Considerada uma das estratégias mais promissoras para o e-commerce, o live streaming se uniu ao comércio eletrônico para dar início ao que chamamos de live commerce, uma modalidade que, como o próprio nome já diz, promove e alavanca as vendas “ao vivo”.
Essa prática começou a ganhar força na China, sendo que entre 2019 e 2020 apresentou um crescimento de 210% e movimentou aproximadamente $157 bilhões apenas no ano passado.
Saiba mais sobre o live commerce, tendência promissora de vendas online que ganhou força na China e devido à pandemia.
De acordo com Renata Thiébaut, COO da Green Proposition do Alibaba Global Inniciatives, estima-se que 90% dos chineses compram online, e essa reinvenção das vendas online rapidamente se expandiu para outras marcas ao redor do mundo, que estão buscando novas maneiras de chegar até o consumidor e, sobretudo, engajá-lo e posteriormente fidelizá-lo.
Como funciona o live commerce?
Sejam jogos digitais, shows ou simplesmente momentos da rotina, o live streaming é uma prática bastante comum nos dias de hoje. Essas transmissões em tempo real online se popularizaram e alcançaram os mais variados nichos de mercado, incluindo o comércio.
O live commerce surgiu a partir disso e ganhou amplitude durante a pandemia. Porém, na verdade, trata-se de uma releitura do que os canais de vendas como Polishop faziam na televisão – conhecidos como home shopping -, só que de uma forma mais moderna.
Embora tenha uma estrutura similar, o live commerce distingue-se por três pontos:
- Os programas são ao vivo (no home shopping, poderiam ser gravados);
- Acontecem em plataformas que, obviamente, demandam Internet;
- Basta clicar no link do produto para ser direcionado para o e-commerce.
Nesse caso, a grande vantagem do live commerce é a interação que as marcas têm com os consumidores, pois possibilita que vendedor e cliente tenham maior proximidade, resultando em um maior engajamento e, consequentemente, em maior conversão na hora da venda.
Gatilhos mentais como escassez e urgência, autoridade no mercado e parceria com influenciadores e/ou blogueiros são táticas utilizadas que dão um verdadeiro “buzz” no marketing em volta dos produtos anunciados e são grandes diferenciais para a conversão.
Por que investir no live commerce?
Mais do que ser uma forma de se aproximar dos clientes e ter um papel fundamental para a conversão, o live commerce oferece outros benefícios para o seu negócio. Sendo eles:
- Promove interatividade com os consumidores;
- Apresenta os produtos de maneira prática;
- Auxilia na captação de leads.
Vantajoso para marcas, lojas e consumidores
Um levantamento realizado pela Wyzowl, empresa de estatísticas de marketing de vídeo, apresentou informações interessantes sobre o impacto do live commerce em todo o ecossistema do e-commerce, mostrando-se uma estratégia realmente eficaz e muito valiosa:
- 96% dos usuários assistem a vídeos de explicação para entender melhor sobre um produto e/ou serviço;
- 84% se sentem convencidos a comprar um produto depois assistir a um vídeo da marca;
- 66% preferem se informar sobre um produto e/ou serviço por meio de vídeo.
Ou seja, a estratégia do live commerce não é vantajosa somente para as marcas e lojas, mas também para os consumidores, que têm suas perguntas respondidas com mais facilidade.
Além disso, apostar no live streaming e-commerce também é uma forma de estimular os usuários a ficarem mais tempo na página, o que pode gerar aumento do ticket médio da compra, assim como ajuda a atrair novos consumidores através de conteúdo valioso.
Os desafios do live commerce
Embora seja aparentemente fácil, produzir um live streaming demanda certos desafios às marcas, além de representar – dependendo de qual for o caso – um investimento alto.
Desafios técnicos, por exemplo, são os mais relevantes porque envolvem diversas tecnologias, bem como exigem uma equipe de profissionais qualificados para prepará-las, o que, por consequência, pode significar um investimento elevado.
Além disso, é importante estar atento se o e-commerce está preparado para receber o alto fluxo de clientes do live commerce. Também é preciso manter os produtos sempre em estoque, para não correr o risco de perder vendas devido à indisponibilidade de estoque.
Ainda assim, mesmo com esses desafios e considerando todas as vantagens apresentadas ao longo deste texto, o live commerce vem sendo uma tática promissora para alavancar vendas.
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