A importação é o processo pelo qual um país compra produtos ou serviços de outro país para atender a demandas internas. Esse mecanismo é importante para o comércio global, permitindo que os países acessem produtos que não são produzidos localmente ou que são mais baratos e eficientes de se obter do exterior.
Habilitação de radar
Tudo começa com a habilitação do radar, que é o processo em que se habilita o seu CNPJ no RADAR na Siscomex, que é um portal do governo federal que reúne os dados de registro, monitoramento e controle das atividades de comércio exterior, tornando a sua empresa uma importadora para o mercado.
Busca de fornecedores
Após a etapa de habilitação, busca-se o fornecedor ideal do seu produto na China, que atenda às suas necessidades em relação a preço, qualidade, quantidade.
Pedido de amostras
Nessa etapa, após escolhidos os fornecedores, é feito um pedido de amostra do produto para ver se é realmente o que o importador precisa e imagina, tanto em relação à estética quanto à qualidade e à durabilidade.
Auditoria de fábrica
Depois que o produto foi aprovado, a empresa que faz a sua assessoria de importação leva um representante que vai pessoalmente à fábrica na China para ver se não é uma empresa fantasma, se segue todos os requisitos de documentação e se tem estrutura para atender ao pedido do cliente.
Contrato e pagamento
Enquanto você entra em contato com o seu banco ou a sua corretora para iniciar o pagamento, é realizado o contrato com o fornecedor para a sua segurança, com todas as proteções necessárias.
Frete internacional
Embarque e frete internacional divididos em marítimo, com média 45 dias para entrega, e o aéreo, em torno de dez dias para chegada.
Desembaraço aduaneiro
Por fim, acontece o desembaraço aduaneiro e transporte, que é a liberação de uma mercadoria pela alfândega para a entrada no país ou sua saída. Depois da sua documentação ser verificada, a sua carga é nacionalizada e está pronta para ser enviada ao destino final.
Transporte rodoviário nacional
É feita a cotação de transportadoras, prazos e valores para atender o cliente conforme a sua necessidade.
Quais os principais tipos de importação?
Você deve se perguntar quais os tipos de importação que existem. No vídeo abaixo, você pode ter acesso a essa informação de forma clara e simples:
Vantagens da importação
– Diversificação de produtos: permite o acesso a uma variedade de produtos que não são produzidos localmente.
– Custo e qualidade: possibilita a compra de produtos a preços mais competitivos e de melhor qualidade.
– Tecnologia e inovação: facilita a entrada de novas tecnologias e inovações no mercado local.
A importação em números
Segundo a balança comercial preliminar (Gov.br), o movimento de crescimento nas importações foi influenciado pela ampliação das compras dos seguintes produtos: pescado inteiro vivo, morto ou refrigerado (14,9%), frutas e nozes não oleaginosas, frescas ou secas (27,7%) e soja (784,0%) na agropecuária; outros minerais em bruto (14,3%), outros minérios e concentrados dos metais de base (33,1%) e gás natural, liquefeito ou não (133,3%), na indústria extrativa; óleos combustíveis de petróleo ou de minerais betuminosos (exceto óleos brutos) (11,9%), tubos e perfis ocos, e acessórios para tubos, de ferro ou aço (114,9%) e veículos automóveis para transporte de mercadorias e usos especiais (69,3%) na indústria de transformação.
A importação é uma prática do comércio global, trazendo muitos benefícios que exigem planejamento e gestão eficazes. Entender cada etapa do processo e estar informado sobre os acontecimentos e atualizações no Brasil e do mundo são fundamentais.