Os meios de pagamento certos podem ser grandes aliados do e-commerce nos períodos de baixas vendas. Um dos principais motivos é que eles fomentam as compras não programadas, a exemplo daquelas que o cliente realiza por impulso, decorrentes de uma boa oportunidade de negócio.
Imagine o seguinte cenário: um consumidor está navegando aleatoriamente pela internet e se depara com um anúncio patrocinado da sua loja. É um produto que, há tempos, ele deseja comprar. Mas, por conta de outros compromissos financeiros, acabou deixando em segundo plano.
No entanto, seu negócio decidiu fazer uma grande oferta, a fim de “queimar” o estoque antes da chegada da próxima data comemorativa. Por conta disso, o preço do produto está abaixo do praticado comumente.
Mas o que realmente atraiu esse potencial cliente é que o anúncio diz que o item pode ser pago em dez vezes no cartão de crédito, sem juros e sem entrada.
A fim de não perder a oportunidade, essa pessoa clica no seu anúncio, entra na plataforma de vendas da loja e, finalmente, conclui a compra.
Em resumo, o que queremos dizer com esse exemplo é que, ainda que o cliente em questão estivesse sem pretensão de comprar naquele momento, a condição e o meio de pagamento oferecido fizeram-no mudar de ideia.
Por mais que, aparentemente, seja uma estratégia rotineira do varejo, ainda há vários gestores que a deixam de lado.
Outra tática que envolve os meios de pagamento e segue, basicamente, esse mesmo princípio é oferecer soluções de pagamento modernas e inovadoras, tais como QR code, WhatsApp e afins.
Siga a leitura deste artigo e confira, agora, como aumentar as vendas do e-commerce usando os meios de pagamento como seus maiores aliados!
De que maneira os meios de pagamento influenciam nas vendas do e-commerce?
Os meios de pagamento influenciam nas vendas do e-commerce porque o momento do checkout é crucial para a conversão.
Por mais que preço, frete e prazo de entrega estejam de acordo com as expectativas e necessidades do cliente, se ele não encontrar o meio de pagamento preferido, as chances de desistir da compra são enormes.
Uma prova disso foi citada no Relatório de Tendências da Zoop, fintech de tecnologia para serviços financeiros, o qual revelou que 80% dos consumidores deixam de concluir um pedido quando não acham o método de pagamento favorito.
Já a pesquisa sobre estatísticas de abandono de carrinho da empresa Moosend, plataforma de automação de e-mail marketing, mostrou que sete a cada dez checkouts não são completados por motivos que vão muito além do fato de o produto ou serviço ser ruim.
Entre as diversas causas que levam os consumidores a abandonar seus carrinhos em compras online, os relacionados ao pagamento são:
– falta de confiança de inserir os dados do cartão de crédito na plataforma de venda (19%);
– oferta insuficiente de métodos de pagamento (8%).
Ainda que esse último percentual pareça baixo em um primeiro momento, é preciso considerar que, em um universo no qual o volume de compras online cresce mais a cada dia, 8% é um número bastante expressivo, pois representa uma quantidade significativa de vendas perdidas.
Apenas para você ter uma ideia, segundo a análise da Abecs, Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços, o e-commerce deve continuar crescendo em 2023.
Dessa forma, é fundamental que você tenha em mente que, na mesma proporção que o interesse pelas compras virtuais aumenta, pode haver perda de clientes se o comércio eletrônico não se preparar adequadamente para atendê-los – e isso inclui os meios de pagamento que são oferecidos.
Como os meios de pagamento ajudam o e-commerce no período de baixas vendas?
No período de baixas vendas, os meios de pagamento certos ajudam o e-commerce por três motivos em especial:
1. estimulam compras não programadas;
2. tornam o checkout mais prático e rápido;
3. melhoram a experiência de compra do consumidor.
Confira, em detalhes, cada um desses pontos-chave.
1. Estimulam compras não programadas
Como dissemos logo na abertura deste artigo, os métodos de pagamento são ótimos potencializadores das compras realizadas por impulso.
Quem trabalha no varejo sabe que, em datas comemorativas, tais como Dia da Mães, Dia dos Pais, Black Friday e Natal, há uma tendência natural de aumento no volume de vendas e, consequentemente, de faturamento.
Entretanto, é essencial que os varejistas encontrem maneiras de manter a saúde financeira dos negócios em períodos de baixas vendas – a exemplo do início do ano, especialmente os meses de janeiro e fevereiro, tidos como os piores para o comércio, seja online ou presencial.
Em cenários como esses, é fundamental lançar mão de variadas estratégias para atrair os clientes e fomentá-los a fazer novas aquisições.
Nesse ponto, os pagamentos são excelentes aliados, pois ajudam os consumidores a adquirir o que desejam, mesmo em épocas de orçamento pessoal e familiar mais reduzido, induzindo as aquisições.
Porém, para que essa abordagem realmente gere o resultado esperado, é bem importante alinhar meios e formas de pagamento.
Apenas para esses dois conceitos ficarem mais claros, saiba que os meios de pagamento são as ferramentas usadas para pagar algo. Nessa lista entram: cartão de crédito, cartão de débito e Pix, entre outros.
Já as formas de pagamento são as condições, isto é, como isso pode ser feito. As comumente usadas no Brasil são: à vista, a prazo e com data futura (a exemplo do boleto bancário).
2. Tornam o checkout mais prático e rápido
Como também já comentamos neste artigo, os métodos de pagamento estão entre os motivos que levam os consumidores a abandonar seus carrinhos de compras online.
Em períodos de baixas vendas, esse comportamento é ainda mais impactante para o faturamento do comércio eletrônico, visto que cada conversão conta.
Todavia, uma ampla oferta de pagamentos, com métodos práticos, modernos, otimizados e seguros, deixa o momento do checkout muito mais rápido, eficiente e dinâmico.
Essa abordagem, por sua vez, é um ponto a favor do seu negócio, pois contribui para o cliente não desistir da compra justamente na etapa final da sua jornada de aquisição.
3. Melhoram a experiência de compra do consumidor
Em um mercado cada vez mais competitivo, como o e-commerce, cada momento, estratégia e atitude adotada pelos gestores conta para que a empresa se destaque dos concorrentes.
Uma forma de alcançar isso é trabalhando um conceito chamado payment experience, que, na tradução para o português, significa “experiência de pagamento”.
Resumidamente, consiste no caminho percorrido pelo consumidor para a realização do pagamento do serviço ou produto adquirido.
A ideia é que esse percurso seja totalmente livre de atritos e momentos de insegurança para o comprador.
Além de estimular a aquisição atual, esse cuidado para melhorar a experiência de compra do cliente reflete no relacionamento futuro com seu negócio.
Essa constatação vem do relatório da Zendesk, companhia que desenvolve e entrega software de atendimento ao cliente, o qual destacou que 70% dos consumidores gastam mais com empresas que oferecem experiências fluidas, personalizadas e integradas a seus clientes.
Quais meios de pagamento oferecer para vender mais no e-commerce?
Com base na pesquisa realizada pela Opinion Box, os meios de pagamento mais utilizados no Brasil, em 2022, foram:
– cartão de crédito (80%);
– Pix (77%);
– dinheiro (73%);
– cartão de débito (66%).
Considerando apenas os métodos de pagamento digitais, as e-wallets (carteiras digitais) conquistaram espaço, sendo utilizadas por 47% dos entrevistados na hora de pagar algo.
O QR code também se destacou, visto que foi usado por 65% dos consumidores brasileiros para pagamentos via Pix.
Mas como estamos falando sobre aumentar as vendas do e-commerce em períodos de baixa procura, é crucial mesclar soluções de pagamento tradicionais às mais modernas e atualizadas.
Ao fazer isso, você consegue alinhar sua estratégia de atração de consumidores e aumento de vendas às necessidades e expectativas dos clientes, indo ao encontro de todos os pontos que citamos até aqui.
Seguindo essa linha de raciocínio, entre os meios de pagamentos mais interessantes de oferecer no seu comércio eletrônico, que podem ajudar a elevar o faturamento em épocas de baixas vendas, estão:
– cartão de crédito;
– cartão de débito;
– Pix;
– boleto bancário;
– Buy Now, Pay Later;
– carteira digital;
– pagamentos recorrentes;
– WhatsApp Pay;
– cashback.
Nove meios de pagamento para melhorar períodos de baixas vendas no e-commerce
Neste momento, você deve estar pensando por quais motivos os métodos de pagamento citados podem ajudar a melhorar as conversões em períodos de baixas vendas, não é mesmo?
Quanto a isso, saiba que cada um tem uma razão em especial. Confira, agora, quais são elas.
1. Cartão de crédito
Conforme resultados de 2022, apontados pelo relatório da Abecs, o setor de cartão fechou o ano de análise com crescimento de 24,6%. O valor total transacionado por cartões de crédito, de débito e pré-pago foi de R$ 3,31 trilhões nesse período.
Esses números confirmam que esse método de pagamento eletrônico continua sendo amplamente usado pelos brasileiros.
No que se refere especificamente ao cartão de crédito, no geral, ele foi responsável pela movimentação de R$ 2,1 trilhões, o que dá 29,4% mais do que no ano anterior da pesquisa.
Em quantidade de transações, foram 18,2 bilhões na função crédito, representando um aumento de 24,2%.
Considerando apenas as compras não presenciais, os cartões de crédito movimentaram R$ 679,5 bilhões (+23,5) de um total de R$ 700 bilhões transacionados decorrentes de pagamentos via internet e outros canais remotos.
2. Cartão de débito
Ainda que menos expressivo, em uma visão geral, o uso do cartão de débito pelos brasileiros também apontou crescimento.
De acordo com o mesmo relatório da Abecs, na soma de 2022, a função débito movimentou R$ 992,4 bilhões, o que se refere a um aumento 7,4% em comparação ao ano anterior. Em quantidade de transações, foram realizadas 15,4 bilhões (+13,1).
Em compras não presenciais, o cartão de débito transacionou R$ 10,7 bilhões. Esse valor representa uma queda de 20,6% na utilização dessa função nas vendas via internet.
Porém, um dos motivos pode ser a substituição desse meio de pagamento pelo Pix, que também retira o valor diretamente da conta bancária ou carteira digital do cliente, mas de forma mais rápida, prática e segura.
3. Pix
Os números que apontam o crescimento do uso do Pix como meio de pagamento sobem vertiginosamente mês a mês, desde seu lançamento.
Conforme as estatísticas do Banco Central, em fevereiro de 2023, o sistema de pagamentos instantâneo foi utilizado para, exatamente, 561.720.887 transações no formato P2B (de pessoa para empresa).
Em valor, essa quantidade representa exatos R$ 99.838.417 transacionados apenas no mês mencionado.
Os motivos pelos quais esse meio de pagamento caiu no gosto dos brasileiros – e, por isso, o Pix deve ser oferecido no e-commerce – são diversos. Entre os que mais se destacam estão:
– praticidade;
– rapidez;
– segurança (evita que o cliente precise informar dados bancários e de pagamento);
– atendimento de diferentes grupos de consumidores (como os que não têm cartão ou não querem usá-lo em compras online);
– custos operacionais reduzidos para o varejista e custo zero para os consumidores.
4. Boleto bancário
O boleto bancário é um método de pagamento que só existe no Brasil e, ainda que muitas pessoas o considerem obsoleto, ele é uma ótima alternativa para ajudar o e-commerce em períodos de baixas vendas – e até mesmo em datas comemorativas, nas quais o fluxo de compras é mais intenso.
Entre as diversas razões, uma das principais é que o boleto bancário permite aquisições com data de pagamento futura. Isso significa que, mesmo que o cliente não disponha do valor no momento em que se interessa pelo produto e/ou serviço, ele pode comprar o que deseja e pagar mais adiante.
Por conta disso, tal meio de pagamento se torna uma excelente alternativa para fomentar compras não programadas.
Somado a esse ponto, o boleto bancário é uma boa opção para atender pessoas desbancarizadas ou aquelas que, por algum motivo, ainda se sentem inseguras de informar seus dados de pagamento em sites e aplicativos de vendas online.
5. Buy Now, Pay Later
O Buy Now, Pay Later segue uma linha semelhante à do boleto bancário, visto que permite o pagamento posterior das compras feitas – tanto que sua tradução para o português é “compre agora, pague depois”.
A diferença é que o BNPL, como também pode ser chamado, é um meio de pagamento que possibilita o parcelamento de valores sem o uso do cartão de crédito para isso.
Como você já deve estar imaginando, esse método de pagamento é perfeito para atender àquele grupo de pessoas que não têm cartão de crédito, que estão com o limite comprometido ou, como dissemos, que não gostam de usar esse recurso em compras online.
Por conta desse perfil, algumas das vantagens que você pode alcançar ao oferecer o Buy Now, Pay Later no seu comércio eletrônico, seja para potencializar as vendas em períodos de baixa, ou em outras épocas do ano, são:
– atrair novas camadas de consumidores;
– fidelizar clientes na sua base;
– diminuir a taxa de abandono de carrinho no momento do checkout;
– conquistar um diferencial competitivo para seu negócio;
– fomentar compras não previstas.
6. Carteira digital
O relatório The Global Payments Report, da Worldpay from FIS, empresa americana de tecnologia de pagamentos, já havia destacado a expectativa de que, até 2024, as carteiras digitais se tornem as responsáveis por 51,7% de todo o volume transacionado no comércio eletrônico mundial.
Isso deixa claro que oferecer esse meio de pagamento no seu e-commerce vai muito além de apenas estimular as vendas nos meses com fluxos menores. Essa também é uma forma de adequar o negócio ao novo comportamento dos consumidores e suas preferências.
Com isso, você consegue atrair clientes e elevar o volume de conversões, decorrente da expansão do seu leque de meios de pagamento, com a inclusão de uma solução atualizada, moderna e cada dia mais utilizada pelo público em geral.
7. Pagamentos recorrentes
Os pagamentos recorrentes entram nessa lista por irem diretamente ao encontro da melhora da experiência de compra do cliente.
Trata-se de uma forma de cobrança periódica automática que, uma vez aprovada pelo consumidor, não requer mais nenhuma ação da parte dele.
Ideal para comércios eletrônicos que oferecem programas de assinatura, entre as diversas vantagens desse recurso é que ele pode ser aplicado a meios de pagamento com cartão de crédito, débito em conta corrente, boleto bancário e Pix.
Assim, além de disponibilizar os métodos de pagamento preferidos dos consumidores, você acrescenta a esse leque um sistema de cobrança automatizado, que dispensa que o comprador realize qualquer atividade futura, entregando-lhe uma experiência de compra muito mais fluida e satisfatória.
8. WhatsApp (Programa Facebook Pay)
No começo deste artigo, comentamos sobre a oferta do WhatsApp como um das estratégias para melhorar a performance do seu e-commerce em períodos de baixas vendas, lembra-se?
Sobre isso, é importante você saber que, recentemente, o Banco Central liberou as compras via WhatsApp com cartões Mastercard e Visa.
Com essa medida, não há mais impedimentos regulatórios para a realização de pagamentos via cartão de crédito, cartão de débito ou pré-pago diretamente por esse aplicativo de mensagem.
Diante desse novo cenário, é bastante válido você considerar a inclusão desse método de pagamento no seu comércio eletrônico, pois, devido à praticidade, esse é mais um recurso que pode estimular compras não programadas.
9. Cashback
O cashback não é, propriamente dito, um meio de pagamento, mas, quando inserido em um deles, é uma estratégia bastante válida para atrair e, principalmente, fidelizar clientes.
Consiste em uma prática de venda que devolve ao cliente parte do valor da compra realizada. As regras são definidas por cada comércio, sendo que podem estar relacionadas a critérios como:
– valor mínimo de compra;
– uso de um método de pagamento específico;
– quantidade de itens adquiridos;
– entre outros.
De qualquer forma, o cashback se relaciona aos métodos de pagamento oferecidos, visto que a quantia a ser devolvida é direcionada para uma carteira digital própria do e-commerce.
Com isso, tal solução tende a ser mais usada, gerando também novas oportunidades de vendas para o negócio.
Por que incluir os pagamentos invisíveis nessa estratégia?
Praticamente todos os meios de pagamentos que citamos até aqui podem ser inseridos no conceito de pagamentos invisíveis.
Os pagamentos invisíveis podem ser definidos como uma forma de pagar por algo sem que seja necessária nenhuma ação do cliente.
Isso acontece porque, no cadastro que o consumidor faz para comprar pela primeira vez via site ou aplicativo, ele já insere os meios de pagamento preferidos. Dessa forma, a cada nova compra, não precisa informar esses dados novamente, conseguindo concluir toda a operação com apenas um clique.
Essa é mais uma maneira de melhorar a experiência de compra e potencializar as vendas, por ser uma solução prática e rápida de ser usada pelo comprador.
Pix, cartão de crédito, cartão de débito e carteira digital são as ferramentas de pagamento mais usadas nessa estratégia.
O que esperar do futuro dos métodos de pagamento no Brasil?
Não é segredo para ninguém que a transformação digital está acelerando o comércio brasileiro. Nessa onda, estão inseridas também a criação e a oferta de novos métodos de pagamentos, cada vez mais atualizados, modernos, dinâmicos e digitais.
O Real Digital, por exemplo, está previsto para ser lançado no final de 2024 e, quando isso acontecer, se tornará mais um meio de pagamento importante para o comércio eletrônico.
As criptomoedas também entram nesse cenário, com a tendência de, em um futuro não tão distante, serem bastante usadas na hora de pagar por um produto ou serviço.
Com relação a tudo isso, alguns dos pontos mais importantes que você deve considerar para se adequar a essas mudanças são:
– o perfil do seu público-alvo;
– as preferências de pagamento dos seus clientes.
Ao ter essas duas informações nas mãos, pode-se criar estratégias de vendas mais pontuais, que realmente ajudem a atrair e fidelizar consumidores.
Isso acontece porque, ao atender a essas necessidades, as chances de seu negócio se destacar dos concorrentes aumentam, contribuindo para que seu comércio eletrônico mantenha um bom volume de vendas, mesmo em períodos de baixa.
Disponibilizar um cartão private label, por exemplo, é uma ótima maneira de atrelar o que seu público quer e precisa, no que se refere a meios de pagamento, a algo que somente sua empresa pode oferecer, tornando-a muito mais interessante.
Em outras palavras, a chave disso tudo é modernizar e expandir o leque de métodos de pagamento do seu negócio, mas sempre mantendo a boa experiência e a satisfação dos clientes no centro das suas operações e estratégias.