Sabemos que a Amazon é o primeiro nome que vem à cabeça quando o assunto é marketplace, não importa o continente. É o número um ao redor do mundo e vai aparecer por aqui.
Mas além de dar detalhes sobre o desempenho desse ilustre personagem quando falamos de vendas online, olhando especificamente para o mercado europeu, vou mostrar também outros que se destacam por lá.
Para você ter dimensão do mercado europeu, segundo o Channel Engine, Reino Unido, França, Alemanha, Espanha e Itália “contribuem com uma receita de € 598,1 bilhões, gerados de marketplaces e outras plataformas”. Esse montante representa 86% de todo o gasto com compras online da região.
Confira os marketplaces europeus que você precisa conhecer
A fonte de informações para esse compilado é o E-commerce Germany. O critério para fazer parte da lista que selecionei para vocês: atender a países de língua inglesa. Dessa forma, facilita a inserção de vendedores internacionais.
Fruugo
Baseado no Reino Unido, está disponível em 32 países e contabiliza mais de 25 milhões de usuários ativos. Aceita até 22 moedas e comporta 17 idiomas – o dólar e o inglês estão entre as possíveis escolhas.
Apesar de não ser tão conhecido pelos brasileiros é, provavelmente, um dos mais amigáveis para vendedores estrangeiros. O Fruugo oferece suporte para tradução, atendimento ao cliente, marketing e câmbio. Você só precisa estruturar sua loja e vender!
ASOS
ASOS é um dos maiores varejistas de moda online do mundo, com sites no Reino Unido, Europa, Estados Unidos e Austrália e mais de 80 mil produtos no portfólio. A partir desse marketplace, é possível enviar para mais de 140 países dos centros de distribuição localizados no Reino Unido, EUA, Europa e China.
Só em abril de 2023, o site recebeu mais de 79 milhões de acessos. No Reino Unido, 58% dessas visitas chegam via dispositivos móveis.
Amazon
O nome mais conhecido da lista, com certeza. As vendas da Europa correspondem a 24% das transações globais. Os italianos são os que mais consomem nesse famoso marketplace, compondo 75% da sua receita.
Segundo o relatório Amazon EU Impact Report – 2023, as pequenas e médias empresas, ativas no Mercado Comum Europeu, foram responsáveis por vendas que somaram mais de € 9,8 bilhões dentro da União Europeia.
Se você tiver uma empresa americana, é possível cadastrar seus produtos nos EUA, México e Canadá. Assim, consegue disponibilizá-los em outros países onde a Amazon atua, como Inglaterra, França, Itália, Alemanha e Espanha. Também pode utilizar os armazéns localizados nessas localidades para ter itens para pronta-entrega na Europa.
eBay
Outro nome que você certamente conhece. Ao lado da Amazon, lidera o mercado europeu. Embora a concorrência tenha aumentado muito desde quando esse veterano das vendas online surgiu, em 3 de setembro de 1995, o pioneiro resiste.
Os números atestam a sua relevância, conforme relata o Bezos.ai em seu guia Top 15 Online Marketplaces in Europe to Sell Your Products: “o eBay tem 14 sites e 367 milhões de visitas por mês”.
Além do mercado americano
Os EUA são a porta de entrada para atuar com e-commerce global ao abrirem caminho para vender em marketplaces da Europa. Por isso, ter uma empresa americana, contar com apoio contábil e suporte fiscal de uma equipe especializada, além de estabelecer uma logística unificada, te darão a estrutura que precisa para fazer negócios também no continente europeu.