Segundo o Webshoppers, as mulheres correspondem a 50% do público do e-commerce e possuem um grande diferencial: elas são mais fiéis às marcas do que os homens. Segundo estudo da Nielsen, cerca de 75% das mulheres só trocariam uma marca sob algum embasamento específico.
Manter um cliente será mais barato do que conquistá-lo. Portanto, estamos falando de um público importante para a sua loja virtual, e que acima de qualquer coisa, será fiel à sua marca.
É importante pensar em aplicações que funcionem no dia a dia para mulheres poderem não apenas visitar seu site, mas se sintam confortáveis e inspiradas a realizar compras em seu e-commerce.
Causas estão em evidência e movem as consumidoras
As mulheres desta geração querem participar de algo com propósito – seja na vida pessoal ou profissional. Isso faz com que as empresas tenham que transmitir uma mensagem, seja ela social, sustentável ou qualquer outra que faça do mundo um lugar melhor.
Algumas empresas, mesmo de e-commerce, separam uma linha de produtos e destinam uma parte (ou a totalidade) das vendas para instituições. Recentemente, a Blogueira Niina Secrets, com mais de 2 milhões de seguidores nas redes sociais, desenvolveu uma ação de venda na qual toda a renda é destinada a um hospital de tratamento a crianças com câncer.
Já o McDonalds realiza, todos os anos, o McDia Feliz, em que destina uma parte das vendas do seu principal sanduíche para diferentes instituições.
Note que aqui não peço para você comprometer sua margem, mas pensar em causas para associar sua marca.
Existem outras estratégias como, por exemplo, aproveitar datas como o próprio Outubro Rosa e tentar mobilizar sua base sobre a importância da data. Como? Criando campanhas com alta propensão de interação e compartilhamento.
Uma forma de divulgação será estruturando posts em suas redes sociais que impactem bases estratégicas, como a de páginas dedicadas ao debate a esse assunto. O Facebook Ads permite identificar esses canais e chegar a usuárias com potencial de interagirem com a campanha e se tornarem clientes.
Elas avaliam os produtos antes de realizar a compra
Antes de realizar uma compra, elas costumam ser seletivas e realizam pesquisas e avaliações sobre os produtos que vão comprar. Isso precisa estar no seu radar.
Segundo o CPC/Serasa, 63% das mulheres afirmam procurar informações antes de adquirir celulares, 56,6% antes de comprar roupas e 45,8%, calçados.
Se você trabalha com essas categorias, é importante pensar em ações, por exemplo, com afiliados, principalmente influenciadoras, que ajudarão na construção da marca perante as consumidoras.
Vale também estimular que após a compra elas avaliem o produto e para isso é possível, dentre inúmeras possibilidades, oferecer desconto para as próximas contas ou ainda algum tipo de “mimo”. Essas avaliações facilitam a decisão de outras clientes que comprarem seus produtos.
Outro canal estratégico aqui serão os comparadores de preço, onde elas podem analisar preços, avaliação e tempo de entrega entre uma loja e outra.
Compras na palma da mão
As mulheres, como boa parte dos millennials, estão muito ligadas à tecnologia. Uma pesquisa empírica, realizada por você mesmo, pode constatar a quantidade de pessoas que andam olhando para a tela de um smartphone.
Uma estratégia super válida será a criação de aplicativos, já que 49,9% das mulheres que compram em lojas e-commerce dizem utilizá-los em seu dia a dia (SPC/CNDL, 2016). Os mais utilizados são os de compras online de roupas e sapatos.
Como elas estão no Facebook e Instagram uma boa parte de seu tempo (94,3% das entrevistadas da pesquisa “O perfil de consumo das mulheres brasileiras” dizem utilizar as redes sociais), vale utilizar o modelo de anúncio do Facebook baseado em downloads de seu aplicativo e estimular que elas comprem por esses canais. Muitas lojas costumam conceder de 5 a 10% de desconto para que os clientes comprem por aplicativos. Vale pensar nesse tipo de estratégia.
Para atender às mulheres é preciso identificar aquelas que estão dentro do target de sua loja e quais os melhores caminhos para oferecer a melhor experiência, seja na atração, conversão ou fidelização. De toda forma, você já tem uma ideia de como o mercado feminino se comporta no e-commerce e entendeu como elas podem se tornar clientes da sua loja virtual. Elas estão dizendo, basta saber se você está ouvindo.