, sim, aderir à gamificação no seu e-commerce vale a pena.
Esses jogos melhoram a interação das suas personas e aumentam as chances de fidelização, assim como ampliam suas vendas e o reconhecimento da marca perante o mercado.
Leia também: Gamificação do e-commerce vale a pena?