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Marketplace: não esqueça quem você é e qual o seu foco

O marketplace é uma tendência consolidada nos Estados Unidos que foi importante para tornar empresas, como a Amazon, um gigante do varejo. Indícios mostram que no Brasil não será diferente, pois nos últimos meses vem agitando o e-commerce nacional.

Nessa onda, há pontos importantes para reflexão como o fato de que, ainda que a marca esteja consolidada no mercado, buscará estratégias para o êxito na ampliação e giro de uma longa cauda. Tarefa nada fácil se considerarem as categorias de nicho que atendem a um público-alvo cada vez mais específico e seleto.

Mas por mais que haja a oportunidade e o aumento na geração de novos negócios, é importante manter fidelidade ao público-alvo inicial que possibilitou que o modelo de negócio, em menor escala, se tornasse referência no segmento. Identifique o seu diferencial e invista nele, afinal, é o que você sabe fazer melhor. Persiga a tendência, buscando a excelência em seu nicho, sem deixar de aproveitar as oportunidades em categorias secundárias.

Fique atento às oportunidades do mercado 

Quando se faz parte dos canais de marketplace, existem inúmeras oportunidades. Diferentemente das lojas especializadas, o leque de clientes dos grandes players é mais amplo, pois há forte potencial de tráfego e público, tornando possível a movimentação de inúmeros produtos.

Imagine que o seu negócio é uma loja de bicicleta online, e agora você tem a oportunidade de comercializar carrinhos de bebê. Por que não? Entenda que, como enfatizado anteriormente, é essencial manter o foco e não ignorar o seu diferencial; mas é importante perceber as oportunidades do mercado para, eventualmente, ter boas ofertas e lucratividade adicional nos negócios.

Busque desenvolver o seu negócio com a expertise dos grandes varejistas.  Inicialmente, quando se falava em marketplace, as pessoas tinham um julgamento negativo e medo de compartilhar as informações da sua linha de produto, o que é compreensível.

No entanto, como era de se esperar, os nossos principais itens de venda não foram os mais vendidos nos grandes players. Detectou-se, também, um aumento direto na demanda interna, somado àquele gerado pelos canais externos.

O contato com os grandes players é uma oportunidade para observar a sua gestão e ter como modelo para a melhoria na sua própria operação. Se o objetivo é melhorar, por que não copiar? Sim, se os grandes players estão consolidados e são os maiores, é porque há muitos investimentos e pesquisas em todas as áreas. Uma das estratégias é extrair o máximo de conhecimento desses canais.

Trace metas e planeje o crescimento de forma sustentável

As estratégias delineadas até aqui fomentarão o aumento nas vendas do seu site, como também um incremento nas vendas do marketplace, com perspectivas de crescimento, em médio prazo, de 30% a 50% ao mês. Ótimo, não? Para alcançar essa meta, é necessário ter um planejamento estratégico que realize adequações para um crescimento de forma sustentável e rentável na sua operação.

Esteja pronto se houver necessidade de ampliar o seu CD, dobrar a sua equipe de atendimento ao consumidor ou, até mesmo, desenvolver novas áreas, como uma equipe de marketplace. Porém, lembre-se de que o investimento é alto e a capacitação profissional não acontecerá “do dia para a noite”. É preciso planejar!

Com a expectativa de crescimento da Megamamute, ao final de 2013, foi elaborado um plano que possibilitou, ao longo deste ano, diversos pontos de melhorias e investimentos, a exemplo da recente mudança para o novo CD, mais moderno e com o dobro da capacidade.

Houve, também, o aumento do número de funcionários, os quais foram recrutados e devidamente capacitados. Ao longo desse período, o site da empresa passou por melhorias e recebeu novas ferramentas que possibilitaram acompanhar as vendas dos canais externos.

Acima de tudo, entre as estratégias mais importantes, destaco: ter uma operação interna capaz de suprir as necessidades dos canais de venda; não passar da conta; não abusar e/ou ignorar o fato de não poder cumprir com os prazos e vendas, pois a marca em questão está em jogo e precisamos mais dela do que os grandes players.

Nesse sentido, é importante causar uma boa impressão ao consumidor, o qual está conhecendo a sua loja por meio do marketplace.

Enfim, ter excelência na sua operação garantirá a fidelização não somente ao canal externo, como também tornará possível estreitar as relações entre fornecedor-consumidor, e possibilitar que ele venha a comprar diretamente de você.