Se você está com grandes expectativas para Black Friday deste ano, saiba que a Cyber Monday ou “Segunda-feira Cibernética” também está com promessas altas. Em 2019, de acordo com a Ebit|Nielsen, o varejo online brasileiro faturou R$412 milhões nesta data e, por conta do boom do e-commerce durante o isolamento social (Covid-19), as vendas de 2020 prometem ser ainda maiores.
Muitos empreendedores têm dúvidas sobre realizar ou não ações nesta data. No entanto, a Cyber Monday vem se mostrando cada vez mais importante, ano após ano, pelo seu alto faturamento e as grandes chances de liquidar os produtos que sobraram da sexta-feira de promoções.
O que é a Cyber Monday?
Assim como a Black Friday, a Cyber Monday teve sua origem nos Estados Unidos, por volta de 2005. A vice-presidente sênior da Federação Nacional de Varejo dos EUA, Ellen Davis, realizou um estudo que mostrou que 77% dos varejistas online afirmavam que suas vendas aumentavam na segunda-feira após a Black Friday.
Diante disso, a Cyber Monday passou a ser vista como se fosse uma prorrogação da Black Friday, feita para impulsionar ainda mais as vendas no e-commerce. No início, a data era específica para venda de produtos eletrônicos e games. Contudo, após um tempo, lojas virtuais de outros nichos passaram também a adotar essa prática.
No Brasil, essa data ganhou mais visibilidade a partir de 2012 e, a cada ano que passa, ganha mais força no mercado nacional.
Dicas preciosas para vender mais na Cyber Monday
Faça o planejamento do seu e-commerce
A Cyber Monday é uma grande oportunidade para esgotar (de vez) o estoque do seu e-commerce, por isso, planeje-se com antecedência. Não deixe para decidir as promoções e os descontos apenas quando a Black Friday acabar. Afinal, você terá apenas dois dias ou, dependendo do tempo de suas ações, nem isso. Defina tudo antecipadamente, com estratégia e calma, considerando as expectativas de vendas e campanhas da sexta e da segunda-feira.
Também é essencial fazer uma pesquisa de mercado para verificar como estão os preços dos seus concorrentes e pensar em como eles seguirão com suas promoções.
Produza identidades visuais diferentes
Geralmente, as lojas virtuais costumam produzir campanhas com identidades visuais que caracterizam o período de promoções da Black Friday. O meu conselho aqui é produzir materiais e layouts diferentes especificamente para a campanha da Cyber Monday. Isso porque os consumidores entenderão que são ações diferentes e se interessarão em visitar o site novamente para descobrir os novos descontos.
Crie divulgações estratégicas
Ao divulgar as promoções, um aspecto para ficar muito atento é perceber se é mais impactante divulgar a porcentagem dos descontos ou os preços mais baixos dos produtos. Tudo dependerá do nicho da sua loja, dos valores dos descontos e de diversos outros aspectos.
Por exemplo, se o seu e-commerce costuma vender uma camiseta básica por R$60,00 e o desconto dela será de 30%, seu valor cairá para R$42,00. Nesse caso, compensa mais focar a divulgação no preço do produto do que na porcentagem que ele terá, pois o novo valor acaba sendo mais atrativo para os consumidores.
Além disso, nesta época de promoções, os consumidores são bombardeados por inúmeras campanhas, então, invista em mídias pagas, em gatilhos mentais e em técnicas de SEO para seu e-commerce ranquear melhor nas buscas orgânicas
Valorize os mobiles
Ainda segundo a pesquisa da Ebit|Nielsen, as vendas por mobiles na Cyber Monday de 2019 alcançaram 51% do total. Ou seja, cerca de 496,8 mil pedidos foram feitos usando os dispositivos móveis. Diante disso, é primordial que você verifique se a sua loja virtual é responsiva e se está preparada para esses acessos via celulares e tablets.
Atente-se ao frete
Segundo a Clearsale, 57% das compras feitas na Black Friday e na Cyber Monday tiveram seu frete grátis. Em vista disso, devemos fazer um estudo para verificar a partir de qual valor vale a pena para o e-commerce oferecer esse bônus, considerando margem de lucro, localização do cliente, peso dos produtos enviados, entre outros aspectos. É essencial pensar em estratégias de redução ou frete grátis, pois é uma prática que incentiva e instiga o cliente a querer aproveitar a oportunidade.
Essa ação, inclusive, pode ajudar a aumentar o ticket médio da sua loja, pois os clientes podem fechar as suas compras com um valor maior buscando ganhar o frete de presente.
Fique de olho nas tendências dos EUA
A Cyber Monday teve sua origem estadunidense e ainda está construindo a sua reputação entre os brasileiros. Por isso, uma dica certeira é ficar de olho em tendências de mercado dos Estados Unidos. Assim como essa data surgiu de lá e veio para cá, também pode acontecer com ações e campanhas específicas.
Esse foi o caso de marcas americanas que perceberam a rápida viralização do aplicativo Tik Tok e apostaram em criar conteúdos para essa plataforma. Elas souberam aproveitar uma moda entre os adolescentes e acabaram saindo na frente de seus concorrentes.
Valorize o senso de urgência
Sabemos que o senso de urgência é um grande aliado do e-commerce. Por isso, aproveite que as promoções da Cyber Monday duram apenas um dia e utilize essa informação a seu favor. Você pode, por exemplo, utilizar cronômetros com contagens regressivas em seu site, Stories do Instagram e e-mails marketing.
Invista em horários diferentes
Em 2019, o Adobe Analytics registrou recorde de vendas noturnas com um pico de compras entre 22h e 2h da manhã que atingiu cerca de um terço da receita total do dia de promoções.
Pense disso ao planejar as suas postagens, suas promoções e suas campanhas. Que tal mandar um e-mail às 22h para a sua base de leads lembrando-os das promoções que estão acontecendo e dizendo que o prazo dos descontos está acabando?
Cyber Monday: oportunidade para o seu e-commerce
Por mais que a Black Friday seja muito esperada (por nós empreendedores e também pelos consumidores), não podemos esquecer que existem outras grandes oportunidades de venda no mercado. A Cyber Monday está cada vez mais ganhando espaço no e-commerce brasileiro e pode ser a sua oportunidade para desencalhar estoque parado.
O grande segredo dessa data é, assim como as outras, pensar estrategicamente, sempre analisando o seu e-commerce e o mercado do seu nicho.