No mês passado, aconteceu o Fórum E-commerce Brasil 2022, o maior evento de e-commerce da América Latina, com participação de grandes empresas e experts da área.
O time do Pagar.me marcou presença no evento e agora reunimos as principais tendências do mercado que vimos por lá.
Um ponto interessante é que o grande foco das discussões foi a experiência do cliente. Confira a seguir cinco principais pilares que foram abordados nos dois dias de evento.
1. Community commerce
A criação de conteúdo já se tornou uma estratégia imprescindível para se conectar com o público, criar comunidades engajadas e gerar vendas.
Nesse contexto, surge o conceito de community commerce, que é o e-commerce orientado ao criador de conteúdo, a partir da capacidade da comunidade de impulsionar marcas e produtos rapidamente.
“Sua marca precisa criar com um creator e como um creator”, reforçou Danielle Crahim, Industry Lead do TikTok, durante o Fórum 22.
Assim, o community commerce surge como uma estratégia que permite que usuários criem junto com as marcas, seja por meio do marketing de influência ou de conteúdos orgânicos nas redes sociais.
A dica é acompanhar as tendências e manter uma postura autêntica, natural e divertida para gerar conexão com o consumidor e criar oportunidades de negócios.
2. Metaverso
Essa foi uma palavra que ouvimos bastante no Fórum 22. Segundo a Bloomberg Intelligence, o mercado do metaverso pode valer US$ 800 bilhões até 2024.
Daniel Bottas, ex-Creative Director do Meta, explicou no evento que o metaverso ainda está em desenvolvimento. Logo, é importante entrar aos poucos nesse universo, mas sem esperar que tudo esteja estruturado.
Para quem quer começar a investir no metaverso, a dica é iniciar pela Realidade Aumentada, que permite que o cliente interaja com um produto de forma virtual antes de adquiri-lo.
3. D2C (Direct to Consumer)
Um tempo atrás, era difícil imaginar um fabricante vendendo diretamente para o cliente final. Hoje, com a expansão do e-commerce, esse cenário tem se tornado cada vez mais viável.
No Fórum 22, empresas como a Salon Line explicaram como têm expandido sua operação para essa modalidade de vendas sem intermediários – sem interromper o modelo B2B de distribuição de produtos para revendedores.
Dentre as vantagens dessa estratégia, estão o maior controle da marca, a expansão do público e o relacionamento mais próximo com os clientes.
Saiba mais sobre o assunto em: O que é D2C e como implementar esse modelo para vender mais?
4. Conversational commerce
Outra tendência muito discutida foi o conversational commerce. A estratégia baseia-se em interações em tempo real entre marcas e clientes, por meio de aplicativos de mensagens instantâneas, com chatbots ou suporte humano no WhatsApp, por exemplo.
É uma forma de o cliente encontrar o que precisa de forma rápida, seja pedir uma recomendação de produto ou consultar o status de um pedido.
Com isso, o conversational commerce permite agilizar o atendimento ao cliente e criar uma experiência mais fluida e eficiente para os consumidores.
5. Omnichannel
O retorno das compras presenciais no pós-pandemia consolidou o omnichannel, evidenciando a importância de integrar canais físicos e digitais para promover uma melhor experiência ao cliente.
E o resultado tem sido positivo para as empresas que investem na estratégia. No evento, a Usaflex compartilhou insights sobre os consumidores omnichannel da marca:
- são 2,1x mais frequentes do que consumidores puramente offline e 2,4x mais do que aqueles puramente online;
- gastam 128% mais do que consumidores puramente offline e 135% mais do que aqueles puramente online.
Você pode conhecer mais a fundo o case da Usaflex no Podcast Entre Amigos do E-commerce Brasil. Saiba mais sobre o case da Usaflex no Podcast Entre Amigos! Escute aqui.
Como foi dito no início do artigo, todas as novidades de mercado e tendências para os próximos anos que foram apresentadas no Fórum 22 giram em torno do cliente. Portanto, se você não está colocando-o no centro do seu negócio, está na hora de repensar a sua estratégia.
Se você ainda não está no momento de investir no metaverso ou em uma operação omnichannel, pense de que forma pode tornar o seu negócio mais acessível e fluido para o seu cliente final. Esse, com certeza, é o segredo de qualquer negócio promissor!
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